Notícias
-
Sex, 13 Jan 2023 16:32:00 -0300
Migração Portal
Acesse o novo Portal do CNPqDesde dezembro de 2020, o endereço do Portal do CNPq mudou para:
https://www.gov.br/cnpq
-
Seg, 07 Dez 2020 12:31:00 -0300
Programa Ciência no Mar ganha mais recursos com adesão da Marinha
Parceria entre CNPq e Marinha proporcionou a suplementação de R$ 2 milhões para 4 projetos da Chamada de apoio à Pesquisa e Desenvolvimento para Enfrentamento de Derramamento de Óleo na Costa Brasileira - Programa Ciência no Mar. Com essa adesão, a iniciativa apoiará 11 projetos, totalizando R$ 6 milhões, recursos da Marinha e do MCTI.Parceria firmada entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Marinha do Brasil proporcionou a suplementação de R$ 2 milhões à Chamada CNPq/MCTIC Nº 06/2020 - Pesquisa e Desenvolvimento para Enfrentamento de Derramamento de Óleo na Costa Brasileira - Programa Ciência no Mar, com apoio a novos quatro projetos. Com essa adesão, a iniciativa apoiará 11 projetos, totalizando R$ 6 milhões em investimentos. Além da Marinha, os recursos serão investidos pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
A chamada foi lançada com o objetivo de selecionar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação relacionados ao derramamento de óleo ocorrido a partir de agosto de 2019 na costa brasileira que visem contribuir significativamente para o Programa Ciência no Mar.
Nesta segunda, 07, às 14h, a Marinha realizará a 1ª Sessão Ordinária da Comissão Técnico-Científica para o Assessoramento e Apoio das atividades de Monitoramento e a Neutralização dos Impactos decorrentes da Poluição Marinha por Óleo e outros Poluentes na Amazônia Azul, com a participação do Presidente do CNPq, Evaldo Vilela. Saiba mais.
Veja aqui o resultado final completo.
Importância litorânea para o Brasil
O recente desastre de derramamento de óleo na costa brasileira em 2019 demonstrou a importância de ações públicas embasadas no melhor conhecimento científico disponível, a fim de que as iniciativas de remediação reduzam os prejuízos para a biodiversidade e para a saúde humana. Além disso, ressaltou a necessidade de evidências científicas na proposição de medidas que busquem a prevenção a novos acidentes que possam colocar em risco a qualidade de vida da ocupação humana ao longo da costa brasileira.
Estima-se que mais de 26% da população brasileira resida na zona costeira, sendo o litoral a área protagonista no histórico processo de ocupação do território nacional. A importância litorânea pode ser expressa pelo recorte federativo brasileiro: são 17 Estados e 274 Municípios defrontantes com o mar, e 16 das 28regiões metropolitanas existentes no País. O Brasil possui diversas ilhas costeiras, inclusive abrigando capitais (São Luís, Vitória e Florianópolis), além de ilhas oceânicas que representam pontos importantes do território nacional (Fernando de Noronha, o Arquipélago de São Pedro e Trindade e Martim Vaz, e o Arquipélago de Abrolhos).
Grande parte do comércio internacional, da exploração do petróleo, da atividade pesqueira e de turismo está relacionada com o mar brasileiro. Relevante também é a riqueza da biodiversidade marinha e costeira do País, que deve ser preservada como importante ecossistema para a manutenção da vida. Além disso, o Brasil possui 26,3% de sua Zona Econômica Exclusiva protegida dentro de unidades de conservação, que devem também ser pólos-modelo para medidas de conservação e uso sustentável.
-
Qui, 26 Nov 2020 17:37:00 -0300
CNPq divulga resultado preliminar da Chamada nº 25/2020
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulga o resultado preliminar da Chamada nº 25/2020 - Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas de Mestrado e Doutorado.O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulga o resultado preliminar da Chamada nº 25/2020 - Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas de Mestrado e Doutorado.
Esta chamada promove a redistribuição das bolsas retidas ao final de sua vigência no período do 1 de julho a 30 de dezembro de 2020, iniciando a diretriz de realinhamento da concessão de bolsas de pós-graduação à missão precípua do CNPq. Esta iniciativa, em concepção desde 2019, prevê uma transição gradual do sistema antigo de quotas de bolsas ao novo sistema de concessão por meio de projetos institucionais de pesquisa. Tais projetos são apresentados pelos programas de pós-graduação e aglutinam de forma global o direcionamento da pesquisa nos respectivos cursos. A concessão baseia-se numa avaliação de mérito dos projetos, feita por comitês de especialistas.
