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Qui, 10 Dez 2020 14:40:00 -0300
Astrônomos da UFRN fazem diagnóstico pioneiro para mil estrelas com planetas
Resultado foi publicado em artigo assinado por bolsistas de Produtividade em Pesquisa do CNPq. O diagnóstico foi feito sobre características da atividade estelar de 1 mil estrelas observadas pelo satélite TESS, da NASA, lançado em julho de 2018.Artigo de cientistas brasileiros liderados por astrônomos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), publicado no periódico americano The Astrophysical Journal - Supplement Series, anunciou diagnóstico pioneiro sobre características da atividade estelar de 1 mil estrelas observadas pelo satélite TESS, da NASA, lançado em julho de 2018. O TESS, ou Transiting Exoplanet Survey Satellite, foi idealizado para a busca por planetas do tamanho da Terra, orbitando estrelas próximas, que tenham condições de habitabilidade.
Os astrônomos brasileiros estudaram os dados tornados públicos das curvas de luz das primeiras 1 mil estrelas observadas pelo TESS. As curvas de luz são gráficos da intensidade da luz visível das estrelas ao longo do tempo. O estudo dessas curvas pode revelar importantes informações sobre fenômenos físicos que se manifestam no interior e na atmosfera estelar, bem como a presença de companheiros planetários ou estelares orbitando as estrelas. Assim, os cientistas conseguiram realizar medidas de períodos de rotação, detectar erupções e pulsações, além de possíveis níveis de atividade magnética nessas estrelas. Os resultados indicaram quais estrelas com candidatos a exoplanetas oferecem melhores perspectivas para monitoramento e estudos sobre as características físico-químicas de seus sistemas planetários, incluindo suas potenciais condições de serem habitáveis.
Os astrônomos do Programa de Pós-Graduação em Física, da UFRN (PPGF/UFRN) realizam também estudo contínuo no diagnóstico de estrelas que ainda terão planetas detectados pelo satélite. Segundo o primeiro autor do artigo, professor Bruno Leonardo Canto Martins, pesquisador de Produtividade em Pesquisa (PQ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com a descoberta do TESS de mais de 2 mil estrelas do tipo das referidas no artigo, o trabalho dos brasileiros continuará ainda por cerca de 3 anos . "Essa pesquisa vai ser um catálogo perene enquanto durar a missão", afirma o professor. Os dados da descoberta dos brasileiros estão catalogados na plataforma interativa internacional Filtergraph, da Escola de Engenharia da Universidade de Vanderbilt, em Nashville, Estados Unidos. As informações ajudarão a comunidade científica na definição de critérios para a elaboração de estratégias observacionais para diferentes técnicas de diagnósticos, incluindo imageamento direto dos planetas. Do grupo de pesquisadores da UFRN também participam os professores José Renan de Medeiros e Izan de Castro Leão, ambos bolsistas de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq. A equipe do projeto também tem a participação de pesquisadores da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
As condições mínimas para que um planeta possa ser habitável são a existência de água no estado líquido associada a temperaturas e campos de radiação adequados para sustentar uma biosfera na superfície planetária. No nosso Sistema Solar, tais condições estão localizadas em uma região restrita, localizada entre os planetas Vênus e Marte. A Terra se encontra no centro dessa região. Essas circunstâncias fundamentais de habitabilidade dependem também da atividade magnética da estrela hospedeira do planeta, associada de forma direta com a existência de ventos, erupções e tempestades magnéticas. Essa atividade é controlada pela rotação da estrela, que não pode girar de forma muito rápida, nem de modo muito lento. O Sol, por exemplo, leva pouco mais de 25 dias para dar uma volta completa em torno de seu eixo.
