Oportunidades externas
A Fundação FUNAGIB foi estabelecida em 2015 por iniciativa de seu fundador, Prof. Nagib Nassar, graças ao aproveitamento do prêmio Kuwait da KFAS (Kuwait Foundation for the Advancement of Science), recebido por ele em reconhecimento ao seu trabalho de melhoramento da mandioca.
A FUNAGIB tem por objetivo incentivar trabalhos que, de forma inovadora, melhoram a cultura alimentar da mandioca e seu uso na alimentação humana. Com este intuito, oferece 1 bolsa no valor de R$ 15.000, 00 (quinze mil reais) destinada a divulgar em casas da farinha e articular com prefeituras do estado administradoras da merenda escolar método de enriquecer farinha da mandioca por proteína folhar ate 10 % ( sendo a porcentagem original na farinha é 1%)
Condições gerais:
1. Os pesquisadores candidatos devem pertencer aos institutos de Pesquisa e Extensão desse estado.
2. O (A) candidato (a) deverá apresentar um plano de seu trabalho em 2 ( dois) anos, mostrando: a) método de divulgação; b) Métodos da avaliação dos resultados obtidos c) método de acompanhamento do trabalhe durante os 2 anos.
3. A data final de apresentar propostas dia 15 de Marco e o resultado em 15 de Abril 2021 e a contratação no final do mesmo mês
4. Os contatos: e-mail: Sylvia.funagib@gmail.com copiado para nagibnassar@geneconserve.pro.br
5. Mais detalhes podem ser obtidos no site da Fundação FUNAGIB http://funagib.geneconserve.pro.br e http://www.geneconserve.pro.br
Inscrições Abertas até: 05/02/2021 no link
https://sites.google.com/unifei.edu.br/catedra1/in%C3%ADcio
I. OBJETIVOS DA CÁTEDRA DE EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA EM ENGENHARIA - PROJETO MOBILIDADE NACIONAL E INTERNACIONAL DE PROFESSORES/PESQUISADORES VISITANTES - ENTREPRENEURSHIP EDUCATION IN ENGINEERING VISITING FELLOWSHIPS,
A Cátedra de Educação Empreendedora em Engenharia - Mobilidade Nacional e Internacional de Professores/Pesquisadores é uma parceria entre a Associação Brasileira de Educação em Engenharia - ABENGE e a Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI visando a capacitação e atualização de professores para promover e fomentar o desenvolvimento de novas ferramentas, técnicas, métodos, modelos, taxonomias e abordagens de ensino-aprendizagem e contribuir na ampliação e geração de conhecimento acadêmico, científico e empresarial no Brasil, no campo da Educação Empreendedora em engenharia.
Entre os objetivos da Cátedra de Educação Empreendedora em Engenharia - Projeto Mobilidade Nacional e Internacional de Professores/Pesquisadores Visitantes ¿ Entrepreneurship Education in Engineering Visiting Fellowships, destacam-se:
- Fomentar a produção acadêmica e científica de novas abordagens, estratégias, metodologias, ferramentas e técnicas no campo da educação empreendedora em engenharia;
- Incentivar o compartilhamento e trocas de experiências entre pesquisadores nacionais e internacionais no campo da educação empreendedora em engenharia;
- Desenvolver rede de cooperação entre pesquisadores brasileiros e internacionais no campo da educação empreendedora em engenharia;
- Contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades entre professores e pesquisadores brasileiros e internacionais no campo da educação empreendedora em engenharia;
- Adensar a produção acadêmica nacional de alto estudos no campo da educação empreendedora em engenharia.
II.PERFIL DO CANDIDATO
Professores, pesquisadores e profissionais de empresas e demais organizações educacionais, portadores de diploma de graduação, especialmente àqueles ligados à Engenharia e áreas afins podem candidatar-se ao processo de seleção da Cátedra de Educação Empreendedora em Engenharia da Associação Brasileira de Educação em Engenharia ¿ ABENGE - Projeto Mobilidade Nacional e Internacional de Professores/Pesquisadores Visitantes ¿ Entrepreneurship Education in Engineering Visiting Fellowships. O candidato deverá, preferencialmente, atuar profissionalmente na área de pesquisa pretendida. Portadores de diploma de outras áreas poderão ser admitidos, a critério da comissão avaliadora. Excepcionalmente serão aceitos certificados de conclusão de curso para candidatos que não tiveram seus diplomas expedidos.
III.VAGAS, CUSTOS E BOLSAS
Serão selecionados no presente processo 2 (dois) candidatos. A Cátedra de Educação Empreendedora em Engenharia da Associação Brasileira de Educação em Engenharia ¿ ABENGE - Projeto Mobilidade Nacional e Internacional de Professores/Pesquisadores Visitantes ¿ Entrepreneurship Education in Engineering Visiting Fellowships é gratuita e não oferece bolsa de auxílio financeiro aos participantes deste programa.
