Relatório de pesquisa

Com o objetivo de atender ao princípio da transparência do uso dos recursos públicos pelo Governo Federal, o CNPq disponibiliza os relatórios de pesquisa apoiados com recursos financeiros por meio de suas chamadas públicas.

Trata-se, por um lado, de uma prestação de contas à sociedade dos recursos envolvidos no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e, por outro, da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas apoiados pelo CNPq.

Os resumos disponibilizados neste espaço foram redigidos pelos pesquisadores, por solicitação do CNPq, em uma linguagem cidadã, ou seja, em linguagem que possa ser entendida por aqueles que não são cientistas.

O texto contido nos resumos dos projetos é de inteira responsabilidade do pesquisador e envolve um esforço de popularizar a ciência para o público leigo.

A busca poderá ser realizada de várias formas e fica a critério do interessado utilizar palavra-chave, área do conhecimento, por título da pesquisa, por área do conhecimento, Unidade da Federação, nome do pesquisador, entre outras.

  • Desinformação como estratégia política: os efeitos das fake news e teorias da conspiração sobre o comportamento político

    Coordenador: Nara de Carvalho Pavão
    Currículo
    Área:Comportamento Político

    Período de 03/02/2022 a 28/02/2025

    O projeto ?Desinformação como estratégia política: os efeitos das fake news e teorias da conspiração sobre o comportamento político? foi desenvolvido em dois eixos. No primeiro, investigamos a disseminação de fake news por políticos brasileiros e seus efeitos sobre os eleitores, especialmente em relação à participação política. Coletamos mais de 4 milhões de postagens feitas por 927 políticos nas redes sociais (X/Twitter, Facebook, Instagram e YouTube), ao longo de dois anos. Utilizamos uma técnica própria para identificar com precisão o tipo de desinformação que circula no Brasil. Embora menos de 1% das postagens contenham fake news, 15% dos políticos compartilharam esse conteúdo ao menos uma vez. Mesmo raras, essas postagens geram mais engajamento que as verdadeiras. Observamos ainda muitas publicações com distorções e forte viés partidário, mesmo sem serem totalmente falsas. Também realizamos um estudo sobre os efeitos da exposição a fake news publicadas por políticos. Contrariando a hipótese de que mobilizariam eleitores, descobrimos que essas postagens geram apatia política. O segundo eixo do projeto analisou o impacto de teorias da conspiração sobre eventos políticos na adesão às normas democráticas. Conduzimos dois experimentos com 8 mil brasileiros, expostos a vídeos sobre o atentado a Jair Bolsonaro em 2018 ? com versões oficiais ou conspiratórias. A exposição a teorias da conspiração reduziu o apoio à democracia, especialmente à confiança nas eleições e nas instituições. Esses efeitos foram mais fortes entre pessoas sem filiação partidária, indicando que mesmo teorias restritas podem ter amplo impacto. Por outro lado, não observamos aumento da hostilidade política. Os achados oferecem pistas relevantes para compreender e enfrentar os riscos que fake news e teorias da conspiração representam à democracia.

    consumo de informação mobilização teorias da conspiração desinformação fake news
  • Química para o Desenvolvimento Sustentável

    Coordenador: Antonio Carlos Pavao
    Currículo
    Área:Ensino de Ciências e Matemática

    Período de 25/09/2023 a 30/09/2024

    O projeto "Química para o Desenvolvimento Sustentável" promoveu a divulgação científica durante e após a SNCT 2023, ao abrir as portas do Departamento de Química Fundamental (DQF) da UFPE para visitas de escolas públicas da RMR e de outras regiões do estado de Pernambuco.Os visitantes participaram de palestras de divulgação e motivação, visitas monitoradas aos laboratórios de pesquisa, experimentos no Laboratório de Ensino e visitas guiadas à exposição "História Química da Humanidade". Além disso, nas escolas selecionadas, foram realizadas Aula-espetáculo e Show de Química, ampliando o alcance das ações do projeto.As atividades impactaram cerca de 1.000 pessoas, entre alunos e professores visitantes, monitores, técnicos, mestrandos, doutorandos e pesquisadores envolvidos. Para o DQF, foi uma oportunidade de divulgar e demonstrar a qualidade e relevância de sua produção científica para o desenvolvimento sustentável.Para os visitantes, especialmente para aqueles que nunca haviam entrado em um laboratório, foi um momento marcante estar em um ambiente onde se faz ciência e ter a oportunidade de dialogar diretamente com pesquisadores. Essa experiência funcionou como um forte estímulo ao interesse pela ciência e ao desenvolvimento da pesquisa nas escolas.De maneira geral, as atividades contribuíram para a atualização de alunos e professores sobre os avanços científicos e tecnológicos na área de Química. Além disso, promoveram uma valiosa interação e troca de conhecimentos entre professores e estudantes do ensino básico e os docentes e alunos do DQF.Link do perfil no Instagram: https://www.instagram.com/snctnodqf?igsh=MWVjOXVxanh0MTY0Zg==