A plataforma Filtergraph, onde o catálogo com os resultados da pesquisa está armazenado, em 2017 tornou-se parte do Centro Frist para Autismo e Inovação, também sediado em Nashville. A instituição reúne cientistas, engenheiros e especialistas em neurociências e educação e tem como objetivo entender, maximizar, identificar e estimular pessoas autistas a trabalharem com padrões de imagens e cores. Como muitos autistas possuem a capacidade de entender padrões em cores e imagens em um nível superior, o Centro Frist utiliza a plataforma Filtergraph para identificar pessoas com tais habilidades, oferecendo a elas formação complementar e ferramentas para que possam se especializar e atuar de forma profissional em posições que executem tarefas semelhantes à análise de imagens ou cores em alto padrão.
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Sex, 13 Jan 2023 16:32:00 -0300
Migração Portal
Acesse o novo Portal do CNPqDesde dezembro de 2020, o endereço do Portal do CNPq mudou para:
https://www.gov.br/cnpq
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Qui, 10 Dez 2020 17:51:00 -0300
Webinar "Caminhos para o Transbordamento" acontece na SNCT
O presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Evaldo Vilela participou nesta quinta-feira (10) da abertura do webinário "Caminhos do Transbordamento", promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), em conjunto com o CNPq, e que aconteceu durante edição da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).
Durante o evento, Evaldo Vilela disse que o papel da entidade é financiar a produção de conhecimento e a pesquisa que são bases para a inovação. O presidente do CNPq lembrou que o Brasil é o 13º país produtor de conhecimento cientifico no mundo, 28º em aporte de recursos par a ciência e tecnologia e inovação, mas o 62º em inovação. "Ainda estamos longe do potencial que nós temos¿, concluiu. Segundo Vilela, ¿temos muitos casos de sucesso na produção científica, mas temos de pegar o que produzimos em papel e transbordar esse conhecimento para a prática em prol da sociedade". O presidente do CNPq completa, ainda, que é preciso criar "mecanismos permanentes para o pesquisador, o empresário e o investidor, para estimular a inovação".
Segundo o ministro Marcos Pontes, o webinário é uma ação do MCTI para levar o Brasil a fazer parte do grupo de países independentes na produção de inovação e tecnologia. Ele afirma ainda que a produção científica do Brasil não pode ficar só dentro dos laboratórios. "Esse conhecimento precisa sair do papel e se transformar em novos equipamentos e tecnologias para a defesa, a infraestrutura, a agricultura e tantas outras áreas importantes para o país", explicou.
O webinário, que aconteceu durante toda amanhã desta quinta-feira, foi transmitido pelo canal do MCTI no Youtube e pode ser acessado em https://youtu.be/BYxYucU-V50.
SNCT
A edição presencial da 17ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade, em Brasília, conta com 20 estandes distribuídos por 4 mil metros quadrados. Até o próximo domingo, dia 13, o público poderá conferir diversas atrações como exposições, brincadeiras, equipamentos inovadores, projetos e palestras. A SNCT conta com a participação das secretarias e unidades vinculadas ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), instituições de ensino, Forças Armadas e também de outros ministérios do Governo Federal.
O CNPq está presente no evento com duas exposições fotográficas, da história do CNPq e do projeto Pioneiras da Ciência, e a apresentação do projeto Aliança Tropical de Pesquisa da Água (Tropical Water Research Alliance - TWRA), coordenado pelo bolsista PQ do CNPq e Professor da Universidade de Brasília, José Francisco Gonçalves Junior. A iniciativa visa desenvolver tecnologias ambientais e oferecer apoio metodológico compartilhado para o desenvolvimento do manejo integrado e sustentável de bacias hidrográficas tropicais, através do treinamento de equipes e mitigação dos efeitos da degradação ambiental e mudanças climáticas.
Saiba mais sobre o projeto em https://youtu.be/W_v09sy-cWQ
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Sex, 04 Dez 2020 12:05:00 -0300
Prêmio Mercosul: conheça os vencedores
Em 24 de novembro de 2020, foi realizada por videoconferência a última reunião da comissão julgadora do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, que indicou os vencedores da edição 2020. O Prêmio, organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), é uma inciativa da Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia do Mercosul (RECyT) e dos organismos de ciência e tecnologia dos países membros e associados do bloco: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.