IV.ÁREA DE CONCENTRAÇÃO
A área de concentração da Cátedra é Educação Empreendedora em Engenharia. Os projetos/planos de trabalho devem convergir para somente 1 (uma) das temáticas relacionadas a seguir:
- Educação Empreendedora e Projeto Pedagógico de Curso em Engenharia;
- Abordagens, métodos, técnicas integradas para o desenvolvimento de competências e habilidades empreendedoras visando a formação do perfil do egresso em engenharia;
- Formação e Capacitação de Professores em Educação Empreendedora;
- Avaliação da aprendizagem/desenvolvimento de competências e habilidades em Educação Empreendedora;
- Modelos, taxonomias, ontologias, abordagens e estratégias pedagógicas que facilitem a compreensão e entendimento, no processo de implantação e prática docente da educação empreendedora;
- Avaliação dos Egressos, Educação Empreendedora e Articulação Empresarial, como mecanismos e instrumentos que visem garantir a formação em engenharia;
- Educação Empreendedora, Sociedade 5.0 e Formação em Engenharia;
- Engenharia e a Universidade Empreendedora.
V.PERÍODO DE INÍCIO E TÉRMINO DE DESENVOLVIMENTO DOS PROJETOS/PLANOS DE TRABALHO DOS CANDIDATOS
Os Projetos/Planos de Trabalho deverão ser executados no máximo em 12 meses, com carga horária total mínima de 360 horas. A data de início da execução dos projetos/planos deverá ser em 02 de agosto de 2021 e término em 02 de agosto de 2022.
VI.LOCAL DE EXECUÇÃO DO PROJETO
Os candidatos aprovados desenvolverão executar o projeto/plano de trabalho no Instituto de Engenharia de Produção e Gestão da Universidade Federal de Itajubá ¿ Campus Sede em Itajubá.
O Projeto Mobilidade Nacional e Internacional de Professores/Pesquisadores Visitantes ¿ Entrepreneurship Education in Engineering Visiting Fellowships é vinculado ao Núcleo de Pesquisa de Dinâmicas Empreendedoras (NPDE) cadastrado no CNPq.
Serão disponibilizados instalações físicas e acesso à biblioteca, para a permanência do candidato aprovado na Cátedra de Educação Empreendedora em Engenharia, no Campus Sede da UNIFEI em Itajubá, ao longo da execução do projeto.
VII.CERTIFICADO
Os Projetos/Planos de Trabalho deverão ser executados no máximo em 12 meses.
Será concedido ao final da execução do projeto/plano de trabalho o certificado de ¿Professor/Pesquisador Visitante da Cátedra de Educação Empreendedora em Engenharia - Entrepreneurship Education in Engineering Visiting Fellowships¿.
VIII. DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO
Formulário de inscrição eletrônico preenchido https://sites.google.com/unifei.edu.br/catedra1/in%C3%ADcio anexando cópias digitais dos seguintes documentos:
- Cópia de documento de identidade (RG) ou passaporte para estrangeiros;
- Cópia do diploma de graduação (frente e verso) ou comprovação de colação de grau (certificado ou declaração);
- Cópia do histórico escolar da graduação;
- Cópia do certificado ou diploma de mestrado e/ou doutorado (frente e verso);
- Cópia do CPF;
- Cópia do Título de Eleitor;
- Cópia de documento militar;
- Cópia de certidão de nascimento ou de casamento.
- Declaração de comprovação de recursos financeiros para manutenção de alojamento, alimentação e outras despesas durante o período de execução do projeto/plano de trabalho na Cátedra.
- Declaração que o candidato tem disponibilidade de tempo para execução das atividades propostas no projeto/plano de trabalho.
- Memorial Descritivo, elaborado conforme Anexo V constante deste edital.
- Projeto/plano de trabalho para execução no âmbito da Cátedra, elaborado conforme Anexo II constante deste edital.
- Comprovante de formalização com a instituição pública ou privada (com ou sem fins lucrativos) que irá receber a aplicação da pesquisa conforme Anexo IV constante neste edital.
- 2 cartas de recomendação de professores doutores, informando o CPF e em que Instituição o professor encontra-se vinculado.
- Cópia do Currículo Lattes. O candidato deverá ter seu currículo obrigatoriamente cadastrado na Plataforma Lattes do CNPq.
- IX - COMITÊ DA CÁTEDRA
Prof. Dr. Elzo Alves Aranha ¿ Coordenador do Comitê da Cátedra, Coordenador do Grupo de Trabalho de Educação Empreendedora em Engenharia da ABENGE e Professor do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão - Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI
Prof. Dr. Gilmar Barreto ¿ Vice-Coordenador da Comitê da Cátedra - Associação Brasileira de Educação em Engenharia ¿ ABENGE e Prof. da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP
Prof Dr. Jorge Cândido - Vice-Coordenador do Grupo de Trabalho de Educação Empreendedora em Engenharia da Associação Brasileira de Educação em Engenharia ¿ ABENGE e Prof. da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UFTPR
Prof.Dr. Luiz Eugênio Veneziani Pasin - Instituto de Engenharia de Produção e Gestão -Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI
O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) lançou dois novos programas para a criação de oito centros globais de pesquisa interdisciplinar destinados a enfrentar dois grandes desafios globais. Quatro centros conduzirão pesquisas sobre Saúde e Prevenção de Pandemias, enquanto os outros quatro se debruçarão sobre Clima e Meio Ambiente.
Todos eles serão instalados em países emergentes e em desenvolvimento e viabilizados por acordos de cooperação entre uma instituição de ensino superior alemã e uma ou mais instituições no país parceiro. As instituições têm até o dia 19 de novembro para manifestar interesse.
