Relatório de pesquisa

Com o objetivo de atender ao princípio da transparência do uso dos recursos públicos pelo Governo Federal, o CNPq disponibiliza os relatórios de pesquisa apoiados com recursos financeiros por meio de suas chamadas públicas.

Trata-se, por um lado, de uma prestação de contas à sociedade dos recursos envolvidos no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e, por outro, da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas apoiados pelo CNPq.

Os resumos disponibilizados neste espaço foram redigidos pelos pesquisadores, por solicitação do CNPq, em uma linguagem cidadã, ou seja, em linguagem que possa ser entendida por aqueles que não são cientistas.

O texto contido nos resumos dos projetos é de inteira responsabilidade do pesquisador e envolve um esforço de popularizar a ciência para o público leigo.

A busca poderá ser realizada de várias formas e fica a critério do interessado utilizar palavra-chave, área do conhecimento, por título da pesquisa, por área do conhecimento, Unidade da Federação, nome do pesquisador, entre outras.

  • Estudos de performance como estudos de software: selfies como performances mediadas

    Coordenador: Sandra Portella Montardo
    Currículo
    Área:Teoria da Comunicação

    Período de 01/06/2017 a 31/12/2020

    A pesquisa contribuiu para a discussão sobre selfies como performances mediadas no Instagram, propondo um enquadramento para a interpretação do conceito de performance a partir dos Estudos de Plataforma. O projeto realizou um levantamento do estado da arte sobre selfies que foi integrado na publicação da primeira, e única até então, coletânea sobre o tema no Brasil. Um questionário sobre usos de selfies foi aplicado com usuários heavy users da prática no Instagram (26). Para isso, foi realizado um nivelamento de conceitos propostos fora do escopo da Comunicação Digital (performance) em tensionamento com objeto empírico em questão (selfies no Instagram), que gerou os 3 eixos de perguntas: motivação para postagem (performance), Instagram (visibilidade) e selfies (compartilhamento). Em linhas gerais, selfies como performances mediadas consistem em uma imagem de si, modificada digitalmente ou não, tiradas em momentos ordinários e extraordinários na vida das pessoas, que deve se tornar visível por meio de estratégias de compartilhamento compatíveis com os imperativos tecnológicos, comerciais e regulatórios impostos pelo Instagram (e que podem incluir aplicativos externos à plataforma), cujas motivações para postagem são, via de regra, pautadas pelos efeitos de interação com os seguidores de quem a posta. Observa-se, com isso, a força do aspecto conversacional das selfies que é expresso por meio de uma série de práticas quando se considera as que são postadas no Instagram. A performance de uma autoestima elevada assume a forma de fotos em que os usuários se consideram bonitos e que aparentam bem-estar, ainda que às custas de recursos de edição, e que são distribuídas mediante uma série de recursos proporcionados pela plataforma. Selfies são as fotos que angariam mais engajamento juntos aos seguidores, sugerindo um ciclo recursivo entre os usuários, as selfies e a plataforma Instagram, validado por meio de aspectos que expressam aprovação (likes, comentários e views).

  • Relação entre maus-tratos na infância, fatores cognitivos, emocionais e sociais e o tratamento do câncer de mama

    Coordenador: Rodrigo Grassi-Oliveira
    Currículo
    Área:Psicologia Cognitiva

    Período de 04/12/2015 a 31/12/2017

    Em suma, observa-se que existem diversas evidências na literatura sobre a relação entre a vivência dos maus-tratos infantis e alguns desfechos dentro do tratamento para o câncer de mama. A reação traumática do diagnóstico se mostra diferente para àquelas mulheres que sofreram os maus-tratos na infância, o que nos faz pensar na necessidade de explorar melhor esta relação priorizando estratégias de prevenção e de cuidado adequadas. Ressalta-se algumas limitações da pesquisa como o número pequeno de participantes, a dificuldade de aplicação de todos os instrumentos em todas as participantes e a impossibilidade de realizar um acompanhamento dos casos avaliados e seus desfechos frente aos tratamentos. Contudo, reforça-se o entusiasmo em explorar esta temática dentro do contexto brasileiro e se espera que a partir desta iniciativa possam surgir novas pesquisas unindo a relação entre estresse precoce e o tratamento do câncer de mama, visando melhores práticas e maiores descobertas sobre os mecanismos subjacentes.