O resultado preliminar garante a manutenção de bolsas encerradas no período citado, na proporção prevista no item 5 da Chamada, em programas de pós-graduação estabelecidos. Além disso, houve entrada de novos programas no sistema. Os projetos são avaliados por mérito e são aprovados a partir de disponibilidade orçamentária do CNPq.Ressalta-se que não houve nenhuma redução de bolsas no sistema do CNPq; a mesma concessão anual de cerca de R$ 400 milhões em bolsas de mestrado e doutorado está mantida. Uma segunda chamada dessa natureza será lançada brevemente, considerando as bolsas a vencer no próximo semestre.
O CNPq informa que o período de interposição de recurso administrativo ao resultado preliminar é de 25 de novembro a 4 de dezembro de 2020.
Demanda
Do total de 1.595 propostas recebidas de Cursos de Mestrado, 380 são cursos que já contam com bolsas do CNPq e que possuem bolsas vencendo entre 1° de julho a 31 de dezembro de 2020, enquadrando-se nos itens 5.3.1 e 5.4.1 da Chamada. Outras 628 propostas são de Cursos de Mestrado que contam com bolsas do CNPq, mas que vencem a partir de janeiro de 2021. Já outros 587 Cursos de Mestrado, por sua vez, não contam, na atualidade, com o apoio do CNPq em bolsas de mestrado.
Dos Cursos de Doutorado que submeteram propostas à Chamada, 277 já contam com bolsas do CNPq e possuem bolsas vencendo no período de 1° de julho a 31 de dezembro de 2020; 483 possuem bolsas vencendo a partir de janeiro de 2021, e 794 são Cursos de Doutorado que não contam com o apoio do CNPq em bolsas de doutorado.
Veja aqui o resultado preliminar.
-
Ter, 11 Ago 2015 18:53:00 -0300
Presidente do CNPq participa do I Congresso de Residência Agrária em Brasília
O evento teve inicio hoje (11) e segue até 14 de agosto, no Centro de Convenções Israel Pinheiro, em Brasília.O Congresso é realizado pelo Incra, no âmbito do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e é uma ação desenvolvida pelo Governo Federal visando à viabilização de bolsas de capacitação e formação profissional em assistência técnica e extensão rural.
Por meio desse programa, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq/MCTI), em parceria com o INCRA, já lançou três chamadas publicas (2009, 2011 e 2014) com o objetivo de fomentar projetos de capacitação profissional, extensão tecnológica e especializações em diferentes áreas de conhecimento a jovens de assentamentos de reforma agrária.
Durante a cerimônia de abertura do congresso, o presidente do (CNPq), Hernan Chaimovich, falou da importância do programa para inclusão dos camponeses na ciência. "A relação entre as universidades, os institutos de pesquisa e os camponeses tem que ser vista com o olhar do século 21, sem distinção".
Chaimovich ressaltou, também, a importância da continuidade desse tipo de programa para a sociedade. "Do ponto de vista do CNPq, esse programa continua, se mantém e cresce". E finalizou falando da necessidade de divulgação dos resultados de programas como esse. "Que os avanços que juntos estamos fazendo, e o apoio a esse projeto, perpasse a sociedade em todos os níveis".
Durante o encontro serão apresentado 294 artigos, de sete grupos de trabalho diferentes, 600 pessoas são esperadas no evento. Entres os temas de artigos estão: Agroecologia, com 66 artigos; Tecnologias de Produção, com 30 artigos; Questão Agrária, Direitos e Conflitos do Campo, 47 artigos; Cooperação, Agroindústria e Organização da Produção, com 33 artigos; Práticas Pedagógicas e Metodológicas da Residência Agrária, 25 artigos; Cultura, com 23 trabalhos; Educação do Campo, com 70 trabalhos.
Residência Agrária
O programa Residência Agrária é implementado por meio do Pronera, que foi criado pelo Incra, em 1998, como uma política de manutenção do trabalhador rural assentado no campo - por meio da educação rural e qualificação profissional.
O Pronera tem por missão a ampliação dos níveis de escolarização dos trabalhadores rurais assentados atuando como instrumento de democratização do conhecimento no campo e fortalecendo o desenvolvimento dos assentamentos rurais e da reforma agrária.
Pelo CNPq, foram investidos, até hoje, mais de R$ 73 milhões, entre custeio e bolsas, para 93 projetos foram aprovados.