O Prêmio é dividido em cinco categorias: Iniciação Científica, Estudante Universitário, Jovem Pesquisador, Pesquisador Sênior, e Integração. O tema escolhido para todas as categorias foi "Inteligência Artificial", em que poderiam ser abordadas, direta ou indiretamente, as seguintes linhas: inteligência artificial e internet das coisas; inteligência artificial e ambiente rural; inteligência artificial e saúde; inteligência artificial e cidades; inteligência artificial e indústria; e ética e inteligência artificial.
Na categoria Iniciação Científica, o vencedor é Thiago Kasper de Souza, com menção honrosa para Gabriela Ferreira de Mesquita. Na categoria Estudante Universitário foi indicado João Antônio Lorençone e como menção honrosa David Robledo Di Martini. Na Categoria Jovem Pesquisador, o contemplado foi Enzo Ferrante, com menção honrosa para Lucas Prado Osco. Na Categoria Pesquisador Sênior foi indicada como vencedora Letícia de Oliveira e menção honrosa para Paula Cristina dos Santos. Na categoria Integração a vencedora é Camila Niño Sandoval, com menção honrosa para Lubienska Cristina Lucas Jaquiê Ribeiro.
O Prêmio
O Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia tem como objetivo reconhecer e premiar os melhores trabalhos de estudantes, jovens pesquisadores e equipes de pesquisa que representem potencial contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países membros e associados; incentivar a realização de pesquisa científica e tecnológica, e a inovação no bloco, e contribuir para o processo de integração regional entre os países membros e associados, mediante incremento na difusão das realizações e dos avanços no campo do desenvolvimento científico e tecnológico do Mercosul.
Mais informações sobre o Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia - edição 2020, poderão ser obtidas nos sites: www.premiomercosul.cnpq.br e www.recyt.mercosur.int, e por e-mail: premios@cnpq.br.
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Seg, 30 Nov 2020 17:25:00 -0300
Chamadas tem resultados prorrogados
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) informa que, em razão do ponto facultativo decretado para esta segunda-feira, 30/11, pela Portaria do Ministério da Economia nº 396, os resultados de Chamadas previstos para hoje serão publicados amanhã, 1° de dezembro.
São elas:
- Chamada CNPq/MCTI Nº 06/2020 - Pesquisa e Desenvolvimento para Enfrentamento de Derramamento de Óleo na Costa Brasileira
- Chamada Pública CNPq/MCTI/CONFAP-FAPs/PELD nº 21/2020 - Programa Pesquisa Ecológica de Longa Duração - PELD
- Chamada CNPq/MS/SAPS/ DEPROS Nº 27/2020 - Pesquisa em doenças crônicas não transmissíveis e seus fatores de risco associados
- Chamada CNPq/MS/SAPS/ DEPROS Nº 28/2020 - Formação em doenças crônicas não transmissíveis e seus fatores de risco associados
- Chamada MS-SCTIE-Decit-DGITIS-CGCIS/CNPq nº 26/2020 - Plataformas Inovadoras em Terapias Avançadas
- Chamada MCTI/CNPq/MS/SCTIE/Decit/ Fundação Bill & Melinda Gates Nº 31/2020 - Grand Challenges Explorations - Brasil: Ciência de Dados Para Melhorar a Saúde Materno-Infantil, Saúde da Mulher e Saúde da Criança no Brasil
Na oportunidade, o CNPq informa, também, a alteração dos seguintes cronogramas:
Chamada CNPq/MCTI/CONFAP-FAPS Nº 22/2020 Programa de Apoio a Projetos de Pesquisas para a Capacitação e Formação de Recursos Humanos em Taxonomia Biológica - PROTAX - Resultado final será divulgado em 04/12.
