Relatório de pesquisa

Com o objetivo de atender ao princípio da transparência do uso dos recursos públicos pelo Governo Federal, o CNPq disponibiliza os relatórios de pesquisa apoiados com recursos financeiros por meio de suas chamadas públicas.

Trata-se, por um lado, de uma prestação de contas à sociedade dos recursos envolvidos no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e, por outro, da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas apoiados pelo CNPq.

Os resumos disponibilizados neste espaço foram redigidos pelos pesquisadores, por solicitação do CNPq, em uma linguagem cidadã, ou seja, em linguagem que possa ser entendida por aqueles que não são cientistas.

O texto contido nos resumos dos projetos é de inteira responsabilidade do pesquisador e envolve um esforço de popularizar a ciência para o público leigo.

A busca poderá ser realizada de várias formas e fica a critério do interessado utilizar palavra-chave, área do conhecimento, por título da pesquisa, por área do conhecimento, Unidade da Federação, nome do pesquisador, entre outras.

  • Seleção de famílias de feijão-caupi com inflorescência composta por meio de teste em geração precoce

    Coordenador: Francisco Rodrigues Freire Filho
    Currículo
    Área:Melhoramento Vegetal

    Período de 17/01/2013 a 31/03/2017

    As cultivares comerciais das leguminosas graníferas anuais, que têm alto potencial produtivo, todas têm inflorescência composta, como a soja e o feijão-comum. O feijão-caupi, considerado como uma cultura de baixo potencial produtivo e, embora tendo no germoplasma acessos com inflorescência composta, todas as cultivares comerciais lançadas no Brasil têm inflorescência simples. Desse modo, esse trabalho teve o objetivo de obter progênies de feijão-caupi com inflorescência composta, com porte e ciclo adequados para cultivo, visando aumentar o potencial produtivo da cultura. Como resultado foram obtidas 16 progênies, das quais seis são altamente promissoras, toadas com porte ereto, ciclo precoce, com potencial produtivo em torno de 2000 kg/ha.

    feijão-caupi germoplasma inflorescência composta melhorameno genéticot
  • Vórtices coplanares em filmes supercondutores nano, micro e macro estruturados.

    Coordenador: Fabiano Colauto
    Currículo
    Área:Supercondutividade

    Período de 18/02/2019 a 28/02/2022

    Supercondutores são materiais que ao serem resfriados abaixo de certa temperatura crítica exibem duas propriedades distintas, resistividade nula e diamagnetismo perfeito. Por causa da resistividade nula a corrente elétrica circula no material sem resistência, daí vem o termo supercondutor. O diamagnetismo perfeito faz com que o material expulse o campo magnético do seu interior. Há dois tipos de supercondutores. Nos supercondutores do tipo I as supercorrentes blindam o material de todo fluxo magnético. Por outro lado, nos supercondutores do tipo II, por uma condição energeticamente favorável, o fluxo magnético penetra o material na forma de filetes. Esses filetes são rodeados por vórtices de correntes supercondutoras. O entendimento da dinâmica dos vórtices é crucial para a aplicação tecnológica dos supercondutores. Nesse trabalho, investigamos como os vórtices atuam em filmes supercondutores. Os filmes são películas depositada cuidadosamente sobre substrato plano e rígido de silício. Escolhemos investigar filmes de nióbio, por ser esse um material do tipo II amplamente utilizado em dispositivos supercondutores. Com o nióbio produz-se filmes isotrópicos, ou seja, os vórtices penetram igualmente pelas bordas. Ocorre que ao resfriá-los sob a presença de um campo magnético direcionado ao longo do plano, esses filmes tornam-se anisotrópicos. Os supercondutores anisotrópicos são promissores porque permitem o desenvolvimento de dispositivos análogos a diodos ou triodos, utilizando vórtices.

    vórtice Supercondutor nióbio filme
  • VII ENCONTRO NACIONAL DO FÓRUM DE GESTORES DE INOVAÇÃO E TRANSFERENCIA DE TECNOLOGIA - FORTEC

    Coordenador: Ado Jorio de Vasconcelos
    Currículo
    Área:Desenvolvimento Tecnológico e Industrial