Coordenação de Comunicação Social do CNPq
Fotos: Claudia Marins
-
Ter, 11 Ago 2015 14:18:00 -0300
Acre trabalha para entrar na agenda nacional de ciência e tecnologia
Após sediar a 66ª edição da Reunião Anual da SBPC em 2014, o Acre deu um importante passo para entrar na agenda nacional de ciência, tecnologia e inovação.Após sediar a 66ª edição da Reunião Anual da SBPC em 2014, o Acre deu um importante passo para entrar na agenda nacional de ciência, tecnologia e inovação. Além de atores locais que trabalham diretamente na produção e na educação científica do estado, os acrianos contam com uma voz muito atuante em prol do desenvolvimento científico da região, o Deputado Sibá Machado, relator do projeto que cria Código Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, aprovado no mês de julho na Câmara dos Deputados e encaminhado ao Senado Federal para apreciação.
Nesse propósito de estimular a ciência acriana, Sibá Machado esteve no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) na última quinta-feira, 6/08, na companhia da reitora do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Acre (IFAC), Rosana Cavalcante dos Santos, para um encontro com o Presidente Hernan Chaimovich.
Engenheira agrônoma pela Universidade Federal do Acre, Rosana tem uma trajetória acadêmica acompanhada pelo CNPq em diversos momentos. Foi bolsista de Iniciação Científica na graduação e concluiu o mestrado em agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) com bolsa da agência. Além disso, ela coordenada, no IFAC, projetos de pesquisa contemplados com auxílios financeiros do CNPq que visam à estruturação do estado para a produção científica: a criação do Centro Vocacional Tecnológico de Referência em Agroecologia e Produção de orgânicos do Acre e a implantação do Núcleo de Estudos e Extensão em Agroecologia do Acre.
A reitora lembrou que a realização da SBPC foi, de fato, um impulso para a região e que foi uma experiência importante para que o Acre recebe, este ano, a décima edição do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (CONNEPI), para o qual Chaimovich foi convidado.
O CONNEP é um evento realizado anualmente pela Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e pelo Ministério da Educação e que terá, nesta edição, que acontecerá entre os dias 30/11 a 3/12 na capital acriana, o tema “Inovação e Empreendedorismo”. O objetivo do encontro é difundir conhecimentos além das fronteiras acadêmicas, levando para o cotidiano dos brasileiros e dos setores de produção a aplicação das pesquisas desenvolvidas nos laboratórios da das instituições de ensino que integram a Rede Federal.
A ideia de Sibá Machado e da reitora, com o apoio do presidente do CNPq, é incentivar, por meio das experiências bem-sucedidas, que o Acre receba, cada vez mais, eventos de caráter nacional.Coordenação de Comunicação do CNPq
-
Qui, 06 Ago 2015 18:23:00 -0300
Grande parte da produção científica brasileira está vinculada a financiamento do CNPq
Levantamentos realizados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), por meio da base de dados Web of Science, apontam dois cenários que colocam a agência com a maior instituição de fomento à pesquisa do país, não só em termos quantitativos, como qualitativos.
Considerando o total global de artigos brasileiros publicados e indexados pela Web of Science, a maior fonte mundial de dados de produção acadêmica, o CNPq aparece como instituição financiadora em 46% deles, no ano de 2014.
Utilizando os critérios da Nature Index, que considera artigos publicados em 68 periódicos de grande impacto científico – e que coloca o Brasil em 23º lugar no ranking mundial de 2014 -, o CNPq é financiador de 47% dos artigos brasileiros.
Assim é evidente que a participação do CNPq na produção acadêmica brasileira é essencial não só pelo volume de pesquisa, mas, principalmente, pelo mérito da sua representatividade.
Coordenação de Comunicação Social do CNPq
-
Qua, 05 Ago 2015 17:13:00 -0300
Pesquisadoras e ex-presidente do CNPq recebem Prêmio Octavio Frias de Oliveira
Os dois projetos vencedores da 6ª edição do Prêmio Octavio Frias de Oliveira são coordenados por pesquisadores do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI). A cerimônia de premiação acontece na noite desta quarta-feira, 5, em São Paulo.