Chamada CNPq/MCTI Nº 23/2020 - Sustentabilidade Urbana e Regional - Resultado Final será divulgado em 07/12.
Todos os resultados estarão disponíveis na página do CNPq.
Chamadas recentes
- Chamada CNPq/FNDCT/MCTI/MEC/CAPES nº 38/2024 - Pop Ciência - Olimpíadas Científicas
- CHAMADA CNPQ/IGM-FIOCRUZ Nº 41/2024 - PROGRAMA DE EXCELÊNCIA EM PESQUISA DO INSTITUTO GONÇALO MONIZ (PROEP-IGM)
- CHAMADA PÚBLICA CNPq Nº 50/2024 - PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE PÓS-GRADUAÇÃO (PIBPG) - CICLO 2025
- Chamada CNPq/FNDCT/MCTI/MEC/CAPES Nº 37/2024 - Feiras de Ciências e Mostras Científicas
- Chamada CNPq/FIOCRUZ Nº 40/2024 Programa de Excelência em Pesquisa no Instituto de Tecnologia em Fármacos (PROEP-FAR)
- CHAMADA PÚBLICA CNPQ/MCTI Nº 26/2024 - ANO INTERNACIONAL DA CIÊNCIA E TECNOLOGIA QUÂNTICAS
- Chamada CNPq/MCTI Nº 42/2024 - Apoio a cursos de curta duração em biotecnologia, no âmbito do Centro Latino Americano de Biotecnologia - CABBIO
- CHAMADA CNPQ / Nº 009/2024 - PROGRAMA DE MESTRADO E DOUTORADO PARA INOVAÇÃO MAI/DAI - 2024
Agenda
A Fundação FUNAGIB foi estabelecida em 2015 por iniciativa de seu fundador, Prof. Nagib Nassar, graças ao aproveitamento do prêmio Kuwait da KFAS (Kuwait Foundation for the Advancement of Science), recebido por ele em reconhecimento ao seu trabalho de melhoramento da mandioca.
A FUNAGIB tem por objetivo incentivar trabalhos que, de forma inovadora, melhoram a cultura alimentar da mandioca e seu uso na alimentação humana. Com este intuito, oferece 1 bolsa no valor de R$ 15.000, 00 (quinze mil reais) destinada a divulgar em casas da farinha e articular com prefeituras do estado administradoras da merenda escolar método de enriquecer farinha da mandioca por proteína folhar ate 10 % ( sendo a porcentagem original na farinha é 1%)
Condições gerais:
1. Os pesquisadores candidatos devem pertencer aos institutos de Pesquisa e Extensão desse estado.
2. O (A) candidato (a) deverá apresentar um plano de seu trabalho em 2 ( dois) anos, mostrando: a) método de divulgação; b) Métodos da avaliação dos resultados obtidos c) método de acompanhamento do trabalhe durante os 2 anos.
3. A data final de apresentar propostas dia 15 de Marco e o resultado em 15 de Abril 2021 e a contratação no final do mesmo mês
4. Os contatos: e-mail: Sylvia.funagib@gmail.com copiado para nagibnassar@geneconserve.pro.br
5. Mais detalhes podem ser obtidos no site da Fundação FUNAGIB http://funagib.geneconserve.pro.br e http://www.geneconserve.pro.br
Inscrições Abertas até: 05/02/2021 no link
https://sites.google.com/unifei.edu.br/catedra1/in%C3%ADcio
I. OBJETIVOS DA CÁTEDRA DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA EM ENGENHARIA - PROJETO MOBILIDADE NACIONAL E INTERNACIONAL DE PROFESSORES/PESQUISADORES VISITANTES - ENTREPRENEURSHIP EDUCATION IN ENGINEERING VISITING FELLOWSHIPS,
A Cátedra de Educação Empreendedora em Engenharia - Mobilidade Nacional e Internacional de Professores/Pesquisadores é uma parceria entre a Associação Brasileira de Educação em Engenharia - ABENGE e a Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI visando a capacitação e atualização de professores para promover e fomentar o desenvolvimento de novas ferramentas, técnicas, métodos, modelos, taxonomias e abordagens de ensino-aprendizagem e contribuir na ampliação e geração de conhecimento acadêmico, científico e empresarial no Brasil, no campo da Educação Empreendedora em engenharia.
