-
Os primeiros passos da radioatividade: Marie Curie
Coordenador: Maria de Fátima Salgado
Currículo
Área:Divulgação Científica
Período de 16/12/2013 a 15/09/2015
A peça teatral Os primeiros passos da radioatividade: Marie Curie?, escrita e apresentada por estudantes do ensino médio, sob orientação das coordenadoras do projeto superou todas as expectativas previstas. Demonstrou a eficácia do teatro, para memorização da história e fundamentos dos conceitos vinculados à radioatividade, de forma interativa e contextualizada, bem como excelente instrumento para a divulgação de conhecimentos científicosO projeto possibilitou a muitos jovens um maior contato com as Ciências Exatas, Engenharias e Computação. Era notável também a falta de conhecimento sobre Marie Curie, mesmo para as bolsistas do ensino médio, que foram escolhidas com base em suas notas altas em disciplinas como Matemática, Física e Química, constituiu um imenso aprendizado.Foi possível trabalhar a desenvoltura, concentração e percepção do próximo ao se apresentar em público, superando o medo e a timidez que em algumas bolsistas era mais acentuada. A interação das estudantes do ensino médio com a acadêmica ainda no início do curso permitiu uma maior aproximação do ambiente universitário.Todas as pessoas sem exceção, que participaram do projeto e que assistiram às apresentações, ficaram encantadas com a inteligência, dedicação, criatividade e capacidade de superação de Marie Curie. Ao final das apresentações presenciávamos cenas de sensibilização humana e um brilho emocionado no olhar de muitos.
-
ECONOMIA SOLIDÁRIA E GERAÇÃO DE RENDA NA ZONA DA MATA MINEIRA
Coordenador: Bianca Aparecida Lima Costa
Currículo
Área:Outras Sociologias Específicas
Período de 13/12/2013 a 31/07/2016
Os debates sobre economia solidária ancoram-se em propostas de emancipação social, construídas por diferentes setores da sociedade. No Brasil, as Universidades desempenham um papel importante nesse campo, especialmente, em função da possibilidade de reconstrução de suas práticas e paradigmas consolidados ao longo do século XX. As Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares - ITCPs organizam-se em diferentes formatos e realizam assessoria, formação e apoio técnico e tecnológico direcionados aos empreendimentos econômicos solidários, partindo de processos dialógicos de extensão. A ITCP da Universidade Federal de Viçosa foi criada em 27 de outubro de 2003 e tem, ao longo de sua trajetória, fortalecido organizações populares e coletivas. O projeto ?Economia Solidária e Geração de Renda na Zona da Mata Mineira? realizou a incubação de oito empreendimentos econômicos solidários dos segmentos de artesanato e cultura, reciclagem e agricultura familiar e agroecologia. Foram desenvolvidas diferentes atividades para o fortalecimento dessas iniciativas a partir de suas especificidades, envolvendo aspectos econômicos, organizativos e solidários. A equipe foi composta por professores, técnicos e estudantes de diferentes áreas do conhecimento para realização de ações direta com os grupos e também junto aos Fóruns de economia solidária. Além disso, o projeto contribuiu com o desenvolvimento de políticas públicas principalmente em âmbito estadual e local. Os principais resultados alcançados são: formação de formadores; sistematização metodológica dos processos de incubação; geração de trabalho e renda; e fortalecimento de redes técnicas e sociais.
incubação
economia solidária
tecnologia social
geração de trabalho e renda.
empreendimentos econômico solidário
-
PROJETO MULTITERRITORIAL: estruturação e consolidação dos núcleos territorriais do Médio Piranhas e do Vale Do Piancó do estado da Paraíba
Coordenador: Caciana Cavalcanti Costa
Currículo
Área:Extensão Rural
Período de 06/11/2014 a 30/04/2017
O projeto foi realizado com dois dos Colegiados de Desenvolvimento Territorial Rural Sustentável e Solidário (CODETER), Médio Piranhas e Vale do Piancó, a equipe do Núcleo de Extensão em Desenvolvimentos Sustentável e Solidário dos Territórios Rurais do Médio Piranhas e Vale do Piancó (NEDET-MEPVAP) desenvolveram atividades com dois focos: o primeiro visando o resgate, a reestruturação e organização dos CODETERs formados por agricultores familiares e suas representações e, o segundo com ações de organização dos agentes ligados a inclusão produtiva via políticas públicas na busca da inserir os contemplados nas dinâmicas econômicas territoriais, superação das desigualdades de renda e gênero. Os colegiados foram reorganizados com a entrada de novas pessoas para participarem das suas plenárias, organizadas por pessoas do Núcleo Diretivo e Secretaria Executiva. Vários membros tiveram interesses em se reunir frequentemente para debaterem temas ligado às problemáticas do território ou para ampliar a participação de grupos nas discussões territoriais, para isto foram criadas os(as) Comitês/Câmaras de Juventude, de Povos e Comunidades Tradicionais e de Educação no Campo de Mulheres e de Inclusão Produtiva da Agricultura Familiar. Durante os encontros foram observadas a necessidade da introdução de metodologias que apoderassem os agricultores familiares e seus representantes da importância que tem o seu Território espaço de diversidades sociais, culturais e ambientais que o torna singular. Ao final, foi constatado que os territórios foram reestruturação com pessoas dinâmicas com identidades definidas e capacitadas para apoiados pelos gestores angariarem recursos das políticas públicas para fortalecimento da Agricultura Familiar por intermédio da Inclusão produtiva, com a consciência que os elementos sociais, culturais, ambientais e políticos-institucionais e são tão importante quanto o aspecto econômico, para a efetivação do desenvolvimento sustentável e solidário.