O estudo vencedor na categoria Pesquisa em Oncologia foi feito por pesquisadores do A.C. Camargo Cancer Center e coordenado por Dirce Maria Carraro, líder do Laboratório de Genômica e Biologia Molecular da instituição epesquisadora 1D do CNPq. Essa pesquisa identificou mutações ligadas ao desenvolvimento do tumor Wilms, a neoplasia renal mais frequente em crianças e abre caminho para novos métodos de diagnóstico da doença, tem como objetivo principal identificar o câncer em estágio inicial e reduzir efeitos colaterais do tratamento.
Na categoria Inovação Tecnológica, a vencedora Thaise Gonçalves de Araújo, coordenadora do estudo que levou ao desenvolvimento de um novo biomarcador para diagnóstico e prognóstico de um subtipo de tumor de mama, tem sua trajetória acompanhada pelo CNPq. Foi bolsista de Iniciação Científica na graduação em Ciências Biológicas e no mestrado em Genética e Bioquímica, ambos na Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Além disso, Thaise, que também é doutora pela UFU, integra nove projetos de pesquisa financiados pelo CNPq e foi contemplada nas últimas duas chamadas do Edital Universal (2013 e 2014) com pesquisas na temática do diagnóstico e tratamento do câncer.
Será premiado, também, o ex-presidente do CNPq, Marco Antonio Zago, atual Reitor da Universidade de São Paulo (USP), na categoria Personalidade em Destaque em Oncologia. Zago é Pesquisador 1A do CNPq e tem uma vasta experiência na área de hematologia, genética e cancerologia.
O Prêmio
O prêmio chega a sua sexta edição em 2015. Realizado pelo ICESP – Instituto do Câncer do Estado de São Paulo Octavio Frias de Oliveira, em parceria com o grupo Folha de São Paulo, o prêmio tem como objetivo incentivar e premiar a produção de conhecimento nacional na prevenção e combate ao câncer.
Nesta sexta edição, o prêmio teve recorde de trabalhos inscritos, 60 no total –contra 15 no ano passado.
A comissão julgadora foi formada por representantes da Fapesp e das academias de medicina e de ciências. Os premiados de cada categoria receberão o valor de R$ 16 mil.
A cerimônia de premiação da sexta edição do Prêmio Octavio Frias de Oliveira, iniciativa do Icesp (Instituto do Câncer do Estado de São Paulo) e do Grupo Folha, será realizada nesta quarta (5), às 19h, no Icesp (avenida Dr. Arnaldo, 251, 6º andar, São Paulo).
Coordenação de Comunicação Social do CNPq
-
Ter, 28 Jul 2015 11:22:00 -0300
BG Brasil segue com inscrições abertas para prêmio de Educação e Ciência
Estão abertas as inscrições para o II Prêmio de Educação Científica da BG Brasil. O prêmio é uma parceria da Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro com o British Council, com assessoria da Fundação Victor Civita. As inscrições seguem até 21 de agosto.
O objetivo da premiação é valorizar e divulgar as boas práticas e projetos inovadores de ensino nas áreas de Ciências e Matemática, além de despertar o interesse dos alunos nas práticas científicas e disciplinas afins. Além do reconhecimento, os três melhores de cada categoria (Ensino Médio e Fundamental II) recebem uma viagem educativa de oito dias para Londres, Inglaterra.
Podem se inscrever professores das redes estadual e municipal do estado do Rio de Janeiro. São duas categorias: Fundamental II, destinada a professores de Ciências e Matemática e; Ensino Médio, para professores de Biologia, Física, Matemática e Química.
A BG Brasil é a maior produtora privada de óleo e gás no país e faz parte do BG Group, companhia que atua nas áreas de exploração e produção de óleo e gás e de gás natural liquefeito em mais de 20 países.
A empresa é parceira do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (MCTI/CNPq), principalmente, com investimentos em projetos do “Ciência Sem Fronteiras” e o apoio ao “Prêmio Jovem Cientista”.
Leia o regulamento no site do prêmio.
Coordenação de Comunicação Social do CNPq
-
Seg, 27 Jul 2015 09:48:00 -0300
Projeto de conversão de gasolina para biogás rende prêmio a aluna de mestrado
A estudante do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFC, Aline Castro Praciano, foi premiada na categoria "Pôster ¿ Resumo Expandido", no XLIV Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (Conbea, 2015), com o trabalho "Conversão de motogerador estacionário quatro tempos ciclo Otto gasolina para biogás".A estudante do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Agrícola da UFC, Aline Castro Praciano, foi premiada na categoria "Pôster ¿ Resumo Expandido", no XLIV Congresso Brasileiro de Engenharia Agrícola (Conbea, 2015), com o trabalho "Conversão de motogerador estacionário quatro tempos ciclo Otto gasolina para biogás".