Entre os objetivos da Cátedra de Educação Empreendedora em Engenharia - Projeto Mobilidade Nacional e Internacional de Professores/Pesquisadores Visitantes ¿ Entrepreneurship Education in Engineering Visiting Fellowships, destacam-se:
- Fomentar a produção acadêmica e científica de novas abordagens, estratégias, metodologias, ferramentas e técnicas no campo da educação empreendedora em engenharia;
- Incentivar o compartilhamento e trocas de experiências entre pesquisadores nacionais e internacionais no campo da educação empreendedora em engenharia;
- Desenvolver rede de cooperação entre pesquisadores brasileiros e internacionais no campo da educação empreendedora em engenharia;
- Contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades entre professores e pesquisadores brasileiros e internacionais no campo da educação empreendedora em engenharia;
- Adensar a produção acadêmica nacional de alto estudos no campo da educação empreendedora em engenharia.
II.PERFIL DO CANDIDATO
Professores, pesquisadores e profissionais de empresas e demais organizações educacionais, portadores de diploma de graduação, especialmente àqueles ligados à Engenharia e áreas afins podem candidatar-se ao processo de seleção da Cátedra de Educação Empreendedora em Engenharia da Associação Brasileira de Educação em Engenharia ¿ ABENGE - Projeto Mobilidade Nacional e Internacional de Professores/Pesquisadores Visitantes ¿ Entrepreneurship Education in Engineering Visiting Fellowships. O candidato deverá, preferencialmente, atuar profissionalmente na área de pesquisa pretendida. Portadores de diploma de outras áreas poderão ser admitidos, a critério da comissão avaliadora. Excepcionalmente serão aceitos certificados de conclusão de curso para candidatos que não tiveram seus diplomas expedidos.
III.VAGAS, CUSTOS E BOLSAS
Serão selecionados no presente processo 2 (dois) candidatos. A Cátedra de Educação Empreendedora em Engenharia da Associação Brasileira de Educação em Engenharia ¿ ABENGE - Projeto Mobilidade Nacional e Internacional de Professores/Pesquisadores Visitantes ¿ Entrepreneurship Education in Engineering Visiting Fellowships é gratuita e não oferece bolsa de auxílio financeiro aos participantes deste programa.
IV.ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
A área de concentração da Cátedra é Educação Empreendedora em Engenharia. Os projetos/planos de trabalho devem convergir para somente 1 (uma) das temáticas relacionadas a seguir:
- Educação Empreendedora e Projeto Pedagógico de Curso em Engenharia;
- Abordagens, métodos, técnicas integradas para o desenvolvimento de competências e habilidades empreendedoras visando a formação do perfil do egresso em engenharia;
- Formação e Capacitação de Professores em Educação Empreendedora;
- Avaliação da aprendizagem/desenvolvimento de competências e habilidades em Educação Empreendedora;
- Modelos, taxonomias, ontologias, abordagens e estratégias pedagógicas que facilitem a compreensão e entendimento, no processo de implantação e prática docente da educação empreendedora;
- Avaliação dos Egressos, Educação Empreendedora e Articulação Empresarial, como mecanismos e instrumentos que visem garantir a formação em engenharia;
- Educação Empreendedora, Sociedade 5.0 e Formação em Engenharia;
- Engenharia e a Universidade Empreendedora.