O Ministério das Relações Exteriores da Alemanha (AA) destinará cerca de 22 milhões de euros até 2025 para o estabelecimento dos centros. Podem se inscrever nas chamadas instituições de ensino superior alemãs dispostas a estabelecer um dos centros e trabalhar em estreita colaboração também com outras organizações alemãs e internacionais. Os centros receberão financiamento de 600.000 euros por ano, inicialmente até 2025, mas com possibilidade de extensão até 2030.
Variadas formas de fomento à pesquisa estão disponíveis para as instituições de ensino superior interessadas no estabelecimento dos centros globais: desde formatos de intercâmbio digital na pesquisa e no ensino, passando pelo desenvolvimento de programas de estudos e bolsas de estudos, até a criação de cátedras para professores convidados.
"Crises globais exigem colaboração global"
O presidente do DAAD, Prof Dr. Joybrato Mukherjee, explica a relevância dos novos programas de fomento: "Como a pandemia do coronavírus nos mostrou, as crises globais exigem colaboração global. Isso se aplica tanto à pesquisa em saúde - na busca atual por agentes terapêuticos e vacinas para combater uma pandemia ¿ quanto ao enorme desafio das mudanças climáticas e suas consequências. Ao estabelecer esses novos centros de pesquisa em clima e saúde, nosso objetivo é dar uma contribuição adicional para intensificar a cooperação internacional".
Veja o release para a imprensa sobre os dois novos programas de fomento divulgado pelo DAAD (em alemão e em inglês).
Centros Globais de Pesquisa em Saúde e Prevenção de Pandemias
Esses quatro centros de pesquisa deverão se concentrar na prevenção e tratamento de doenças infecciosas. O objetivo é expandir e melhorar os mecanismos de prevenção, tratamento e resposta em questões de saúde e pandemias. Para isso, esses centros trabalharão em estreita colaboração com autoridades nacionais e internacionais de controle de doenças e com as instituições de pesquisa não universitárias, bem como com a indústria de tecnologia farmacêutica e médica.
Centros Globais de Pesquisa em Clima e Meio Ambiente
Já os quatro centros voltados para o meio ambiente cobrirão perspectivas da pesquisa aplicada e transnacional para trabalhar questões como a redução de gases do efeito estufa, a promoção de uma economia que beneficie o clima e a adaptação às consequências das alterações climáticas. Além da pesquisa climática, será papel dos centros envolver disciplinas como engenharia, ciências naturais e sociais para abordar as questões relativas ao clima e ao meio ambiente.
Nos dois casos, fatores importantes para a formação de potenciais centros são: uma abordagem interdisciplinar, uma forte rede internacional nos diferentes continentes e o intercâmbio estreito entre ciência, política, negócios e sociedade civil, de forma a garantir que novas descobertas sejam colocadas em prática.
O processo seletivo será feito em duas etapas. As instituições de ensino superior alemãs podem apresentar inicialmente uma manifestação de interesse com um esboço do projeto até 19 de novembro. Logo após um evento para pré-seleção e networking em meados de dezembro, as instituições poderão submeter as candidaturas até 23 de fevereiro de 2021.
Mais informações sobre cada programa de centros globais:
Saúde e Prevenção de Pandemias: edital em alemão e em inglês
Clima e Meio Ambiente: edital em alemão e em inglês
Fonte: DAAD
O 2020 IEEE EDS South Brazil Chapter Webinar on Micro & Nanodevices acontece entre os dias 13 e 29 de outubro. O evento é gratuito e será composto por 5 palestras (1 hora cada, 1 palestra por dia) de renomados pesquisadores na área de micro/nanoeletrônica. Será fornecido certificado de participação aos que solicitarem.
Todas as apresentações podem ser vistas pelo canal do youtube abaixo:
Link to the youtube channel for each day: https://youtube.com/channel/UCejDJawSk2kKOveZ6bwzFIg
Para se inscrever, acesse o link: https://forms.gle/YvMALun2b45F8TAC6
Cronograma:
Cor Claeys, KULeuven, Belgium
Tittle: Electron Devices Evolution: Past-Present-Future
Date: October 13th, 2020 at 11:00 AM (Brazilian time: UTC-3)
Durga Misra, NJIT, USA
Title: Dielectric Science on Today´s Devices
Date: October 15th ,2020 at 11:00 AM (Brazilian time: UTC-3)
Adelmo Ortiz-Conde, Universidad Simón Bolívar, Venezuela
Title: Electrical Characterization: From Micro to Nano era
Date: October 22th ,2020 at 11:00 AM (Brazilian time: UTC-3)
Bertrand Parvais, IMEC, Belgium
Title: Advanced Transistors for High Frequency Applications
Date: October, 29th, at 11:00 AM (Brazilian time: UTC-3)
Khaled Nabil Salama, KAUST, Arabia Saudita
Title: Biosensors and Bioelectronics
Date: TBD
A Johnson & Johnson está com inscrições abertas para a edição 2021 do prêmio Women in STEM2D (WiSTEM2D) Scholars, que visa apoiar professoras acadêmicas assistentes ou associadas desenvolvendo projetos nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática, Manufatura e Design. Durante três anos, cada vencedor receberá mentoria de líderes da Johnson & Johnson e um total de 150.000 USD (50.000 USD por ano). O prazo para as inscrições é 15 de outubro e as informações estão no link abaixo:
O Programa de Pós- Graduação em Oceanologia (PPGO) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG) divulga edital para seleção de candidatos para o curso de Mestrado e Doutorado. Este processo seletivo será realizado virtualmente e o ingresso dos alunos em novembro de 2020.
