Relatório de pesquisa

Com o objetivo de atender ao princípio da transparência do uso dos recursos públicos pelo Governo Federal, o CNPq disponibiliza os relatórios de pesquisa apoiados com recursos financeiros por meio de suas chamadas públicas.

Trata-se, por um lado, de uma prestação de contas à sociedade dos recursos envolvidos no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e, por outro, da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas apoiados pelo CNPq.

Os resumos disponibilizados neste espaço foram redigidos pelos pesquisadores, por solicitação do CNPq, em uma linguagem cidadã, ou seja, em linguagem que possa ser entendida por aqueles que não são cientistas.

O texto contido nos resumos dos projetos é de inteira responsabilidade do pesquisador e envolve um esforço de popularizar a ciência para o público leigo.

A busca poderá ser realizada de várias formas e fica a critério do interessado utilizar palavra-chave, área do conhecimento, por título da pesquisa, por área do conhecimento, Unidade da Federação, nome do pesquisador, entre outras.

  • Coordenador: Clistenes Williams Araujo do Nascimento
    Currículo
    Área:Química do Solo

    Período de 01/03/2018 a 28/02/2019

    Solos de manguezal contaminados por mercúrio podem trazer sérios impactos ao ambiente devido à persistência e não biodegradabilidade do metal, associada aos processos de metilação e biomagnificação ao longo da cadeia trófica. Os solos de manguezal do Rio Botafogo destacam-se por apresentar um dos teores de mercúrio mais elevados da região costeira do Brasil, resultante de contaminação de resíduos de indústria de soda-cloro. Baseado neste cenário, este relatório de atividades teve como objetivo descrever as atividades realizadas, bem como apresentar e discutir os principais resultados alcançados, englobando a determinação dos teores de Hg nos compartimentos mineral/orgânico de perfis de solos de manguezal do Rio Botafogo; a avaliação da contaminação por Hg em matrizes biológicas; a verificação do uso de indicadores biológicos capazes de predizer o status de poluição por Hg. Foram coletados 8 perfis de solo (0-50 cm) em dois períodos (seco e chuvoso) obedecendo o gradiente de concentração de Hg e sob as duas principais espécies vegetais predominantes no local: Rhizophora mangle e Laguncularia racemosa. Foram determinados os teores de Hg total, Hg solúvel em água, Hg solúvel em ácido estomacal, Hg organo quelatado, Hg elementar e Hg ligado à sulfetos, bem como as variáveis pH, Eh, CE, matéria orgânica e granulometria nas seções de 0-4, 4-8, 8-12, 12-16, 16-20, 20-30, 30-40 e 40-50 cm referentes ao período seco. Para investigar os impactos da contaminação por Hg no ecossistema, foram determinados os teores totais de Hg em plantas e ostras, além da avaliação da microbiota associada ao ciclo do S.

    manguezais metal pesado Poluição bactérias ciclagem de nutrientes metagenômica
  • IFIND.CLICK

    Coordenador: Anselmo Cruz Lopes
    Currículo
    Área:Software Básico

    Período de 01/02/2018 a 31/07/2019

    O projeto ifind.click é um Marketplace de Beleza e Bem Estar que faz a conexão/intermediação entre o Cliente e o Prestador de Serviço com atendimento Delivey domiciliar.O Cliente faz a seleção do serviço desejado, escolhe o dia/hora, informa onde será feito o serviço, paga por cartão de crédito e debito e avalia o profissional. Estamos em operação em São Luis o Maranhão com pretensão e expansão para outros estados.

  • Engenharia de Sistemas e Computação

    Coordenador: Guilherme Horta Travassos
    Currículo
    Área:Metodologia e Técnicas da Computação

    Período de 11/04/2021 a 30/06/2024

    Este projeto se refere a concessão de bolsas de mestrado em computação para o Programa de Engenharia de Sistemas e Computação da Coppe/UFRJ. Bolsas de mestrado são essenciais para a formação de recursos humanos especializados em várias áreas. Elas desempenham um papel crucial na inovação de produtos, processos e políticas públicas, além de serem vitais para a difusão e transferência do conhecimento, impactando positivamente no avanço do estado da arte na área do conhecimento. A formação de pessoal qualificado prepara futuros líderes e especialistas na área de Computação, que continuarão a contribuir para o avanço do conhecimento. Esses fatores combinados ajudam a impulsionar a inovação e o desenvolvimento tecnológico, beneficiando não só a academia, mas também a indústria e a sociedade como um todo.