V.PERÍODO DE INÍCIO E TÉRMINO DE DESENVOLVIMENTO DOS PROJETOS/PLANOS DE TRABALHO DOS CANDIDATOS
Os Projetos/Planos de Trabalho deverão ser executados no máximo em 12 meses, com carga horária total mínima de 360 horas. A data de início da execução dos projetos/planos deverá ser em 02 de agosto de 2021 e término em 02 de agosto de 2022.
VI.LOCAL DE EXECUÇÃO DO PROJETO
Os candidatos aprovados desenvolverão executar o projeto/plano de trabalho no Instituto de Engenharia de Produção e Gestão da Universidade Federal de Itajubá ¿ Campus Sede em Itajubá.
O Projeto Mobilidade Nacional e Internacional de Professores/Pesquisadores Visitantes ¿ Entrepreneurship Education in Engineering Visiting Fellowships é vinculado ao Núcleo de Pesquisa de Dinâmicas Empreendedoras (NPDE) cadastrado no CNPq.
Serão disponibilizados instalações físicas e acesso à biblioteca, para a permanência do candidato aprovado na Cátedra de Educação Empreendedora em Engenharia, no Campus Sede da UNIFEI em Itajubá, ao longo da execução do projeto.
VII.CERTIFICADO
Os Projetos/Planos de Trabalho deverão ser executados no máximo em 12 meses.
Será concedido ao final da execução do projeto/plano de trabalho o certificado de ¿Professor/Pesquisador Visitante da Cátedra de Educação Empreendedora em Engenharia - Entrepreneurship Education in Engineering Visiting Fellowships¿.
VIII. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO
Formulário de inscrição eletrônico preenchido https://sites.google.com/unifei.edu.br/catedra1/in%C3%ADcio anexando cópias digitais dos seguintes documentos:
- Cópia de documento de identidade (RG) ou passaporte para estrangeiros;
- Cópia do diploma de graduação (frente e verso) ou comprovação de colação de grau (certificado ou declaração);
- Cópia do histórico escolar da graduação;
- Cópia do certificado ou diploma de mestrado e/ou doutorado (frente e verso);
- Cópia do CPF;
- Cópia do Título de Eleitor;
- Cópia de documento militar;
- Cópia de certidão de nascimento ou de casamento.
- Declaração de comprovação de recursos financeiros para manutenção de alojamento, alimentação e outras despesas durante o período de execução do projeto/plano de trabalho na Cátedra.
- Declaração que o candidato tem disponibilidade de tempo para execução das atividades propostas no projeto/plano de trabalho.
- Memorial Descritivo, elaborado conforme Anexo V constante deste edital.
- Projeto/plano de trabalho para execução no âmbito da Cátedra, elaborado conforme Anexo II constante deste edital.
- Comprovante de formalização com a instituição pública ou privada (com ou sem fins lucrativos) que irá receber a aplicação da pesquisa conforme Anexo IV constante neste edital.
- 2 cartas de recomendação de professores doutores, informando o CPF e em que Instituição o professor encontra-se vinculado.
- Cópia do Currículo Lattes. O candidato deverá ter seu currículo obrigatoriamente cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq.
- IX - COMITÊ DA CÁTEDRA
Prof. Dr. Elzo Alves Aranha ¿ Coordenador do Comitê da Cátedra, Coordenador do Grupo de Trabalho de Educação Empreendedora em Engenharia da ABENGE e Professor do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão - Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI
Prof. Dr. Gilmar Barreto ¿ Vice-Coordenador da Comitê da Cátedra - Associação Brasileira de Educação em Engenharia ¿ ABENGE e Prof. da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Prof Dr. Jorge Cândido - Vice-Coordenador do Grupo de Trabalho de Educação Empreendedora em Engenharia da Associação Brasileira de Educação em Engenharia ¿ ABENGE e Prof. da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UFTPR
Prof.Dr. Luiz Eugênio Veneziani Pasin - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão -Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI
O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) lançou dois novos programas para a criação de oito centros globais de pesquisa interdisciplinar destinados a enfrentar dois grandes desafios globais. Quatro centros conduzirão pesquisas sobre Saúde e Prevenção de Pandemias, enquanto os outros quatro se debruçarão sobre Clima e Meio Ambiente.