O PPGO possui um corpo docente diversificado com área de atuação em diferentes temas da Oceanologia. Os cursos tem avaliação 6 na CAPES, e nesta seleção vários projetos interessantes estão disponíveis para alunos interessados em pós-graduação. Informações sobre o PPGO pode ser obtidas em sua pagina (https://ppgo.furg.br/) ou no facebook (https://www.facebook.com/PPGOceanologia/).
As inscrições devem ser realizadas até 11/10/2020. Detalhes sobre a seleção e o edital completo podem ser obtidos em: https://ppgo.furg.br/noticias/325-edital-n-002-ppgo-2020-mestrado-e-doutorado).
O encontro virtual irá contar com integrantes do Sistema de Justiça, especialistas sobre direitos humanos e indicadores, professores e acadêmicos de mestrados e doutorados.
As entidades e profissionais que tem interesse em participar do debate precisam se inscrever até o dia 19 de agosto, no endereço https://eventos.cnj.jus.br/inscricao-audiencia-publica-agenda-2030-ods-13-e-ods15.
Evento em versão on-line é oportunidade para conhecer as pesquisas desenvolvidas no Museu de Astronomia e Ciências Afins e avaliar os resultados dos trabalhos de iniciação científica dos graduandos.
Para divulgar e avaliar os resultados dos trabalhos de iniciação científica dos graduandos a partir de pesquisas vinculadas às diversas áreas de conhecimento do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), a Coordenação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) realiza nesta quinta-feira (13) a XXV Jornada de Iniciação Científica.
Com as mudanças provocadas pela pandemia do coronavírus, a edição do ano de 2020 se adapta para ser inteiramente on-line, com os bolsistas apresentando seus projetos previamente gravados e interagindo com o comitê avaliador externo, formado pelos professores Antonio Augusto Videira (UERJ), Martha Marandino (USP) e Rafael Zamorano (MHN). O encontro promoverá ainda uma homenagem à professora Guaracira Gouvea (1947 - 2020), em sua mesa de abertura que acontece às 10h.
Os interessados em acompanhar as apresentações podem participar na Sala Virtual, acessando por este link:
Para visualizar o Caderno de Resumos da XXV Jornada PIBIC, basta acessar este link http://www.mast.br/images/noticias/2020/agosto/caderno-de-resumos-pibic-2020.pdf
Programação:
10h - Abertura:
- Simone Rodrigues Elias (MAST), Marta de Almeida (Coordenadora do PIBIC), Antonio Augusto Passos Videira (UERJ), Martha Marandino (USP) e Rafael Zamorano (MHN).
10h15 - 25 anos PIBIC/MAST
- Andrea Costa MN e UNIRIO, e Fernanda Barbosa Reis PCI MAST.
10h30 - Educação e Ciência no Brasil: uma homenagem à profª. Guaracira Gouvêa.
- Carmem Irene C. de Oliveira - UNIRIO. - Apresentação de Vídeo da Coordenação de Educação em Ciências.
11h - Sessão de debates 1
- Andressa de Sousa Braz - A circulação e recepção da carta ao milionésimo 1922.
- Matheus Freire Silva Torres - Produção e circulação da carta ao milionésimo 1922.
- Yuri Costa Pinto Mariano - Documentação de acervo de objetos de C&T dos observatórios magnéticos de Vassouras e Tatuoca.
- Jackson Almeida de Farias - Estudo sobre editais de divulgação e popularização da ciência do CNPQ no período 2003-2015.
- Mateus Vieira Granja - A estrada de ferro D. Pedro II e as possibilidades de popularização de história da ciência.
- Nícollas Coêlho Brandão - A estrada de ferro D. Pedro II e as possibilidades de popularização de história da ciência.
12h - Almoço
14h - Sessão de debates 2
- Larissa Valiate Leal de Almeida
- Popularização da ciência e tecnologia a partir de instrumentos científicos de valor histórico do acervo do MAST.
- Taylan Sales Silva - Um olhar para o ensino de astronomia no Brasil: a divulgação da astronomia na colaboração museu-escola.
- Edmo Martins Melo - Dados para um estudo prosopográfico: narrativa sobre transformações vividas no conselho deliberativo do CNPQ em seus primeiros vinte anos.
- Tainah Gouvêa dos Santos - Recuperação, preservação e acesso à informação: o arquivo CNPQ e o Prosopon.
- Guilherme Villela Pereira - Observações astronômicas nas expedições demarcatórias de limites no século XVIII - a viagem dos instrumentos.
- Maria Eduarda Couto de Melo - As comissões de limites: viagens e circulação de saberes e demarcação territorial na Amazônia durante o século XVIII.
- Heitor Martins Guimarães - A fronteira na história da antropologia: acervo digital, céu Tikuna e sazonalidade.
- Lia Fernandes Peixinho - A história da antropologia Tikuna em coleções digitais.
15 h - Intervalo
15h10 - Sessão de debates 3
- Iara Barbosa do Nascimento - Um diagnóstico sobre a participação feminina na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.
- Núbia de Sousa Rodrigues - As instituições científicas na Exposição Internacional de Higiene e seu impacto na imprensa.