-
Desenvolvimento e parametrização do método semiempírico RM1 para metais de transição.
Coordenador: Ricardo Oliveira Freire
Currículo
Área:Química Teórica
Período de 27/01/2012 a 29/07/2013
O presente projeto desenvolveu modelos teóricos que viabilizam a simulação computacional de sistemas químicos complexos, antes mesmo de os mesmos serem sintetizados em laboratórios. Com o modelo desenvolvido podemos estudar propriedades estruturais e eletrônicas de sistemas que encontram aplicação em diversas áreas de interesse tecnológico como, por exemplo, visores de OLEDs para serem aplicados em displays ou carreadores moleculares de fármacos, que podem ser utilizados para direcionar medicamentos a órgãos específicos do corpo reduzindo assim efeitos colaterais.
RM1
Métodos Semiempíricos
Parametrização
Metais de Transição.
-
Coordenador: Marcia Laudelina Arruda Temperini
Currículo
Área:Espectroscopia
Período de 01/02/2017 a 30/04/2018
Hoje com os avanços tecnológicos é possível mapear por espectroscopia Raman as imagens químicas dos componentes intracelulares após o tratamento por compostos anti-tumorais. Essas imagens permitem ver em quais organelas esse composto atua.
SERS
Quimiometria
nanopartículas metálicas
espectroscopia
DNA
-
Caracterização elétrica, térmica e óptica de materiais termoelétricos nanoestruturados produzidos por síntese mecânica
Coordenador: Daniela Menegon Trichês
Currículo
Área:Física da Matéria Condensada
Período de 01/06/2017 a 31/05/2020
O presente projeto apoiou a pesquisa em materiais termoelétricos nanoestruturados produzidos por síntese mecânica (SM) desenvolvida no Laboratório de Materiais da Universidade Federal do Amazonas. Os compostos Half-Heusler TiNiSn, NbFeSb, TiCoSb e NbCoSb e as soluções sólidas SnSeS foram produzidos por SM em poucas horas de moagem. Todas as amostras foram analisadas usando difração de raios x e refinamento Rietveld, além de medidas de Calorimetria Diferencial de Varredura e Espectroscopia Raman. Uma vez que todos os compostos produzidos possuem boas propriedades termoelétricas, as medidas de condutividade térmica e elétrica serão fundamentais para avaliar o potencial termoelétrico destes materiais. Portanto, este apoio não se encerra com o projeto, uma vez que os equipamentos adquiridos irão enriquecer diversos outros trabalhos em andamento, impactando diretamente na qualidade da formação de alunos de graduação e pós-graduação. Esses fatos são de extrema importância para o desenvolvimento dos programas de pós-graduação em Física e em Ciência e Engenharia de Materiais da UFAM e para UFAM com um todo, todos inseridos no contexto do desenvolvimento da Região Norte do Brasil.
Materiais termoelétricos
síntese mecânica
materiais nanostruturados
-
Investigação estrutural de enzimas isoladas de organismos extremófilos
Coordenador: Jose Luiz de Souza Lopes
Currículo
Área:Biofísica Molecular
Período de 01/06/2017 a 31/05/2020
O projeto investigou a forma/estrutura de novas enzimas com capacidade de atuar em meios com altas temperaturas e em soluções não aquosas. Duas enzimas foram encontradas e isoladas de microrganismos que habitam poços de extração de petróleo. São elas: PmEst e AhEst. Elas apresentaram alta estabilidade térmica, alta estabilidade em solventes orgânicos e ainda potencial para aplicações industriais.
