-
IMPLANTAÇÃO DE LABORATÓRIO DE CAMPO PARA ESTUDO DE CONSEQUÊNCIAS HIDROLÓGICAS, METEOROLÓGICAS, CLIMÁTICAS LOCAIS E REGIONAIS DA SUBSTITUIÇÃO DE CERRADO NATIVO POR PLANTAÇÃO DE EUCALIPTO
Coordenador: Mario Benjamim Baptista de Siqueira
Currículo
Área:Controle Ambiental
Período de 08/10/2010 a 07/10/2013
Este projeto teve como objetivo instalar torres de fluxos para medição de trocas de energia e massa entre vegetação e a atmosfera. Duas torres foram instaladas, uma numa área de cerrado nativo e outra em uma plantação de eucalipto, em que sua implementação foi também no contexto deste projeto. As torres tem por objetivo fonrnecer dados que permitiram estudos de possíveis consequências à meterologia locas e regional devido ao deslocamento de cerrado nativo para uma cultura de eucalipto para fins comerciais.
Fluxos turbulentos
carbono
meteorologia
cerrado
eucalipto
monitoramento
-
Coordenador: Silvio César Sampaio
Currículo
Área:Engenharia de Água e Solo
Período de 01/12/2016 a 28/02/2018
A utilização de agrotóxicos se tornou um sério problema para a humanidade. Isso porque parte do que é aplicado não atinge o alvo (planta daninha, insetos prejudiciais, fungos causadores de doenças, etc). Dessa forma, resíduos destes produtos podem alcançar o solo e/ou a água e atingir diretamente a saúde humana. Este trabalho encontrou uma forma de adsorver (retirar do ambiente) este produto e assim, impedir que atinja a saúde do homem e do ambiente. Este material capaz de sequestrar o pesticida do ambiente, pode ser produzido a partir de resíduos que de outra forma não seriam aproveitados, destinando, dessa forma, para um destino correto.
modelo cinético
Guadua sp.
isotermas de Freundlich
isotermas de Langmuir
Phyllostachys aurea.
-
XV ENCONTRO NACIONAL DE CIÊNCIAS TÉRMICAS
Coordenador: João Nazareno Nonato Quaresma
Currículo
Área:Engenharia Térmica
Período de 29/07/2014 a 25/05/2015
A divulgação foi por meio de: 200( Duzentos) cartazes A3, 5.000( Cinco Mil) Flyes, 1.000 (Mil) Folders
CIÊNCIAS TÉRMICAS
ENCIT
-
XV Escola de Modelos de Regressão
Coordenador: Helio dos Santos Migon
Currículo
Área:Probabilidade e Estatística Aplicadas
Período de 05/10/2016 a 31/10/2017
A Escola de Modelos de Regressão (EMR) é um evento científico na área de Estatística, de repercussão nacional, sendo organizado pela Associação Brasileira de Estatística (ABE) que, em 2017, se encontra em sua 15ª edição. Trata-se de um importante fórum para a difusão dos avanços da modelagem estatística nas diversas áreas do conhecimento. A cada biênio a EMR tem sido realizada em um Estado brasileiro. Nesta edição foi realizado na cidade de Goiânia-GO, e a organização local ficou sob a responsabilidade do Departamento de Estatística da UFG. Também o evento homenageou o Prof. Dr. Francisco Cribari Neto da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. A divulgação foi feita via facebook e na redeABE e os anais do congresso será disponibilizado no site da ABE.
-
Preferências dos consumidores de supermercados: um estudo em Campo Grande/MS
Coordenador: Dario de Oliveira Lima-Filho
Currículo
Área:Administração de Empresas
Período de 10/02/2014 a 31/08/2017
Foi submetido a Revista de Administração da UFSM (Quallis B1) o artigo OS ATRIBUTOS PREFERIDOS NA ESCOLHA DOS SUPERMERCADOS EM CAMPO GRANDE-MS.