- Marcela Valverde Carvalho - Clima, saúde e espaço urbano.
- Bruno Felipe Monteiro Arruda - A constituição da astrofísica no Brasil.
- Letícia Maria Rodrigues de Melo Oliveira - Mulheres e astrônomas.
- Jéssica Maria da Silva - Estudo de conservação preventiva de documentos científicos e históricos.
- Maria Elena Venero Ugarte - Estudos de conservação preventiva de documentos científicos e históricos - termos e conceitos em diagnóstico de conservação e indicação de propostas de tratamento.
- Victor Hugo de Paula Capilé de Souza- Estudo de estratégias em educação de ciências em museus de ciência e tecnologia.
16 h - Encerramento
Esta edição celebra os 25 anos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica/CNPq no MAST. A Jornada é uma oportunidade de conhecer as pesquisas desenvolvidas nas diversas coordenações do MAST e avaliar os resultados dos trabalhos de iniciação dos graduandos. A iniciativa busca estimular a vocação científica, proporcionando aos estudantes com potencial talento científico a participação em projetos de pesquisa.
A Coalition for Epidemic Preparedness Innovations (CEPI) com apoio do Horizonte 2020 lança nova chamada de vacinas para Covid-19. Parceria global criada em 2017 com objetivo de desenvolver vacinas para evitar epidemias. A nova chamada está aberta até o final de setembro, mas as propostas serão avaliadas a cada três semanas para garantir o financiamento da pesquisa em tempo hábil.
A União Europeia co-financiou a chamada com 100 milhões de euros para apoiar o rápido desenvolvimento e a fabricação global de vacinas para Covid-19. O apoio da UE faz parte do compromisso de investir 1 bilhão de euros do programa de pesquisa e inovação da UE, Horizonte 2020, em pesquisas urgentemente necessárias para testar, tratar e prevenir a Covid-19.
Metade deste financiamento -50 milhões- já havia sido planejado no âmbito da parceria entre a Comissão e a CEPI. A quantia foi dobrada após o surto de coronavírus.
Confira a chamada em https://cepi.net/wp-content/uploads/2020/07/Call-text_COVID-19_CfP_C2ii_web.pdf
Ao longo dos anos, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) vem oferecendo uma série de atividades que despertam no público o interesse por temáticas da Astronomia, a exemplo de palestras, oficinas e observação do céu pela Luneta 21. Para ampliar esta ação, a Coordenação de Educação em Ciências do MAST desenvolve, desde 2018, o Curso de Astronomia para Visitantes, uma de atividade solicitada pelo público mais assíduo do Museu e que costuma esgotar todas as vagas de inscrição. Como tornou-se necessária a adaptação à nova realidade em tempos de combate ao novo coronavírus, a iniciativa vai migrar do auditório do MAST para a internet, criando uma oportunidade para alcançar um número maior de pessoas além do Rio de Janeiro. O novo formato do curso, que é totalmente grátis, vai estrear no Canal do MAST no YouTube - acessível pelo link https://www.youtube.com/channel/UCeN8E-sECPS7EqXUF9HY6cg - no próximo dia 17, às 17h, com um tema que celebra os 100 anos do grande debate com que iniciou a compreensão da imensa complexidade do Universo: Astrofísica Extragaláctica.
Este módulo on-line será realizado ao longo das segundas, quartas e sextas-feiras até o dia 31 de julho. Para quem estiver interessado basta preencher o Formulário de Inscrição, que está disponível pelo link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdvVPQrH91DOHcN35IH6iBJ5YIwpN6K7VHYktpbX8OO_75CMw/viewform .
O Curso de Astronomia para Visitantes deseja trazer neste módulo os conceitos que permitem entender como se estimam distâncias no Universo, a estrutura das galáxias, os métodos com que são analisadas, os estudos sobre as maiores estruturas do Universo - os aglomerados de galáxias - e sobre as mais energéticas e exóticas fontes de radiação observadas, as galáxias de núcleo ativo (AGNs), que contém no seu interior os buracos negros mais poderosos existentes.
Sobre o tema
A Astrofísica Extragaláctica é o estudo das grandes estruturas do Universo, que começou a partir desses debates e que não para de trazer descobertas inquietantes. As primeiras duas décadas do século XX foram um tempo de revoluções científicas sem precedentes, em todos os campos, desde a Matemática até a Antropologia. Em Astronomia, a classificação espectral de miles de estrelas se converteu também na opção de trabalho das primeiras mulheres astrônomas profissionais. A construção de telescópios cada vez mais potentes permitia enxergar objetos cuja existência nem era suspeitada no fim do século XIX. Em 1918, o astrônomo Heber Curtis, observando a "nebulosa" M87, identificou uma estrutura em forma de jato que literalmente rachava esta nebulosa, algo nunca antes visto, cuja natureza apenas se podia lançar hipóteses sem muitos fundamentos.
Em 1920, Curtis e o astrônomo Harlow Shapley participam de um intenso debate sobre um tema que gerava discussões desde o fim do século XVIII: O tamanho real da Via Láctea. Estabelecer ¿os limites da Galáxia¿ era um tema acirrado, que implicava em definir se todos os objetos observados faziam parte desta estrutura ou se estavam ligados a outras "grandes nebulosas". Os critérios para resolver esta discussão se transformaram em um dos episódios mais relevantes da ciência do século XX e se materializaram, poucos anos depois, na abertura de muitas janelas para observar o céu e para começar a entender o Universo como um ente em evolução e não como uma coisa estática.