  • Evolução do Processo de Filme Fino Polimérico em Silício para Circuitos Ópticos Integrados

    Coordenador: Júlio César Rodrigues Fernandes de Oliveira
    Currículo
    Área:Sistemas de Telecomunicações

    Período de 05/02/2015 a 28/02/2018

    O projeto tem como objetivo a implantação, adaptação, pesquisa e desenvolvimento de processos industriais de síntese de polímeros e de processamento de wafers para a fabricação de dispositivos ópticos integrados usando a tecnologia de filme fino de polímero sob silício. Essa tecnologia apresenta alto grau de inovação, permitindo a modulação de sinais com altas taxas de transmissão com redução de tamanho dos dispositivos produzidos. Trata-se de uma tecnologia única com alto grau de diferenciação no mercado, gerando uma vantagem competitiva para a empresa. Estes processos serão utilizados na fábrica de dispositivos ópticos da BrPhotonics em construção na cidade de Campinas SP.

    Dispositivos Ópticos Fotônica em Silício Comunicações Ópticas Fotônica Integrada Filmes Finos Poliméricos
  • Redes de Investigação Docente na Escola e na Universidade: processos de documentação narrativa de experiências pedagógicas inovadoras

    Coordenador: Aline Machado Dorneles
    Currículo
    Área:Ensino-Aprendizagem

    Período de 27/09/2022 a 30/09/2024

    Apresenta-se os resultados do projeto de pesquisa intitulado Redes de investigação docente na escola e na universidade: processos de documentação narrativa de experiências pedagógicas inovadoras. Um trabalho centrado em fomentar coletivos de professores universitários, professores da educac¿a¿o ba¿sica e estudantes da universidade visando realizar espaços de qualificac¿a¿o e formação profissional. A proposta integrou 2 universidades públicas em redes de investigação-formação docente, a Universidade Federal do Rio Grande - FURG, localizada no extremo sul do Brasil, e a Universidade do Estado da Bahia ? UNEB, localizada na cidade de Salvador. O trabalho integrado proporcionou fortalecer os processos de integrac¿a¿o entre a escola e a universidade a partir do desenvolvimento científico, tecnológico e inovador promovido na América Latina.Destaca-se aqui duas redes de formação docente brasileiras sob coordenação das instituições parceiras desse projeto. A Rede de Investigação na Escola (RIE) e a Rede de Formação Docente: narrativas e experiências (Rede Formad). As presentes redes promovem ações de pesquisa, extensão e ensino na formação docente integrando um conjunto de instituições de ensino no Brasil, com o intenso trabalho de promover a divulgação das práticas pedagógicas realizadas na Escola e na Universidade, a partir da escrita, leitura e reescrita de relatos de experiências como modo de incentivar a autoria do coletivo de professores que integra as presentes redes.Diante disso, as propostas de trabalho, nas modalidades de Pós-doutorado no Exterior (PDE) e de Doutorado Sanduíche no Exterior (SWE), que integram esse projeto de pesquisa buscou aprofundar os estudos das redes de investigação-formação docente, da pesquisa narrativa e, principalmente, estudos e experiências com o dispositivo de documentação narrativa das experiências pedagógicas nas escolas vinculadas às redes de formação na Universidade de Buenos Aires e as instituições brasileiras parceiras.

