DEHS | Critérios de Julgamento de Bolsas DT

Ciências Exatas e da Terra e Engenharias

1. Critérios Gerais

 

a) O enquadramento na categoria 1 exige que o pesquisador tenha  8 (oito) anos, no mínimo, de doutorado, por ocasião da implementação da bolsa ou pelo menos 10 (dez) anos de experiência em atividades de desenvolvimento tecnológico e em atividades de extensão inovadora e de transferência de tecnologia. O enquadramento na categoria 2,  exigeque o pesquisador tenha  3 (três) anos, no mínimo, de doutorado por ocasião da implementação da bolsa ou pelo menos 5 (cinco) anos de experiência em atividades de desenvolvimento tecnológico e em atividades de extensão inovadora e de transferência de tecnologia.

 

b) O desempenho do pesquisador é avaliado por meio de indicadores referentes ao quinquênio anterior, no caso da categoria 2, e do decênio anterior, no caso da categoria 1.

 

c) Os itens de avaliação incluem: o projeto com foco no desenvolvimento científico-tecnológico, a produção científica e tecnológica, patentes depositadas e/ou concedidas, a transferência de tecnologia para o setor produtivo ou para o setor público, formação de recursos humanos e outras atividades, tais como: coordenação ou participação em projetos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico; participação em atividades editoriais e de gestão científica e tecnológica.

 

d) As propostas serão classificadas de forma comparativa a partir de critérios específicos descritos a seguir, exclusivamente com a finalidade de adequar a demanda ao total de cotas de bolsas DT disponibilizadas pelo CNPq.

 

2. Critérios Específicos

 

Perfil do pesquisador

 

Para ingressar no sistema, o CA-DT exige que o pesquisador tenha uma clara participação em atividades de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora, associadas a uma prática regular e adequada de publicação cientifica dos resultados de seus trabalhos.

 

São consideradas tanto a regularidade na produção como sua qualidade, observando o nível científico e tecnológico dos resultados e os meios empregados para sua divulgação.

 

Além disto, é necessário que atue em áreas temáticas de desenvolvimento tecnológico e extensão inovadora coerentes com sua produção, verificadas na apresentação de um projeto bem elaborado, especialmente nos aspectos da fundamentação teórica, metodológica, cronograma e indicadores de produção.

 

Como itens de avaliação considera-se:

 

Produção tecnológica:desenvolvimento de produtos e/ou processos que viabilizem a produção de novos bens e serviços importantes para a sociedade ou que facilitem e implementem a produtividade, expressos por meio de depósito de patentes, cultivares protegidas e/ou registradas, programas de computador, publicações de natureza tecnológica, normas e manuais, desenhos industriais, marcas, artefatos de hardware, entre outros de natureza similar.

 

 

Transferência de Tecnologia:licenciamentos, transferência de know-how, prestação de serviços tecnológicos, assessoria/consultoria/treinamento de natureza técnica, organização de empresas ou incubadoras, e outras iniciativas empreendedoras e empresariais.

 

 

Participação em projetos de natureza tecnológica:coordenação de projetos, captação de recursos públicos e/ou privados, estabelecimento de parcerias com empresas ou com instituições de natureza tecnológica.

 

 

Extensão inovadora:transferência de conhecimento e tecnologia inovadores, expressa por meio de programas de disseminação de produtos e processos importantes para a sociedade.

 

 

Formação de Recursos Humanos e outras atividades: Organização de programas de formação e capacitação tecnológica, orientação de alunos e bolsistas de pós-graduação e pós-doutorado, capacitação/treinamento de recursos humanos com ênfase nas áreas tecnológicas, e organização ou participação em eventos de natureza tecnológica.

 

 

Classificação dos Bolsistas de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora

Categoria 2.

Para a categoria 2, em que não há especificação de nível, será avaliada a produção técnico-científica comprovada. Em quase todos os casos, este é o nível inicial atribuído a um pesquisador. Excetuam-se os casos de pesquisadores mais experientes com bons currículos e desde que haja disponibilidade de bolsas.