Com projetos de curto prazo apoiados integralmente pelo UKRI, a Chamada é direcionada a projetos que abordem os impactos à saúde, sociais, econômicos, culturais e ambientais do surto de COVID-19 em países de baixa e média renda. As linhas temáticas a serem apoiadas incluem: Novas pesquisas ou inovações com uma trajetória de impacto em políticas ou práticas, com o potencial de fornecer uma contribuição significativa para o entendimento, resposta e recuperação da pandemia do COVID-19 no contexto do Brasil; Apoio à fabricação e / ou adoção em larga escala de uma intervenção com potencial significativo de impacto nos países em desenvolvimento; Reunião de dados e recursos críticos rapidamente para uso em repostas emergências ou mesmo como base para pesquisas futuras. Não há teto para a proposta, as quais serão avaliadas em fluxo contínuo. Pesquisadores que já sejam beneficiários de financiamentos do UKRI GCRF podem submeter propostas de redirecionamento de suas pesquisas atuais.
ESFORÇO GLOBAL EM PESQUISA DE SAÚDE PARA COVID-19 (GECO)
Chamada do Departamento Britânico de Saúde e Assistência Social (DHSC), por meio do Instituto Nacional para Pesquisa em Saúde (NIHR) e Conselho de Pesquisas Médicas (MRC), com financiamento do Fundo de Assistência ao desenvolvimento do Reino Unido (ODA). Tem como foco endereçar os impactos diretos e indiretos do Covid-19 em países de renda baixa e média, inclusive o Brasil (saúde mental, materna e neonatal, violência doméstica, etc). As grandes áreas de estudo são: o Epidemiologia o Gestão clínica o Prevenção de infecções e controle da proteção de profissionais de saúde o Ciências Sociais e Humanidades na resposta à epidemia. Pesquisadores brasileiros devem possuir vínculo ativo com organização de pesquisa ou Ensino superior constituída no Brasil. O valor destinado é de £1 Milhão, sendo que a proposta cobrirá 100% dos custos econômicos para os investigadores principais de países de renda baixa e media. Os projetos estarão sujeitos às regras do UKRI.
Maiores informações:
- UKRI GCRF/Newton Fund Agile Response call to address COVID-19: cv19researchinnovation@ukri.org e GCRFCV19@ukri.org
- Global Effort on COVID-19 (GECO) Health Research: geco@nihr.ac.uk
- Universities UK-Busca de parceiros no Reino Unido https://www.universitiesuk.ac.uk/International/funding-and-opportunities/Pages/newton-fund.aspx
LINKS DAS CHAMADAS
https://www.ukri.org/funding/funding-opportunities/ukri-gcrf-newton-fund-agile-response-call-to-address-covid-19/¡ Global Effort on COVID-19 (GECO) Health Research
https://www.ukri.org/funding/funding-opportunities/global-effort-on-covid-19-geco-health-research/
https://www.ukri.org/research/coronavirus/submit-your-research-and-innovation-proposals1/ (todas as chamadas UKRI abertas em Covid-19).
O IRD recebe de 1 de julho a 31 de julho inscrições para seu processo seletivo ao doutorado em Radioproteção e Dosimetria, nas áreas de concentração em Biofísica das Radiações, Física Médica, Metrologia e Radioecologia. Todo o processo seletivo será realizado em formato virtual, no mês de agosto, utilizando plataforma de videoconferência .
É preciso preparar um projeto de pesquisa e encaminhar toda a documentação exigida no edital para o e-mail mailto:processoseletivo@ird.gov.br. No site do ensino, os candidatos podem encontrar uma lista de potenciais orientadores e linhas de pesquisa.
O exame de seleção é composto por provas de proficiência em língua inglesa (10/08) e conhecimentos específicos (11/08), apresentação do projeto e entrevista (17 e 18/08), além de análise de currículo. A divulgação do resultado final está prevista para o dia 21 de agosto e o início das aulas para 1 de setembro.
O Programa de Doutorado em Radioproteção e Dosimetria do IRD dispõe anualmente de cotas de bolsas de estudo oferecidas por órgãos de fomento como Capes, além da própria CNEN. Bolsas serão oferecidas aos candidatos seguindo-se a ordem de classificação final do processo seletivo.
Edital disponível em http://moodle.ird.gov.br/ensino/images/editais-pdf/editaldoutorado%2022020.pdf
O edital é destinado a pesquisadores doutores interessados em desenvolver projetos de pesquisa com base no acervo da FBN. A escolha do tema do projeto é livre. Receberão bônus na avaliação, no entanto, projetos que se enquadrem nas seguintes áreas: 1- Bicentenário da independência do Brasil 2- Ciência da Informação e Patrimônio Cultural 3- Filologia e Literaturas 4- História e Memória Não é necessário residir na cidade do Rio de Janeiro para concorrer à seleção. Maiores informações sobre o Programa Nacional de Apoio à Pesquisa/2020 podem ser obtidas no portal da Fundação Biblioteca Nacional: https://www.bn.gov.br/edital/2020/edital-programa-nacional-apoio-pesquisa-biblioteca-nacional
A Fundação FUNAGIB foi estabelecida em 2015 por iniciativa de seu fundador, Prof. Nagib Nassar, graças ao aproveitamento do prêmio Kuwait da KFAS (Kuwait Foundation for the Advancement of Science), recebido por ele em reconhecimento ao seu trabalho de melhoramento da mandioca.