Todos eles serão instalados em países emergentes e em desenvolvimento e viabilizados por acordos de cooperação entre uma instituição de ensino superior alemã e uma ou mais instituições no país parceiro. As instituições têm até o dia 19 de novembro para manifestar interesse.
O Ministério das Relações Exteriores da Alemanha (AA) destinará cerca de 22 milhões de euros até 2025 para o estabelecimento dos centros. Podem se inscrever nas chamadas instituições de ensino superior alemãs dispostas a estabelecer um dos centros e trabalhar em estreita colaboração também com outras organizações alemãs e internacionais. Os centros receberão financiamento de 600.000 euros por ano, inicialmente até 2025, mas com possibilidade de extensão até 2030.
Variadas formas de fomento à pesquisa estão disponíveis para as instituições de ensino superior interessadas no estabelecimento dos centros globais: desde formatos de intercâmbio digital na pesquisa e no ensino, passando pelo desenvolvimento de programas de estudos e bolsas de estudos, até a criação de cátedras para professores convidados.
"Crises globais exigem colaboração global"
O presidente do DAAD, Prof Dr. Joybrato Mukherjee, explica a relevância dos novos programas de fomento: "Como a pandemia do coronavírus nos mostrou, as crises globais exigem colaboração global. Isso se aplica tanto à pesquisa em saúde - na busca atual por agentes terapêuticos e vacinas para combater uma pandemia ¿ quanto ao enorme desafio das mudanças climáticas e suas consequências. Ao estabelecer esses novos centros de pesquisa em clima e saúde, nosso objetivo é dar uma contribuição adicional para intensificar a cooperação internacional".
Veja o release para a imprensa sobre os dois novos programas de fomento divulgado pelo DAAD (em alemão e em inglês).
Centros Globais de Pesquisa em Saúde e Prevenção de Pandemias
Esses quatro centros de pesquisa deverão se concentrar na prevenção e tratamento de doenças infecciosas. O objetivo é expandir e melhorar os mecanismos de prevenção, tratamento e resposta em questões de saúde e pandemias. Para isso, esses centros trabalharão em estreita colaboração com autoridades nacionais e internacionais de controle de doenças e com as instituições de pesquisa não universitárias, bem como com a indústria de tecnologia farmacêutica e médica.
Centros Globais de Pesquisa em Clima e Meio Ambiente
Já os quatro centros voltados para o meio ambiente cobrirão perspectivas da pesquisa aplicada e transnacional para trabalhar questões como a redução de gases do efeito estufa, a promoção de uma economia que beneficie o clima e a adaptação às consequências das alterações climáticas. Além da pesquisa climática, será papel dos centros envolver disciplinas como engenharia, ciências naturais e sociais para abordar as questões relativas ao clima e ao meio ambiente.
Nos dois casos, fatores importantes para a formação de potenciais centros são: uma abordagem interdisciplinar, uma forte rede internacional nos diferentes continentes e o intercâmbio estreito entre ciência, política, negócios e sociedade civil, de forma a garantir que novas descobertas sejam colocadas em prática.
O processo seletivo será feito em duas etapas. As instituições de ensino superior alemãs podem apresentar inicialmente uma manifestação de interesse com um esboço do projeto até 19 de novembro. Logo após um evento para pré-seleção e networking em meados de dezembro, as instituições poderão submeter as candidaturas até 23 de fevereiro de 2021.
Mais informações sobre cada programa de centros globais:
Saúde e Prevenção de Pandemias: edital em alemão e em inglês
Clima e Meio Ambiente: edital em alemão e em inglês
Fonte: DAAD