  • ECOTURISMO E CULTURA: CONSTRUINDO ROTEIROS INCLUSIVOS EM PARQUES NACIONAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

    Coordenador: Marta de Azevedo Irving
    Currículo
    Área:Turismo

    Período de 26/11/2014 a 30/11/2017

    O presente projeto partiu da premissa que um dos sérios problemas enfrentados pelo Estado do Rio de Janeiro se refere à degradação dos ambientes naturais de relevância nacional, como é o caso da Mata Atlântica. E, uma via possível para a solução deste problema tende a ser a compreensão, pelos diversos segmentos da sociedade, do valor intrínseco da biodiversidade, e também como ativo para o desenvolvimento do Estado, por intermédio do desenvolvimento de estratégias de ecoturismo, capazes de integrar natureza e cultura e, valorizando assim, o patrimônio e os modos de vida locais. O objetivo do Projeto foi mapear, participativamente, o patrimônio (natural e cultural) no interior e entorno dos parques nacionais da Tijuca (PNT) e Serra dos Órgãos (PARNASO) e delinear roteiros ecoturísticos criativos e inclusivos nestas áreas.A proposta metodológica da pesquisa foi calcada em três etapas distintas. Na primeira delas foi realizado o levantamento bibliográfico. Na segunda etapa foi realizado o planejamento da etapa de campo. Neste momento foi feita a identificação dos atores sociais a serem entrevistados e foram elaborados os instrumentos de pesquisa de campo. A terceira etapa consistiu na pesquisa de campo propriamente dita, onde foi realizada a observação direta das reuniões dos conselhos dos Parques, foram realizadas cinco entrevistas e foram realizadas cinco oficinas participativas, que tiveram como objetivo o mapeamento participativo dos atrativos culturais e naturais de cada região e a elaboração de dois roteiros inclusivos em cada Parque. O projeto buscou a construção de conhecimento sobre o tema, a partir da reflexão coletiva, centrada na busca por uma outra forma de desenvolvimento turístico e ético, que além de viabilizar o processo de conservação da biodiversidade, reconheça também a importância do patrimônio cultural local além do compromisso de melhoria de qualidade de vida e o protagonismo social.

    Parques Nacionais Ecoturismo Participação Cultura Roteiros
  • Projeto de desenvolvimento e implementação de novas metodologias instrumentais com foco em cosméticos

    Coordenador: Eduardo Vaz da Costa Junior
    Currículo
    Área:Análise de Dados

    Período de 12/03/2021 a 30/09/2022

    N/A

    Hidratação Suporte Viscoelasticidade Claims Instrumentais
  • GOVERNANÇA FUNDIÁRIA PARTICIPATIVA: crowdsourcing para gestão territorial sustentável

    Coordenador: Bastiaan Philip Reydon
    Currículo
    Área:Economia Agrária

    Período de 01/06/2017 a 31/05/2020

    O objetivo é fornecer um projeto piloto para a implementação bem-sucedida do método Fit for Purpose em um município do Mato Grosso, como um modelo para a implementação em todo o país. Isso significa georreferenciar, certificar e incluir no registro todas as propriedades rurais e outros tipos de posse da terra que ainda não foram incluídos. Significa convencer o INCRA e outras instituições estaduais sobre a viabilidade da abordagem do FFP. Propõe discussões fundamentais com o campo profissional para baixar os padrões espaciais e legais e, paradoxalmente, melhorando a qualidade da administração da terra no Brasil.

    crowdsoursing regularização fundiária gestão participativa do território
  • Comunicação, Mediaçao, Modos de Existência e Cibercultura

    Coordenador: André Luiz Martins Lemos
    Currículo
    Área:Teoria da Comunicação

    Período de 18/02/2019 a 28/02/2022

    O projeto consiste em analisar os produtos da atual cultura digital, chamada de sociedade de plataformas e cultura dos algoritmos, a partir de uma metodologia própria baseada nas teorias sociais (teoria ator-rede, neomaterialismo). As pesquisas têm por objetivo produzir artigos que possam ser divulgados para um entendimento amplo dos processos políticos, sociais, culturais e comunicacionais do "impacto" das tecnologias digitais na sociedade contemporânea. Os artigos são divulgados em revistas acadêmicas. Para o grande público, a pesquisa gerou ensaios e os pesquisadores realizaram comentários em mídias de massa, conferências, palestras, aulas para o grande público. O projeto transcorreu no biênio 2020-2021, prejudicado pela pandemia, mas com altos indices de produtividades que podem ser aferidos no site do laboratório de pesquisa (lab404), instrumento importante de prestação de contas à sociedade e de trasnparência sobre as nossas atividades. Foram mais de 30 artigos publicados no período, mais de 50 conferências e palestras, 13 eventos online, 3 livros publicados em parceira do Lab404 com a Edufba.