Para ser classificado neste nível o pesquisador deverá satisfazer os seguintes requisitos mínimos no quinquênio anterior:

a) ter atuação efetiva em desenvolvimento tecnológico, extensão inovadora ou transferência de tecnologia para o setor produtivo ou para o setor público;

b) ter coordenado projeto de pesquisa que tenha recebido financiamento de órgãos de fomento ou empresas;

c) ter publicações em veículo de qualidade reconhecida em sua área de conhecimento;

d) apresentar projeto de mérito técnico científico, conforme avaliação do CA com base nos pareceres dos consultores ad hoc.

Categoria 1.

Para a categoria 1, o pesquisador será enquadrado em quatro diferentes níveis (A, B, C ou D), com base comparativa entre os seus pares.

A diferenciação entre os níveis A, B, C e D é baseada nos itens de avaliação definidos pelo Comitê Avaliador, devendo privilegiar a qualidade e o conjunto da obra do pesquisador.

Categoria 1 - Nível D.Com base em análise comparativa entre os pares da categoria 2, o pesquisador deve demonstrar atuação e produção destacada, caracterizada pela regularidade na:

 

a) produção tecnológica expressa por meio de patentes, cultivares ou produto de relevância em sua área de atuação;

b) captação de recursos para o desenvolvimento de projetos;

c) capacidade de estabelecer parcerias e/ou transferir tecnologia para o setor privado.

Categoria 1 - Nível C. Além das exigências do nível 1D, deve atender os requisitos abaixo:

 

a) ter independência científica e inserção internacional, comprovada através de participação em projetos internacionais ou programas de cooperação internacional;

b) contribuir com a formação de recursos humanos em nível de pós-graduação e/ou capacitação tecnológica.

Categoria 1 - Nível B. Além das exigências do nível 1C, deve atender os requisitos abaixo:

 

a) apresentar produção tecnológica significativa, notadamente em patentes e em publicações de alto nível;

b) ter contribuído para formar grupos de competência, com reconhecimento nacional e internacional.

Categoria 1 - Nível A. Além das exigências do nível 1B, deve atender os requisitos abaixo:

 

a) ter contribuído de maneira expressiva e evidente para o desenvolvimento científico-tecnológico da sua área no País;

b) apresentar produção científico-tecnológica de impacto socio-econômico, com atuação no desenvolvimento de produtos/processos de alcance na sociedade e no mercado nacional e/ou internacional.

 

NOTA

 

Os indicadores de produtividade não são necessariamente os mesmos para os diversos programas. Para avaliação das propostas o CA-DT se organiza em subcomitês e conta com os pareceres de especialistas dos programas em questão. Desta forma, leva-se em consideração  as características especificas de cada Programa para o julgamento. Como exemplos: no subcomitê de Agrárias a proteção e registro de cultivares têm importância equivalente à geração de patentes; no Programa de Tecnologia da Informação e Comunicação a publicação de artigos em eventos de qualidade comprovada tem relevância equivalente à publicação de  artigos em periódicos; no Programa de Biotecnologia, vinculado ao Subcomitê de Agrárias, exige-se a produção de patentes e/ou produtos para a concessão da bolsa.

 

Os pesquisadores atuais dos níveis 1A a 1D que não atenderem aos requisitos mínimos por ocasião de um novo pedido de bolsa de produtividade e tiverem seus pedidos aprovados serão reenquadrados no nível compatível. Os pesquisadores atuais do nível 2 que não atenderem aos requisitos mínimos por ocasião de um novo pedido de bolsa de produtividade não terão seus pedidos aprovados e serão desligados do sistema - DT.

 

Para bolsistas DT que pleiteiam uma nova concessão de bolsa, solicita-se que seja

incluído, no mesmo arquivo do projeto de pesquisa para o novo período, um relatório resumido das atividades executadas e produções científico-tecnológicas

realizadas no período anterior.