    investigação narrativa experiências pedagógicas formação docente inovação documentação narrativa
  • SUPLEMENTAÇÃO COM PROTEÍNA NÃO DEGRADÁVEL PARA NOVILHAS LEITEIRAS E O SEU EFEITO SOBRE O DESEMPENHO, DESENVOLVIMENTO DA GLÂNDULA MAMÁRIA E PARÂMETROS DIGESTIVOS

    Coordenador: Marcos Inácio Marcondes
    Currículo
    Área:Exigências Nutricionais dos Animais

    Período de 01/06/2017 a 31/07/2020

    Experimentos de avaliação de proteínas com uso simultâneo de novilhas pré-púberes e púberes são escassos. Este estudo teve como objetivo examinar a utilização de proteína não degradável no rúmen (38, 44, 51 e 57% da PB da dieta) para novilhas antes ou após a puberdade. Um nível de 51% de proteína não degradável no rúmen melhorou o ganho de peso e a eficiência alimentar de novilhas pré-púberes e púberes. A proporção de gordura na glândula mamária foi maior nas novilhas pré-púberes, mesmo com taxas de crescimento moderadas.

    pré-púbere proteína metabolizável púbere consumo
  • Coordenador: Itamar Soares de Melo
    Currículo
    Área:Microbiologia Agrícola

    Período de 01/03/2016 a 28/02/2017

    O cultivo do morangueiro (Fragaria × ananassa Duchesne) tem importante papel socioeconômico para pequenos e médios agricultores, devido à alta lucratividade. Entretanto, a incidência de pragas é um dos maiores desafios para cultura. A lagarta-da-coroa Duponchelia fovealis vem se destacando como praga-chave do morangueiro. Essa mariposa foi registrada no Brasil em 2010 e sua ocorrência já foi reportada em quatros estados brasileiros.Nesse contexto, o estudo de actinobactérias vem ganhando interesse devido a seu potencial para o controle de pragas, sua capacidade entomopatogênica pode estar ligada a síntese de diversos metabólitos. A exploração da diversidade presente em ambientes extremos tem elevado potencial para desenvolvimento de novos produtos. Portanto, para viabilizar o controle biológico natural de pragas a seleção de isolados que possam ser empregados como ingrediente ativo de novos bioinseticidas torna-se imprescindível. Para isso foi investigada a capacidade das actinobactérias em suspensão circular pelos vasos condutores da planta e as lagartas de D. fovealis alimentarem-se de folha de morangueiro. Ao ingerir a bactéria produtora de metabólitos secundários com atividade inseticida as lagartas apresentaram diferentes níveis de susceptibilidade. Os isolados de actinobactéria que se destacaram foram selecionados devido à mortalidade sobre larvas de 1º instar e ovos de D. fovealis. O controle nas fases iniciais impede o desenvolvimento dos insetos e consequentemente quedas na produção da cultura além de serem mais suscetíveis ao controle. As actinobactérias têm sido reportadas por ser fonte de enzimas importantes biologicamente incluindo as quitinases. Neste trabalho foi investigada a capacidade do extrato de quitinase e o extrato bruto obtido dos metabólitos secundários das actinobactérias causar mortalidade em lagartas e em ovos de D. fovealis.

  • Coordenador: Eduardo Antonio Ferraz Coelho
    Currículo
    Área:Biotecnologia

    Período de 01/03/2016 a 28/02/2017

    As leishmanioses são doenças encontradas em nosso país e que podem matar o cão e o homem. A única vacina comercial contra a doença no cão tem produção limitada, e não há diagnóstico satisfatório para a doença, tanto no homem quanto no cão. Por meio deste trabalho, procuramos descobrir e oferecer um melhor diagnóstico bem como novos alvos para serem usados como vacinas contra a leishmaniose visceral no cão e no homem.

    Leishmania infantum sorodiagnóstico mimotopos leishmaniose visceral canina vacinas Phage display
  • PCR - Inclusão de Resina reciclada pós consumo em embalagens de produtos de higiene pessoal.