    Período de 20/12/2012 a 19/12/2013

    O FORTEC é o principal evento catalisador das políticas de inovação e atividades relacionadas à propriedade intelectual e à transferência de tecnologia adotadas pelas universidades, institutos de pesquisa, núcleos de inovação, agências, escritórios e congêneres de todo país. Acontece anualmente, de forma alternada nos diferentes Estados, quando estes se reúnem com o governo e a indústria a fim de formar parcerias e consolidar ações, visando promover a inovação tecnológica no país e elevar o patamar de competência dos agentes. Dentre os impactos decorrentes desses eventos, podemos destacar o intenso intercâmbio de conhecimento e experiências entre os gestores, capacitações, formulação de propostas que potencializam as ações, além de legitimar e representar os interesses das instituições envolvidas. Certamente, estas atividades abrem espaço também para a análise do potencial que atualmente permeia o relacionamento do Brasil com os demais países no que tange a inovação tecnológica. Com o objetivo de apoiar as ações do FORTEC e de alcançar efetivamente estes fins, a Universidade Federal de Minas Gerais, por meio da Coordenadoria de Transferência e Inovação Tecnológica (CTIT) da UFMG e com o apoio dos Núcleos de Inovação Tecnológica (NITs) da Rede Mineira de Propriedade Intelectual, apresentou candidatura para que o VII Encontro Nacional fosse realizado em Belo Horizonte, Minas Gerais, em abril de 2013, tendo sido bem sucedida. Essa edição do Fórum propõe concentrar o seu conteúdo no tema "Maximizando a Transferência de Tecnologia para o Desenvolvimento Socioeconômico" que prevê uma programação focada na estruturação de atividades que possam, efetivamente, ser adotadas e implementadas pelos NITs, de forma a alcançar a almejada abrangência estratégica dentro de suas respectivas instituições, bem como para o sistema nacional de inovação.

    Inovação Tecnológica NIT Transferencia de Tecnologia Propriedade Intelectual
  • Obtenção e Caracterização de nanocompósitos poliméricos de PHBV

    Coordenador: Janaina da Silva Crespo
    Currículo
    Área:Polímeros, Aplicações

    Período de 25/01/2012 a 24/01/2014

    O projeto teve por objetivo a desenvolvimento de embalagens plásticas biodegradáveis. Foi obtido um material plástico biodegradável com propriedades adequadas para a aplicação proposta.

    haloisita montmorrilonita PHBV nanocompósitos
  • Trajetórias laborais em desenvolvimento: natureza e condições de trabalho dos egressos da Pedagogia

    Coordenador: Claudia Barcelos de Moura Abreu
    Currículo
    Área:Tópicos Específicos de Educação

    Período de 31/10/2013 a 31/10/2016

    O estudo analisa as mudanças no mundo do trabalho, as características do modelo taylorista/fordista, as características do modelo de acumulação flexível, assim como o impacto dessas transformações nas demandas de formação e no trabalho docente. Analisa egressos do curso de Pedagogia e suas respectivas relações de trabalho. Por outro lado, trás também análises do cenário contemporâneo do mundo do trabalho, das políticas educacionais e do trabalho docente nos Estados Unidos.

    educação e trabalho egressos da Pedagogia conhecimentos científicos e tácitos
  • Uso da Peptidase Viral Lbpro (Repressora da Tradução Proteica do Hospedeiro) como Estratégia de Terapia no Câncer de Mama

    Coordenador: Manoel João Batista Castello Girão
    Currículo
    Área:Saúde Materno-Infantil

    Período de 01/12/2014 a 30/11/2017

    Pensando em estratégias para barrar o crescimento desordenado de células tumorais, e tendo em vista uma enzima/proteína com a capacidade de degradar um fator/uma peça chave na produção de proteínas em mamíferos. Resolvemos explorar esse potencial para investigar se a Lbpro seria capaz de impedir esse processo seletivamente em células de pacientes com câncer de mama. Utilizando o cultivo dessas células em laboratório percebemos o enorme potencial no tratamento dessas células tumorais. Um investimento assertivo do CNPq que deve ter continuidade

    câncer de mama cisteíno proteas proteas leader
  • DISLEXIA – DESENVOLVIMENTO DE CONHECIMENTOS E DE FERRAMENTAS

    Coordenador: Ronei Guaresi
    Currículo
    Área:Psicolingüística

    Período de 05/11/2013 a 30/11/2016

    A dislexia é uma patologia na aquisição da leitura, cujas dificuldades não se justificam por ambiente social ou familiar desfavorecido, por algum déficit sensorial, por método de alfabetização ineficiente ou por baixos índices nas escalas de inteligência. Atualmente as pesquisas associam essa dificuldade de característica genética a déficit na manipulação mental dos fonemas, a anomalias na anatomia do cérebro, a subativação de parte do lobo temporal do hemisfério esquerdo no curso da leitura. Este projeto avaliou linguística-cognitiva e psicossocialmente estudantes com 2 anos de atraso escolar e professores alfabetizadores de escolas públicas de Vitória da Conquista, Bahia, e cidades adjacentes. Constatamos: a)percentual acima de 60% de estudantes do terceiro ano do ensino fundamental ainda não se apropriaram da leitura e da escrita, ou seja, ainda não decodificam; b) metade desses constam com, pelo menos, dois anos de atraso escolar; c) equivocadamente rotulados como disléxicos, parte desse não aprendizado pode ser creditado a falta de ensino eficaz e eficiente; d) variáveis de performance em aquisição e aprendizado linguístico correlacionam-se com variáveis do âmbito psicossocial e cognitivo.