    Sistemas de Computação Teoria da Computação Ciência da Computação Matemática da Computação Metodologia e Técnicas de Computação
  • VÍRUS DO TUMOR MAMÁRIO (MMTV): IMPLICAÇÕES NA PATOGENESE DO CANCER DE MAMA

    Coordenador: Marla Karine Amarante
    Currículo
    Área:Virologia

    Período de 18/11/2014 a 30/11/2017

    O câncer de mama é uma doença complexa, heterogênea, cuja evolução depende da interação tumor-hospedeiro. Este tipo de câncer ocorre quando as células mamárias começam a crescer descontroladamente, podendo assim invadir tecidos próximos ou promover metástases. O vírus do tumor mamário de camundongos (MMTV) tem sido sugerido como candidato a etiologia viral do câncer de mama. Recentemente, a identificação da sequência do MMTV e do vírus do tumor mamário humano (MMTV-like) tem suportado a teoria da origem viral. É conhecido que, nos cânceres associados a vírus, as células tumorais podem exibir antígenos virais e, como resultado, apresentaria um alvo em potencial, sendo possível o desenvolvimento de tratamentos para o câncer de mama. Os resultados podem elucidar evidências sobre um potencial efeito clínico da infecção pelo MMTV para o câncer de mama, e desta forma, auxiliar o planejamento terapêutico visando contribuir para a prática clínica.

    câncer de mama resposta imune MMTV
  • Oficina de Física Experimental Utilizando-se de Instrumentação Eletrônica

    Coordenador: James Alexandre Baraniuk
    Currículo
    Área:Circuitos Eletrônicos

    Período de 13/11/2012 a 10/02/2014

    Neste projeto foram desenvolvidos kits para a realização de experimentos em física no ensino médio. Para a confecção dos kits utilizou-se a placa do Arduíno, que é uma plataforma em hardware livre com uma grande quantidade de tutoriais e roteiros de projetos disponíveis na internet. Foram desenvolvidos kits para a realização de experimentos envolvendo: Movimento Retilíneo Uniforme; Movimento Retilíneo Uniformemente Acelerado; Lançamento de Objetos; Termometria; e Pêndulo. Utilizando-se dos kits desenvolvidos, realizamos oficinas experimentais para os estudantes do primeiro e segundo ano de um colégio de ensino médio em Curitiba, sendo que aproximadamente 400 estudantes participaram das atividades. As atividades foram desenvolvidas e conduzidas por um professor de engenharia elétrica, dois professores de física do ensino médio, sendo um bolsista do CNPq e o outro atuando como voluntário, um estudante de engenharia e cinco estudantes do ensino médio, sendo dois bolsistas do CNPq e três bolsistas voluntários. Além das oficinas, 40 estudantes do colégio do ensino médio realizaram uma visita a curso de engenharia elétrica da UFPR, assistindo a palestras e acompanhando a apresentação de projetos dos estudantes da graduação. Um vídeo com o resumo dos resultados das oficinas pode ser visualizado em http://youtu.be/hqk5Afmoie0 . Entendemos que os kits desenvolvidos são de baixo custo, são de fácil reprodução e podem ser reproduzidos e utilizados por outras escolas do ensino médio que tenham interesse na realização de atividades de laboratório de física experimental. Observamos neste projeto que estas atividades experimentais motivaram aos estudantes para o estudo das ciências, despertando também o interesse pela carreira de engenharia.

  • Coordenador: Maria Imaculada Zucchi
    Currículo
    Área:Fitotecnia

    Período de 01/04/2017 a 31/03/2018

    O projeto proposto teve como principal foco ampliar os estudos sobre a conservação genética de populações do palmiteiro sob o aspecto de caracterização das populações desta espécie em diferentes gradientes altitudinais. Esta análise foi feita com marcadores genéticos de nova geração. Dessa forma pudemos relacionar marcas que nos leva ao melhor entendimento de sua estrutura populacional das populações no contexto adaptativo desta espécie chave.

    Palmiteiro genômica Exom capture
  • VISITA, ESTÁGIO, CURSO ou INTERCÂMBIO

    Coordenador: Débora Deliberato
    Currículo
    Área:Educação Especial

    Período de 08/12/2014 a 07/04/2015

    Hoje existe a necessidade dos profissionais da Educação Especial, Educação Inclusiva e da área da Saúde entenderem o processo de aquisição e desenvolvimento da linguagem de crianças e jovens comunicadores auxiliados (pessoas com deficiência que utilizam sistemas pictográficos). O estudo em desenvolvimento e as atividades realizadas durante a visita técnica à Universidade de Oslo (estudo da tarefa de produção 6) permitem ampliar as ações nas escolas (envolvendo professores, alunos com e sem deficiência, entre outros) e, favorecem a sistematização dos programas de reabilitação (envolvendo diferentes profissionais da saúde e as famílias das crianças e jovens com deficiência).