Foi depois de receber um comunicado do Conselho nacional de Desenvolvimento Cientifíco e Tecnológico (CNPq), sobre o edital "Meninas e Jovens fazendo Ciências exatas", que o professor Daniel Albiero, da Universidade Federal do Ceara (UFC) teve a ideia de coordenar um projeto de biodigestores de biogás e biofertilizante.
Daniel explica que o projeto é uma adaptação do que já existe no mercado, mas que tem um valor muito elevado para o agricultor familiar, em torno de R$ 1.000,00. Assim, o trabalho da estudante foi a conversão desta tecnologia em uma versão mais simplificada e acessível ao agricultor, o valor total ficou em torno de R$ 150,00. "Acreditamos que foi este o principal motivo pelo prêmio. A importância é intrínseca ao reconhecimento de um trabalho bem feito, com dedicação e estudo, característica suscitada pela possibilidade da aluna trabalhar como voluntária neste projeto", relatou.
Aline falou sobre a importância do projeto para a os agricultores de baixa renda. "A grande novidade é a utilização de materiais de baixo custo e fácil acesso, disponíveis em qualquer loja de materiais de construção". Ela também falou da importância do prêmio para motivar os jovens pesquisadores. "Esse prêmio nos mantém motivados a continuar buscando soluções simples, mas que proporcionem desenvolvimento à agricultura do Ceará e do Brasil".
Questionado sobre como foi trabalhar com meninas, em um projeto de grande interesse masculino, Daniel foi enfático. "As meninas cearenses são excepcionais, muito inteligentes e esforçadas". E ressaltou o grande interesse das meninas pelo curso de Agronomia na UFC."Elas hoje perfazem 50% dos ingressantes do curso".
O próximo passo do projeto é disponibilizar gratuitamente todo o material de pesquisa e estudo para download, no segundo semestre deste ano, de forma gratuita, na página do Grupo de Pesquisa em Energia e Máquinas para a Agricultura do Semiárido (Gemasa) no Facebook. "Vamos fazer uma apostila didática e divulgar isso em nosso grupo de pesquisa, gratuitamente, para o mundo inteiro. Para quem quiser temos até o orçamento. Estamos deixando de uma forma bem bonita, bem didática e acessível para os agricultores familiares", afirma o Prof. Albiero.
O coordenador do projeto falou sobre a importância de editais e projetos que motivam jovens a adentrarem o mundo da pesquisa."Este projeto específico possibilitou a geração de grande interesse por parte de meninas (do ensino médio e de graduação) nesta realidade premente de tecnologias e saberes sustentáveis no mundo atual". Para ele esta visão possibilitou que as meninas do ensino médio vislumbrassem as possibilidades da agronomia e as de graduação a se dedicarem muito mais ao estudo. "Um dos grandes exemplos é a Aline que gostou tanto que adentrou no curso de mestrado em engenharia agrícola, com bolsa do CNPq".Finalizou.
A entrega do prêmio à Aline Praciano será feita em setembro, na cidade de São Pedro (SP), durante a comemoração do Jubileu de Ouro da Sociedade Brasileira em Engenharia Agrícola (SBEA), entidade promotora do Conbea 2015. Mais informações sobre a premiação podem ser obtidas no site da SBEA.
Meninas na Ciência
O estudo surgiu dentro do projeto Meninas e Jovens Fazendo Ciências, ação que une Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Secretaria de Política para as Mulheres e Petrobras, e coordenada, na Engenharia Agrícola, também pelo Prof. Albiero.
A iniciativa, além da pesquisa científica, fomentou um trabalho de extensão da UFC, durante um ano, com alunos de escolas públicas da Capital. Consistiu no estímulo, através de visitas e palestras, a alunas de ensino médio para a escolha do Curso de Agronomia, no Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
"Trabalhamos com uma escola pública aqui detrás do Campus do Pici e formamos um grupo de meninas que vinha, acompanhava as atividades do curso, conhecia nosso espaço, participava de palestras e depois replicava esses conhecimentos na escola. Curiosamente, nenhuma das quatro alunas do grupo inicial escolheu cursar Agronomia, mas nessa mesma escola tivemos 20 inscritos no curso. Então verificamos que o trabalho surtiu efeito, pois no ano anterior não foi verificada nenhuma inscrição em Agronomia dentre os alunos daquela escola", comenta.