estrutura de proteina
estabilidade térmica
enzima
dicroísmo circular com radiação síncrotron
-
Gestão e Organização do Conhecimento para o Século XXI
Coordenador: Celia da Consolação Dias
Currículo
Área:Representação da Informação
Período de 18/01/2021 a 30/06/2024
Com o avanço tecnológico em nosso mundo contemporâneo, novos meios e regras têm surgido nos ambientes informacionais, aprimorando o campo da catalogação como um todo. O Resource Description and Access (RDA) é ao mais recente padrão de catalogação e está sendo implementado nas bibliotecas de diferentes países ao redor do mundo.Nesse cenário, é essencial que os bibliotecários brasileiros compreendam suas instruções, estruturas, aplicações e relações com diferentes padrões de metadados. O presente estudo tem como explorou as maneiras de implementação, gestão e treinamento do novo padrão RDA relatados ao redor do mundo, apresentando aos bibliotecários btasileiros os tópicos essenciais em um projeto de implementação do RDA.Com base nos resultados obtidos, foi possível concluir que a implementação do padrão RDA em bibliotecas brasileiras requer uma compreensão abrangente de suas instruções, estruturas e aplicações. É importante que os bibliotecários estejam cientes das preferências, dificuldades e planos de ação relacionados à implementação do RDA.
Sistemas de informação
Tecnologias da informação
Organização do Conhecimento
Gestão da informação
Comunicação Científica.
Gestão do Conhecimento
-
Coordenador: Gilberto Jose de Moraes
Currículo
Área:Entomologia Agrícola
Período de 01/07/2017 a 30/06/2018
O trabalho conduzido neste projeto deve facilitar a condução de trabalhos científicos, principalmente aqueles conduzidos por pessoas interessadas em controle biológico, estudos de ecologia e biologia, e que não sejam taxonomistas. Seus resultados são de interesse de pessoas que precisam conhecer os organismos com os quais estão trabalhando, mas que não sejam taxonomistas. Refere-se à criação de duas chaves interativas (Lucid Key), para a identificação de gêneros da família Blattisociidae, e espécies do maior de seus gêneros (Lasioseius). Muitos destes ácaros são predadores, com potencial de uso prático.
Ácaros
chaves de identificação
taxonomia
lucid key
controle biológico
Ácarologia
-
REFORMADOR DE BIOETANOL PARA PRODUÇÃO INDUSTRIAL DESCENTRALIZADA DE HIDROGÊNIO
Coordenador: Paulo Fabrício Palhavam Ferreira
Currículo
Área:Álcool
Período de 12/04/2013 a 30/04/2016
O mercado atual de hidrogênio está na utilização do gás como insumo químico, com aplicação em uma ampla gama de processos industriais nas áreas: petroquímica, metalúrgica, química, alimentícia, farmacêutica, de cosméticos, do vidro e de componentes eletrônicos, para citar os principais. Essa utilização vem crescendo ao longo dos últimos anos. A maior parte dessa produção de hidrogênio no Brasil é consumida por indústrias de grande porte, com plantas de produção instaladas localmente, para facilitar a manipulação do gás. Uma parte menor, 10% dessa produção anual é distribuída a pequenos consumidores através de cilindros de aço transportados por via rodoviária. Esse mercado distribuído corresponde ao tamanho da demanda que pode ser atendida por reformadores da Hytron, em substituição à distribuição via cilindros, com vantagens para as empresas produtoras e distribuidoras de hidrogênio e para seus consumidores. Portanto, com base nas competências da empresa e no interesse já detectado junto às empresas distribuidoras de hidrogênio, pode-se afirmar que existe um mercado potencial assegurado para os produtos da Hytron, na utilização do hidrogênio como insumo químico por indústrias de pequeno porte. Além desse mercado da utilização química do hidrogênio, existe uma tendência bem estabelecida para inserção da utilização energética do hidrogênio com sua aplicação em células a combustível, dispositivo eletroquímico que converte a reação do hidrogênio com o oxigênio do ar em energia elétrica, calor e água. Este, apesar de ser um mercado futuro, já se apresenta como um mercado estratégico percebido pelas empresas da área de energia que financiam projetos de P&D em universidades, institutos de pesquisa e empresas. O objetivo deste projeto é garantir a participação do pessoal técnico devidamente qualificado no acompanhamento dos testes, identificação de melhorias, certificação dos resultados, reengenharia de componentes do reformador de bioetanol desenvolvido pela Hytron.
BIOETANOL
ÁLCOOL
HIDROGÊNIO
GERAÇÃO DESCENTRALIZADA DE HIDROGÊNIO
REORMA DE BIOETANOL