    Cibercultura Teorias da Comunicação Mediação Sociologias Pragmáticas Modos de Existência
  • Feiras de Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia-IFTO”

    Coordenador: Liliane Garcia da Silva
    Currículo
    Área:Ensino Profissionalizante

    Período de 22/12/2010 a 21/12/2012

    Não foi executado nenhuma atividade.

    educação. IFTO tocantinense
  • NÚCLEO DE PESQUISA E EXTENSÃO DO TERRITÓRIO SERTÃO PRODUTIVO: FORTALECENDO O SEMIÁRIDO

    Coordenador: Felizarda Viana Bebé
    Currículo
    Área:Fundamentos do Serviço Social

    Período de 30/10/2014 a 30/04/2017

    O NUPETESP foi um projeto construído com o colegiado territorial e aprovado em plenária com objetivo de assessorar o colegiado territorial e promover o desenvolvimento territorial sustentável a partir de pesquisa e extensão sobre igualdade de gênero, políticas públicas para a agricultura familiar, segurança alimentar e nutricional, organização da participação de entidades do poder público e da sociedade civil organizada, estimular professores e pesquisadores a elaborarem projetos de pesquisa que contribuam para o desenvolvimento territorial, conhecer a realidade do povo do território e realizar ações para melhorar a vida das pessoas. Além disso, foi um Núcleo que levou informações e extensão rural para as comunidades tradicionais e demais agricultores(as) familiares do território. Estimulou os jovens a lutar por qualidade de vida no campo e permanecerem no sistema produtivo com dignidade, além de estimular os jovens rurais na busca de melhores condições para o campo. É importante destacar que em todos os eventos dos municípios os gestores entram em contato para que a coordenação do NUPETESP auxilie com cursos e palestras evidenciando a grande visibilidade no Território Sertão Produtivo. Outro aspecto que vale ressaltar foi que o IF Baiano campus Guanambi passou a atender as demandas da comunidade externa, principalmente a aderência do PNAE.

    políticas públicas atores sociais e mobilização.
  • XVII Jornada de Iniciação Científica para Ensino Médio

    Coordenador: Mauricio Marques Pinto da Silva
    Currículo
    Área:Divulgação Científica

    Período de 08/12/2021 a 31/12/2023

    A VII Mostra de Iniciação Científica do Ensino Médio está inserida nas ações desenvolvidas no Programa de Educação Científica da Universidade Católica de Santos. O Programa abrange estudantes e professores de 37 escolas da Região Metropolitana da Baixada Santista, em São Paulo, com atividades realizadas na Universidade. com oficinas e trabalhos, ao longo de 12 meses. Além da Mostra de Iniciação Científica, inserida na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, em outubro de 2022, as oficinas foram realizadas no 2º semestre de 2022 e 1º semestre de 2023, onde cerca de 500 estudantes das 37 escolas conveniadas tiveram a oportunidade de conhecer/conviver com espaços de pesquisa acadêmica, oferecida com intuito de despertar vocações e interesses nesses estudantes. Com a percepção do autoconhecimento como instrumento de divulgação científica e tecnológica, os estudantes foram difusores em suas comunidades escolares e familiares, apresentando o universo acadêmico como meio de crescimento e desenvolvimento pessoal/profissional, evidenciando as oportunidades futuras que o estudo pode propiciar, modificando as realidades vividas por cada um. Assim, como protagonistas do Programa, os estudantes se tornam agentes de divulgação de Ciência e Tecnologia, através das pesquisas realizadas e das atividades realizadas no âmbito da VII Mostra de Iniciação Científica do Ensino Médio.Atendeu-se, dessa maneira, os objetivos principais propostos no Projeto: Despertar a vocação científica dos estudantes do Ensino Médio ou Técnico, como mecanismo de inclusão dos jovens na produção de conhecimento pela da pesquisa, contribuindo desta maneira com o desenvolvimento científico e tecnológico e de inovação do País; Aproximar a Universidade das Escolas e da Comunidade a partir da troca de experiências entre estudantes e professores dessas instituições; colaborar com a disseminação da cultura científica, da inovação e sustentabilidade, desenvolvendo o pensamento e a investigação científica.

    Iniciação Científica ; Ensino Médio ; Jornada
  • Coordenador: Jailson Souza de Alcaniz
    Currículo
    Área:Cosmologia

    Período de 01/07/2016 a 31/12/2017

    Teorias de gravitação modificadas (TGM) podem substituir a teoria de Einstein (relatividade Geral) na descrição do Universo em grandes escalas. Nesse projeto, estudamos aspectos teoricos e observacionais de uma classe especifica de TMG e mostramos sua viabilidade quando comparada com medidas dentro do sistema solar.

    gravidade modificada estrutura de grande escala radiação cósmica de fundo Energia escura Cosmologia
  • Mostrando 1 - 10 de 68659 resultado(s).
  • Página: 
  • Primeiro 
  • Anterior 
  • Próximo 
  • Último