A FUNAGIB tem por objetivo incentivar trabalhos que, de forma inovadora, melhoram a cultura alimentar da mandioca e, com este intuito, oferece 2 (duas) bolsas de valor R$20.000 cada um destinadas a avaliar cultivares melhoradas da mandioca lançadas pela UnB. A avaliação será conduzida em estado de Amazonas e estado de Pernambuco.
Condições gerais:
1. Os pesquisadores candidatos devem pertencer aos institutos de pesquisa ou da extensão desses dois estados.
2. O (A) candidato (a) deverá apresentar um plano de seu trabalho em 3 (três) anos, mostrando:
a) Propagação por cultura de tecidos;
b) Métodos da avaliação para produtividade de raízes e parte aérea, conteúdo de amido nas raízes, teor de HCN nas raízes e parte aérea, potencialidade de uso de raízes e parte aérea em alimentação animal e de uso de farinha de folhas em alimentação humana particularmente merenda escolar.
3. A data final de apresentar propostas dia 15 de Julho e o resultado em 30 de Julho 2020;
4. Os contatos : e-mail: mailto:michele.funagib@gmail.com e copiado para mailto:nagibnassar@geneconserve.pro.br
5. Mais detalhes podem ser obtidos no site da FUNAGIB http://funagib.geneconserve.pro.br/e http://www.geneconserve.pro.br/
O programa Academia-Industry Training visa conectar pesquisadores-empreendedores com a indústria para desenvolver aplicações de mercado a partir de pesquisas de alto nível. O AIT também estimula a cooperação entre pesquisadores internacionais para compartilhar melhores práticas, compreender novos mercados, desenvolver novas soluções e criar sinergias.
O principal objetivo é preparar pesquisadores com projetos viáveis para entrada em mercados e induzir o espírito empreendedor e habilidades relevantes para que eles levem suas pesquisas dos laboratórios para o mercado. Além disso, os programas buscam incentivar a colaboração internacional e pensar "além das fronteiras".
O programa oferece uma forte introdução ao empreendedorismo, apresentando oficinas de redação de planos de negócios, cenários de entrada no mercado, estratégia de financiamento e aulas de pitching, bem como um profundo entendimento das oportunidades de mercado brasileiras e suíças, através de visitas às principais instituições dos dois países, participando de conferências e focando em eventos de networking para potencializar o contato entre os representantes suíços e brasileiros.
Oportunidades para os pesquisadores participantes AIT:
- Ampliar o reconhecimento de seus projetos de inovação
- Conectar-se com pesquisadores de alto nível em suas áreas na Suíça e no Brasil.
- Desenvolver um melhor entendimento do ecossistema industrial e estabelecer conexões e estimular primeiras parcerias no mercado brasileiro.
- Acessar uma ampla rede de parceiros, mentores e especialistas dosetor e desenvolver ferramentas e habilidades para avaliar a aplicação de suas pesquisas.
- Melhorar a aplicação no mercado, validando ideias com colegas, especialistas e clientes em potencial.
- Estabelecer contato com pesquisadores e empreendedores com experiência semelhante para aprender como eles transformaram suas pesquisas em produtos de mercado de alta qualidade e aprender sobre práticas de negócios.
- Serem pioneiros em uma comunidade de pesquisadores brasileiros e suíços.
O AIT é uma iniciativa da swissnex Brazil e da University of St. Gallen (HSG), em colaboração como o CNPq e MCTIC. Maiores informações sobre o processo seletivo encontram-se em https://www.swissnexbrazil.org/noticias/academia-industry-training-2020-inscricoes-abertas/
Estão abertas as inscrições para uma (01) bolsa FAPESP de pós-doutorado para o Projeto Temático: "Interações abelha-agricultura: perspectivas para a utilização sustentável".
Os interessados devem solicitar o Edital completo pelo e-mail rfo@usp.br (com cópia para tematicolepse@gmail.com) antes da inscrição.
Mais informações sobre a oportunidade está no site:
http://fapesp.br/oportunidades/interacoes_abelhaagricultura_perspectivas_para_a_utilizacao_sustentavel/3565/Os candidatos devem enviar sua documentação até o dia 05 de Maio de 2020, via correio eletrônico (e-mail) para rfo@usp.com (Prof. Dr. Ricardo Ferraz) com cópia para tematicolepse@gmail.com com o assunto BOLSA PÓS-DOC FAPESP/TEMÁTICO. Favor solicitar confirmação de leitura. O processo de seleção será baseado na análise dos documentos descritos no Edital.
O bolsista irá atuar no Laboratório de Estudos de Plantas Sob Estresse (LESPE) do Departamento de Ciências Biológicas da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" (ESALQ/USP), campus Piracicaba, sob a supervisão do professor Dr. Ricardo Ferraz de Oliveira.
O bolsista será responsável por realizar experimentos para a) registrar e comparar o padrão de sinais elétricos gerados, por meio dos métodos extracelular e intracelular, em plantas de tomateiro durante o estágio reprodutivo na presença ou ausência de polinizadores e b) avaliar a interação entre as plantas de tomateiro e as diferentes espécies nativas de abelhas após a exposição a doses subletais de inseticidas.