    Comunicação alternativa Inclusão linguagem Educação Especial
  • DETOX: UM SISTEMA MÉDICO FOLK NA INTERNET

    Coordenador: Kenneth Rochel de Camargo Junior
    Currículo
    Área:Saúde Pública

    Período de 01/06/2017 a 31/03/2021

    A ideia de que é necessário (e possível) retirar "toxinas" do corpo ganhou força na internet e é divulgada por inúmeros veículos, tendo criado todo um mercado para produtos "detox", ainda que sem nenhuma base científica que a sustente. Observando os fluxos de informação nas plataformas de interação social é possível verificar como "bolhas" de informação se formam, criando um sistema de pensamento fechado, que dificulta a tarefa de desmentir as ideias errôneas propagadas sobre o tema.

    epistemologia representações sociais internet “Detox”
  • XVIII Workshop de Genética

    Coordenador: Erick da Cruz Castelli
    Currículo
    Área:Genética Humana e Médica

    Período de 06/11/2017 a 30/11/2018

    O workshop de genética é um evento que acontece anualmente no Instituto de Biociências de Botucatu, da Unesp. Neste evento, alunos brasileiros que tenham interesse pela área de genética tem a oportunidade de: a)conhecer os laboratórios de pesquisa da UNESP, os professores responsáveis por esses laboratórios e quais são as pesquisas que estão em desenvolvimento; b)atualizar-se na área de genética, por meio de aulas ministradas por pesquisadores nacionais e internacionais; c)adquirir novos conhecimentos por meio de cursos oferecidos pelos alunos de pós-graduação; d)apresentar seus trabalhos para avaliação e discussão com professores da Unesp. Em 2018 ocorreu a 18a. versão desse evento, com participação de 168 pessoas (entre alunos de graduação, pós-graduação e ensino básico), de 7 estados do Brasil. O tema central do evento foi [Tecnologias moleculares sob a perspectiva evolutiva], com discussões sobre diferentes métodos de análise de DNA e de genomas, e como estas análises podem contribuir para o entendimento da evolução de plantas e animais (incluindo o homem).

  • Fabricação e Validação de Protótipo de um Microinversor e um sistema de Monitoramento com Tecnologia Nacional

    Coordenador: Felipe de Oliveira de Araujo
    Currículo
    Área:Sistemas Elétricos de Potência

    Período de 01/02/2018 a 31/07/2019

    É claro que o maior potencial de clientes no Brasil para energia solar fotovoltaica é residencial, que poderia ter um crescimento muito mais rápido. Acontece que a instalação de sistemas fotovoltaicos não era considerada viável para consumidores que consumiam menos de 400 kWh. Isto se deve ao fato da potência mínima dos inversores existentes convencionais. Com esse projeto foi possível que a NEXSOLAR concluir o desenvolvimento de um protótipo de um microinversor nacional chamado NX300 com o objetivo de tornar-se a única empresa a atender um mercado de cerca de 22 milhões de unidades residenciais que exigem inversor com potência menor que 1,5 kW. Nossa proposta de valor é trazer ao mercado o primeiro microinversor de 0,25 kW com tecnologia nacional certificado pelo INMETRO de baixo custo que tenha financiamento e código Finame. Além disso, o NX300 agrega uma solução única de monitoramento de baixo custo, funcionando via bluetoofh. O NX300 (nome comercial) tem seu firmware e hardware patenteado com o código BR512019000050-1 e BR2019000656-6 protocolado no INPI. O módulo de hardware é constituído por um buck com controle histerético (80 a 200 kHz), um multiplicador de tensão, ponte inversora, e um módulo de filtro e proteção. Por utilizar uma topologia inovadora de controle de um ASIC o NX300 minimiza a quantidade de componentes discretos. Enquanto um microinversor convencional tem em torno de 595 componentes o NX300 possui menos que 159 componentes discretos.O protótipo do NX300 foi concluído e projetado. Um teste com o circuito real foi instalado em Campo Grande ? MS. Comparando o circuito projetado com um microinversor comercial. Resultado do monitoramento por 6 meses indicam que o microinversor projetado pode gerar cerca de 6% mais de energia.

    Eletrônica Sistemas Fotovoltaicos Microinversores
  • Mostrando 1 - 10 de 65072 resultado(s).
  • Página: 
  • Primeiro 
  • Anterior 
  • Próximo 
  • Último