    Coordenador: Eduardo Vaz da Costa Junior
    Currículo
    Área:Engenharia do Produto

    Período de 29/04/2022 a 31/10/2023

    n/a

    plastico circularidade Resina PCR Sustentabilidade Reciclada
  • Coordenador: Jorge Alberto Soares Tenório
    Currículo
    Área:Hidrometalurgia

    Período de 01/12/2015 a 31/05/2017

    Este projeto engloba um estudo de tratamento da poeira de aciaria elétrica (PAE). A PAE é um um resíduo gerado durante a fabricação do aço em fornos elétricos a arco. Este processo utiliza sucata como carga, que por sua vez pode conter zinco, chumbo, cádmio e outros elementos. Em determinada parte do processo, partículas do metal líquido são ejetadas devido as reações entre o oxigênio e monóxido de carbono na superfície do banho. Com isso, estes metais são carregados para o sistema de exaustão, precipitando na forma de poeira nos sistesmas de filtração (filtros de manga, precipitadores eletrostáticos...). Assim, a poeira resultante contém basicamente ferro. Contudo, o resíduo também contém elementos tóxicos, que impossibilitam o descarte no meio ambiente, necessitando de destinação controlada conforme as exigências ambientais. O descarte em aterros é a solução mais utilizada, contudo, gera custos para as indústrias. Com isso, este trabalho aborda propõe um estudo do comportamento da PAE em processos alternativos, visando adquirir conhecimento para fundamentar outros estudos que objetivam tratar o resíduo.

    pirometalurgia poeira de aciaria elétrica Metalurgia extrativa
  • PERFIL DOS USUÁRIOS DE CRACK EM TRATAMENTO HOSPITALAR NO ESTADO DO CEARÁ

    Coordenador: José Gomes Bezerra Filho
    Currículo
    Área:Epidemiologia

    Período de 22/12/2010 a 09/11/2013

    O propósito de mudança na concepção de internação hospitalar por uso de substâncias psicoativas tem um novo direcionamento de assistência, atuando numa lógica antimanicomial e interdisciplinar. Os objetivos do estudo foram: Analisar o perfil epidemiológico dos pacientes usuários de crack internados em leitos de hospitais gerais, regulados pelos SUS , nas principais macro-regioes do Estado do Ceará, sendo selecionados os municípios de Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte, no ano de 2010; caracterizar o perfil sociodemográfico e clínico de usuários de crack, estimar a frequência, por tipo de internação psiquiátrica, devido ao uso de crack e descrever características desse atendimento tais como: custos, profissionais envolvidos e assistência. Estudo quantitativo, transversal tomando-se por base, dados de prontuários de pacientes internados. O estudo foi aprovado pelo comitê de ética em pesquisa e financiado pelo CNPq. Quanto ao perfil dos usuários de crack, eram em sua maioria do sexo masculino, na faixa etária de 25 a 34 anos, com baixa escolaridade, sem ocupação no momento da admissão, com vínculo conjugal, com residência fixa. Relativo a tipologia das internações, mostrou-se estatisticamente significante ((p<0,05) o número de profissionais envolvidos, o valor da internação e o uso de outras drogas associadas ao crack. os fatores de risco para internação involuntária foram o uso abusivo de substâncias e a faixa etária de 25 a 34 anos. Relacionado ao tempo de internação foi observado que a idade dos usuários, o fato de estar desenvolvendo alguma ocupação e o número de profissionais que o assistem tem diferença significante (p < 0,05) na permanência hospitalar dos mesmos, foram descritos aspectos importantes dos usuários com tratamento anterior. A importância do conhecimento do perfil destes pacientes e características de internações nos permite uma reflexão sobre os modelos de atenção e direcionamento de políticas voltadas para este cenário.

    Internação Hospitalar Epidemiologia Cocaína Crack Transtornos relacionados ao uso de Cocaína
  • Mostrando 1 - 10 de 63849 resultado(s).
  • Página: 
  • Primeiro 
  • Anterior 
  • Próximo 
  • Último