Além disso, as atividades dos bolsistas de pós-doutorado no LEPSE/USP incluem dedicação intensiva a um plano de trabalho individual centrado no projeto de pesquisa, colaboração com outros projetos em andamento, participação em reuniões científicas regulares, elaboração de manuscritos e disseminação de resultados de pesquisas em eventos científicos.
A bolsa terá duração de dois anos, sendo o valor mensal de R$ 7.373,10 à ser pago diretamente ao bolsista pela FAPESP.
Estão abertas as inscrições para a seleção do Curso de Doutorado em Engenharia Química, turma 2020.2, na Área de Concentração Processos Químicos e Bioquímicos, para preenchimento de até 6 (seis) vagas, distribuídas entre as linhas de pesquisa do Programa (Sistemas Reacionais, Sistemas de Separação e Analise e Desenvolvimento de Processo. Poderão inscrever-se portadores de diplomas de graduação ou mestrado em Engenharia Química e áreas afins obtidos em Curso de Graduação reconhecidos pelo MEC e em Programas de Pós-Graduação reconhecidos pela CAPES.
O candidato deverá preencher o formulário eletrônico disponível no site http://www.si3.ufc.br/sigaa/public (aba processos seletivos stricto sensu) e carregar um arquivo formato PDF contendo a documentação relacionada no item "DOCUMENTAÇÃO PARA INSCRIÇÃO" deste edital.
Mais informações sobre o processo de seleção deve ser consultado na página do programa.
O Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) torna pública a Seleção de Bolsas no Programa de Capacitação Institucional (PCI). Serão disponibilizadas cinco bolsas para especialistas que contribuam para a execução de projetos de pesquisa, visando a apoiar os Programas de Pesquisa do MAST.
As inscrições vão até o dia 10 de junho e devem ser encaminhadas exclusivamente pelo e-mail chamada1pci2020@mast.br, utilizando o Formulário de Inscrição (https://mail.google.com/mail/u/1/#inbox/WhctKJVrBBlwXDzHlmWzMXpnfWFrHNWHsxRsVxGwDzzzXmMfrWFtwTqffNTXVqHPqQkgnLb ).
O candidato também deve enviar uma carta de apresentação, justificando o interesse em trabalhar no MAST, especialmente, na área e no tema escolhidos, assim como um relato sobre a sua experiência com pesquisa. Para conhecer mais detalhes do edital e o quadro de vagas e em aberto nesta chamada, o interessado deve acessar o link http://www.mast.br/images/noticias/2020/maio/pci-edital-01-2020.pdf .
Cronograma:
Fases Datas
Lançamento da Chamada 25/05/2020
Prazo para impugnação da Chamada 27/05/2020
Data limite para submissão das inscrições 10/06/2020
Julgamento 17/06/2020
Divulgação do Resultado preliminar do julgamento 17/06/2020
Prazo para recurso administrativo do resultado preliminar 19/06/2020
Divulgação Final das candidaturas aprovadas 22 /06/2020
Prazo final de inserção de escolhidos na plataforma CNPq 05 /08/2020
Sobre o PCI
O programa do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) visa a apoiar a execução de projetos de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação, no âmbito das Unidades de Pesquisa e Organizações Sociais deste Ministério, por meio da concessão de bolsas de pesquisa que possibilitam a atração de profissionais e especialistas com perfis e níveis de formação diversos, desde o ensino médio técnico até o pós-doutorado.
As bolsas são oferecidas em diferentes categorias e níveis, dependendo da formação do bolsista, e são operacionalizadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, com base em recursos do orçamento do MCTIC.
Fonte: Comunicação do Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST).
A Fundação FUNAGIB foi estabelecida em 2015 por iniciativa de seu fundador, Prof. Nagib Nassar, graças ao aproveitamento do prêmio Kuwait da KFAS (Kuwait Foundation for the Advancement of Science), recebido por ele em reconhecimento ao seu trabalho de melhoramento da mandioca.
A FUNAGIB tem por objetivo incentivar trabalhos que, de forma inovadora, melhoram a cultura alimentar da mandioca e, com ste intuito, oferece 2 (duas) bolsas de valor R$ 20.000 cada um destinadas a avaliar cultivares melhoradas da mandioca lançadas pela UnB. A avaliação sera conduzida em estados Mato Grosso e Pará.
Condições gerais:
1. Os pesquisadores candidatos devem pertencer aos institutos de pesquisa ou da extensão desses dois estados.
2. O (A) candidato (a) deverá apresentar um plano de seu trabalho em 3 (três) anos, mostrando métodos da avaliação para: produtividade de raízes e parte aérea, conteúdo de amido nas raízes, teor de HCN nas raízes e parte aérea, potencialidade de uso de raízes e parte aérea em alimentação animal , e, de use farinha de folhas em alimentação humana particularmente merenda escolar.
3. A data final de apresentar propostas dia 15 de Junho e o resultado em 30 de Junho 2020
4. Os contatos : e-mail: michele.funagib@gmail.com e copiado para nagibnassar@geneconserve.pro.br
Para mais informações, acesse o site FUNAGIB: http://funagib.geneconserve.pro.br e http://www.geneconserve.pro.br