Mulheres na Ciência
O Programa Mulher e Ciência foi criado em 2005 em parceria com Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República (SPM/PR); Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI)/Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico(CNPq) ; Ministério da Educação (MEC); Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e ONU Mulheres. E tem como objetivo estimular a produção científica e a reflexão acerca das relações de gênero, mulheres e feminismos no País e promover a participação das mulheres no campo das ciências e carreiras acadêmicas.
Desde a sua criação vem desenvolvendo várias ações como: editais de pesquisas na temática, prêmios para estudantes de ensino médio, pós-graduação e escolas de educação básica, além de encontros nacionais e internacionais com a comunidade cientifica para discussão do tema.
Em 2013, com a abertura de chamada pública para inserção de meninas e jovens em projetos de pesquisa nas áreas de Ciências Exatas, Engenharias e Computação. Fora investidos mais de 18 milhões de reais e 325 propostas foram apoiadas.
Coordenação de Comunicação Social do CNPq
Foto: Arquivo pessoal
-
Sex, 24 Jul 2015 10:39:00 -0300
Pesquisadores do CNPq participam de estudo sobre a origem dos povos americanos
Os resultados das pesquisas foram publicados em artigos distintos nas duas principais revistas científicas do mundo, a “Nature” e a “Science”.
Dois artigos científicos com participação de bolsistas de produtividade do CNPq publicados esta semana nas duas maiores revistas científicas do mundo (“Science” e “Nature”) apresentam novos dados sobre a origem do povoamento do continente americano. Em comparação com pesquisas arqueológicas anteriores, a utilização do material genético nestes estudos recentes pode contribuir para elucidar o mistério da ocupação americana.
Os resultados das pesquisas na área da genética publicados demonstram que o processo de ocupação original da América foi mais complexo do que se imaginava, envolvendo a miscigenação e migração de povos de outros continentes. Os dois grupos de pesquisadores analisaram material genético de nativos americanos em comparação com o de outros povos como os australianos e os nativos de Papua-Nova Guiné.
A artigo publicado na “Science” (Genomic evidence for the Pleistocene and recent population history of Native Americans) contou com a colaboração e co-autoria de Niede Guidon, arqueóloga brasileira da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), de São Raimundo Nonato (PI).
O estudo com resultado publicado na “Nature” (Genetic evidence for two founding populations of the Americas), contou com a participação das pesquisadoras brasileiras Tábita Hunemeier, da Universidade de São Paulo (USP), Maria Luiza Petzl-Erler, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Maria Cátira Bortolini, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do pesquisador Francisco Mauro Salzano, também da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Leia mais (Conteúdo em inglês): Scientists Trace an Ancient DNA Link Between Amazonians and Australasians
Coordenação de Comunicação Social do CNPq
-
Qui, 23 Jul 2015 18:15:00 -0300
CNPq, Hyundai e Capes reafirmam acordo de colaboração até 2017
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) reafirmaram a parceria com a Hyundai para aporte financeiro aos bolsistas do programa Ciência sem Fronteiras com destino à Coréia do Sul.
O acordo será assinado nesta sexta-feira, 24, durante a cerimônia da Pedra Fundamental do Centro P&D da Hyundai Motor Brasil, sem São Paulo.
As modalidades ofertadas são graduação sanduíche, doutorado sanduíche, doutorado pleno e pós-doutorado, bemcomo, até 60 (sessenta) vagas de estágio no período de recesso acadêmico (inverno e verão dos anos de 2015 a 2017) nas empresas pertencentes ao grupo: Hyundai Motor Company, Hyundai Engineering & Construction, Mobis, Hyundai Steel, Rotem e Glovis.
Até julho de 2015 a Hyundai já havia encaminhado 270 bolsistas do Programa CsF para realizar estágios nas empresas pertencentes ao grupo.
O acordo original foi firmado em 2012, por meio do Memorando de Entendimento, assinado pelos Presidentes do CNPq, da CAPES e pelo Vice-Presidente Sênior do Grupo Hyundai.
Conforme este protocolo, os alunos brasileiros das áreas de tecnologia poderiam estudar em cinco universidades sul-coreanas conveniadas com a Capes e o CNPq e estagiar no centro de desenvolvimento e pesquisa da companhia na cidade de Namyang, próxima a Seul (capital sul-coreana).
Os recursos financeiros, no âmbito do Memorando de 2012, permitiram o envio de 350 bolsistas, bem comoa abertura das unidades fabris e laboratoriais da Hyundai aos bolsistas permitindo o aperfeiçoamento, por meio de estágios, com grande impacto para a formação profissional desses estudantes.