    Dislexia Leitura Processamento linguístico Descrição linguística
  • Coordenador: Denis Otavio Vieira de Andrade
    Currículo
    Área:Fisiologia dos Grupos Recentes

    Período de 01/03/2016 a 28/02/2017

    A compreensão de potenciais respostas organísmicas no contexto dos declínios eextinções de anfíbios pelo mundo é fundamental para implementação de medidas deconservação adequadas. Nessa conjuntura, parâmetros fisiológicos têm demonstradoexercer papel ecológico essencial na determinação de limites/requisitos dosorganismos e, por conseguinte, em seus padrões de distribuição e de vulnerabilidade àmudanças no ambiente (e.g., climáticas).Nessecontexto, investigamos a relevância de diversos parâmetros fisiológicos(coleção original e inédita de dados) de anfíbios do Brasil, comparando possívelvariação inter-e-intraespecífica, na determinação de questões ambientais emmacroescala, distribuição espacial das espécies, e em microescala, risco de extinçãolocal.As contribuições desta pesquisa consistemem: (i) avanço conceitual na integração de informações bióticas e abióticas e suasconsequências em diferentes escalas, e (ii) aprimoramento de ferramentas, unindotécnicas derivadas da ecofisiologia, macroecologia e biogeografia (GIS), paraaperfeiçoamento de prognósticos de ameaças futuras, visando mitigação dos impactossobre grupo particularmente vulnerável e rico da fauna brasileira.

    risco de extinção mudanças ambientais anuros mudanças climáticas modelos mecanísticos fisiologia ecológica
  • EXPOTEC: Exposição de Ciência e Tecnologia da Cidade de Camaragibe, PE

    Coordenador: Ricardo de Aguiar Pacheco
    Currículo
    Área:Divulgação Científica

    Período de 16/12/2013 a 31/12/2015

    A Expotec : Exposição de Ciência e Tecnologia da Cidade de Camaragibe, PE foi um evento de Divulgação Científica que reuniu trabalhos de 60 grupos de estudantes da educação básica. Seu objetivo foi valorizar o desenvolvimento do pensamento científico e da inovação tecnológica como estratégia didática e prática pedagógica.A divulgação científica através de feiras científicas visa promover a iniciação científica na educação básica e fortalecer a carreira científica e tecnológica como opção para estes estudantes. Nesse sentido a Expotec contribuiu para a difusão da metodologia científica nas escolas da educação básica da Cidade de Camaragibe, PE. Auxiliou na valorização e divulgação dessa metodologia de ensino e deu visibilidade aos resultados alcançados pelos estudantes pesquisadores.A Expotec como feira de ciências é uma afirmação da iniciação científica como política pública para a educação básica. Ela afirma a possibilidade de se desenvolver aptidões para a ciência e para a inovação tecnológica ainda na educação básica contribuindo, assim, para o engajamento dos jovens estudantes nas carreiras científicas.De forma secundária a Expotec, ao apresentar projetos de pesquisa, possibilita o surgimento de soluções inovadoras para problemas da comunidade. Nesta edição surgiu, entre outros projetos, o desenvolvimento de lenços umedecidos a partir da fibra do sisal com uma técnica artesanal. A solução chamou a atenção de uma cooperativa de catadores, mas também de uma indústria de papel da cidade.

    Mostra Científica Divulgação Científica Mostra Tecnológica Mostra de Robótica
  • PROGRAMA WASH - REGIÕES METROPOLITANAS I

    Coordenador: Victor Pellegrini Mammana
    Currículo
    Área:Meio Ambiente e Sustentabilidade

    Período de 22/07/2020 a 31/08/2022

    O Projeto WASH é uma atividade de disseminação da ciência com foco no ensino básico. Através da mobilização de atores locais, são promovidas oficinas nas quais o valor central é o método científico. A forma de atuação é por meio de bolsas de iniciação científica, que viabilizam planos de trabalho de pesquisa e a multiplicação de vivências no ensino fundamental, realizada por alunos bolsistas do ensino médio (ITI-B) e superior (ITI-A), sempre na presença de adultos legalmente responsáveis.

    WASH STEAM iniciação científica oficinas alfabetização científica
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