Coordenação de Comunicação do CNPq
-
Qua, 22 Jul 2015 15:56:00 -0300
CNPq e Irã assinam Memorando de Entendimento em Ciência, Tecnologia e Inovação
Brasil e Irã traçam as primeiras diretrizes para uma parceria que visa à cooperação mútua na área de ciência, tecnologia e inovação. A iniciativa foi formalizada nesta segunda-feira, 20, com a assinatura do Memorando de Entendimento entre o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) e o Conselho de Ciência e Tecnologia Cognitiva do Irã (CSTC)
A parceria tem por objetivo implementar projetos de P&D; realizar intercâmbio de pesquisadores cientistas e estudantes entre os paises, seminários científicos e tecnológicos, oficinas de trabalho, de simpósios e outras reuniões de interesse mútuo; além da troca de informações sobre políticas e estratégias para o setor e de publicações científicas.
O Memorando prevê, ainda, a expectativa de lançamento de uma Chamada Conjunta para apoio a projetos de pesquisa na área de estudos neurológicos e cognitivos no próximo ano.
O CSTC é uma organização de apoio financeiro a instituições públicas e privadas, pesquisadores e acadêmicos que atuem no campo da pesquisa cognitiva, além de colaborar com instituições internacionais de ensino superior para promover ainda mais a investigação inovadora e aplicada no campo da Ciência Cognitiva.
Comandado pelo o Dr. H.E. Kamal Kharrazi, Professor de Psicologia Cognitiva do Instituto de Estudos em Ciência Cognitiva e da Universidade de Teerã, o CSTC é assessorado, ainda, por docentes e pesquisadores de uma ampla gama de campos do conhecimento, tais como Psicologia, Linguística, Inteligência Artificial, Filosofia da Mente, Educação, Antropologia e Neurociências.
Coordenação de Comunicação do CNPq
-
Seg, 20 Jul 2015 14:21:00 -0300
Impa realiza premiação da 10ª Obmep na segunda-feira, no Rio de Janeiro
Na segunda-feira (20), às 15h, será realizada, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Cerimônia Nacional de Premiação da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep 2014). O evento terá a participação do pesquisador do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa) Artur Ávila, que, em 2014, ganhou a Medalha Fields, considerada o "Nobel da Matemática". Também estarão presentes os ministros da Ciência, Tecnologia e Inovação, Aldo Rebelo, e da Educação, Renato Janine Ribeiro.
Serão entregues na Cerimônia 501 medalhas de ouro a alunos provenientes de centenas de cidades de todo o País. As medalhas foram disputadas por 18.192.526 estudantes matriculados em 46.711 escolas públicas (federais, estaduais e municipais) de 5.533 municípios (99,41 % do total). Os Estados sem medalha de ouro serão representados por medalhistas de prata de melhor pontuação.
Como conta o professor César Camacho, diretor-geral do Impa, a Obmep começou em 2005 como um evento anual destinado a detectar talentos em todos os cantos do País e contribuir para a melhoria do ensino da matemática. "A confirmação de que esses talentos de fato existem veio com as premiações que todos os anos cobrem um amplo espectro dos municípios, incluindo cidades pequenas muito bem-sucedidas na Olimpíada", diz.
Na análise do professor Claudio Landim, diretor-adjunto do Impa e coordenador geral da Obmep, as escolas que passaram a usar os materiais didáticos produzidos pela Olimpíada tiveram resultados melhores em avaliações como a Prova Brasil e o Enem. "Estas são as conclusões de um estudo independente encomendado pelo Impa", acrescenta. "Ao longo destes dez anos, muito mais do que uma olimpíada, a Obmep se tornou um projeto de melhoria do ensino de matemática nas escolas públicas e um poderoso mecanismo de inclusão social."
Homenagem
Na cerimônia da segunda, será prestada uma homenagem a dez alunos e a dez professores que marcaram os dez anos da Olimpíada. São eles: professores Antonio Cardoso do Amaral, de Cocal dos Alves (PI); Geraldo Amintas, de Dores do Turvo (MG); Jonilda Alves Ferreira, de Paulista (PB); Maria Botelho Alves Pena, de Uberlândia (MG); Alessandra Lisboa da Silva e Marcos Paulo Barbosa, de Ceilândia (DF): Ari Friederichs, de São Miguel do Oeste (SC); Cristiane Maeda, de Pilar do Sul (SP); Luiz Felipe Lins, do Rio de Janeiro (RJ); e Maria Aparecida de Souza Mendes, de Jacundá (PA). Já os alunos são: Tábata Amaral e Gérson Tavares, de São Paulo; Thais Silva do Nascimento, de Cuiabá (MT); João Lucas Gambarra, de Quixaba (PE); Marta de Oliveira, de Coité do Noia (AL); Willian Diego Oliveira, de Cruzeiro do Oeste (PR); Ricardo Oliveira da Silva, de Várzea Alegre (CE); Marli dos Reis Cantarino, de Rio Grande da Serra (SP); Álvaro Krüger, de Porto Alegre (RS); e André Macieira, de Belo Horizonte (MG).
Dentre as escolas municipais e estaduais (não seletivas) que participaram da Obmep 2014, as que conseguiram maior número de medalhas de ouro – três – foram a Escola de Ensino Médio Augustinho Brandão, de Cocal dos Alves (PI), cidade com 5,5 mil habitantes e um dos mais baixos IDHs do País; a Escola Estadual Cel. José Ildefonso, de Piranga (MG), cidade com 17 mil habitantes; a Escola Estadual Quinzinho Inácio, de Senhora de Oliveira (MG), cidade com 5,6 mil habitantes; e a Escola Estadual Alice Holzmeister, de Santa Leopoldina (ES), cidade com pouco mais de 12 mil habitantes. Nesta escola, conquistaram as medalhas de ouro as trigêmeas Fábia, Fabíola e Fabiele Loterio, de 15 anos, que ficaram nas primeiras colocações da Obmep no Espírito Santo, no nível 2 (8º e 9º anos).
Quando consideradas todas as escolas, incluindo as seletivas, tem destaque o Colégio Militar do Rio de Janeiro (CMRJ), que conquistou 18 medalhas de ouro na Obmep 2014. Em termos de número de medalhas de ouro, o CMRJ é o número 1 do País tanto na Obmep 2014 quanto nos dez anos da Olimpíada.
Dois alunos do CMRJ se consagraram heptacampeões na Obmep 2014 – Alessandro Pacanowski (que foi admitido na Universidade de Yale, EUA, onde estudará Economia a partir de agosto) e Luíze D'Urso (que está cursando Matemática na PUC-Rio, onde passou em 1º lugar, e fazendo algumas matérias do Mestrado no Impa). Outro heptacampeão em 2014 é o aluno Gabriel Fazoli, de Urupês (SP), que está no 1º ano do curso de matemática na Universidade Estadual Paulista (Unesp), em São José do Rio Preto.
Sobre a Obmep
Atividade do Impa, realizada com recursos do Ministério da Educação (MEC) e do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), a Obmep tem como objetivo incentivar o estudo da matemática e revelar talentos.
A Olimpíada tem três níveis de participação (nível 1: 6º e 7º anos do ensino fundamental; nível 2: 8º e 9º anos do ensino fundamental; e nível 3: 1º, 2º e 3º anos do ensino médio) e é realizada em duas fases. No dia 27 de maio, foi aplicada a prova da primeira fase da Obmep 2014, composta de 20 questões objetivas (múltipla escolha). Já a prova da segunda fase, para os alunos classificados, aconteceu no dia 13 de setembro em mais de 9 mil centros de aplicação distribuídos em todos os estados da federação.
A prova foi composta de seis questões discursivas, nas quais os alunos tiveram de expressar de forma clara os cálculos e o raciocínio empregado. A correção foi realizada em duas etapas – a primeira, regional, por professores universitários indicados pela coordenação da Olimpíada, e a segunda, nacional, por um grupo de professores supervisionado pelo Comitê de Provas da Obmep.
Os resultados foram divulgados no site da Obmep no dia 28 de novembro, e foram premiados 6.501 alunos com medalhas, sendo 501 de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze. Além disso, cerca de 46.200 alunos foram contemplados com menções honrosas. A Olimpíada também premia professores, escolas e secretarias de educação em virtude do desempenho dos seus alunos.
Os 6.501 medalhistas da Obmep 2014 foram convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) que está sendo realizado em 2015 em 197 polos distribuídos em todos os estados.
As medalhas de prata e bronze e as menções honrosas serão entregues em cerimônias regionais a serem agendadas pelas coordenações da Olimpíada em cada estado.
Fonte: Impa e MCTI