varejo de alimentos
satisfação
hábitos de compra
-
Tratamento da hiperatividade vesical e incontinência mista e de urgência empregando neuromodulação via estimulação tibial e exercícios pélvicos: Estudo multicêntrico
Coordenador: Paulo Roberto Stefani Sanches
Currículo
Área:Bioengenharia
Período de 14/11/2012 a 23/08/2015
A hiperatividade vesical (HV) é uma síndrome definida como urgência urinária com ou sem incontinência de urgência (IUU) e usualmente associada à frequência urinária e noctúria. O tratamento clínico não farmacológico da HV inclui as medidas gerais: tratamento comportamental, fisioterapêutico e o cateterismo intermitente. Dentre as medidas gerais, é importante orientar a restrição líquida (1,5 litro/dia) e evitar álcool, cafeína e nicotina. A terapia farmacológica para HV é baseada em drogas que bloqueiam os receptores muscarínicos do detrusor, porém não são específicas para a bexiga e muitas delas são associadas com indesejados efeitos colaterais sistêmicos dos anticolinérgicos.Em relação ao tratamento fisioterapêutico, utiliza-se principalmente a eletroestimulação. A terapia por neuromodulação utiliza estimulação elétrica para atingir nervos específicos que controlam a função da bexiga. O mecanismo específico de ação não é conhecido, mas é postulado que a neuromodulação pode ter um efeito direto sobre a bexiga ou um efeito central atingindo os centros de micção cerebrais. O projeto de pesquisa visou o desenvolvimento de instrumentação e execução de ensaio clínico randomizado empregando estimulação tibial e exercícios pélvicos no tratamento da HV e IUU.Neste trabalho propôs-se uma aplicação intensiva de estimulação, uma vez ao dia, em ambiente domiciliar e a utilização de eletrodos especiais tipo SSP para estimulação tibial visando mimetizar os efeitos produzidos pela estimulação com agulha.Estes eletrodos foram fixados em uma tornozeleira, que facilitou o uso domiciliar desta técnica. Um eletroestimulador específico, portátil, foi desenvolvido para aplicação domiciliar desta técnica. O software de comunicação para programação e download dos registros armazenado no logger foi desenvolvido na plataforma Visual Basic em uma estrutura de banco de dados para acompanhamento da evolução dos pacientes.
incontinência urinária
Estimulação tibial
neuromodulação
-
Obtenção e caracterização de sistemas nanoestruturados para o tratamento eficaz e não-invasivo da ceratite fúngica
Coordenador: Eliana Martins Lima
Currículo
Área:Farmacotécnica e tecnologia farmacêutica
Período de 13/06/2012 a 12/06/2015
Nosso projeto buscou o desenvolvimento de uma formulação inovadora de medicamento para o tratamento de uma infecção fúngica que atinge a córnea e pode levar à perda da visão. O uso da nanotecnologia e de sistemas na escala nanométrica para encapsular fármacos das mais diversas classes terapêuticas é uma alternativa viável para elevar a eficácia terapêutica de diversos tratamentos. O uso de lipossomas com capacidade de permanência mais prolongada na superfície do olho, resulta na liberação controlada do antifúngico o que contribui para o maior efeito terapêutico do medicamento.
-
Coordenador: Aloisio Nelmo Klein
Currículo
Área:Metalurgia de Pó
Período de 01/07/2015 a 31/12/2016
As atividades de pesquisa desenvolvidas neste trabalho visaram a investigação do desempenho da geração de multicamadas sobre amostras produzidas por metalurgia do pó (MP). As amostras foram produzidas a partir da metalurgia do pó convencional, com compactação da mistura de pós e sinterização em descarga luminescente em regime anormal, ou seja, sinterização em plasma. A mesma tecnologia de plasma foi usada para promover o enriquecimento superficial da amostra com elemento de liga metálico, nesse caso de Molibdênio. Nesse processo é obtida uma camada de alguns micrometros, enriquecida com molibdênio, o que por sua vez, gera endurecimento dessa região. Além disso, esse processo quando combinado com a cementação ou nitretação a plasma pode produzir nitretos, carbetos e outros compostos relativamente duros. Esta modificação microestrutural da superfície pode ser interessante do ponto de vista tecnológico, pois se tem a melhoria das propriedades mecânicas somente na superfície, onde os componentes sofrem, principalmente, a ação de desgaste por movimento relativo ou corrosão. Com este projeto e a partir de processos já desenvolvidos no laboratório (LabMat) investigou-se a influência da associação da sinterização com enriquecimento superficial de molibdênio em associação com a cementação a plasma em amostras produzidas por metalurgia do pó. O resultado foi que a associação dos dois processos de enriquecimento e cementação, gera uma camada protetora com maior resistência ao desgaste, comparando às amostras sinterizadas apenas enriquecidas com molibdênio, ou apenas cementadas.
cementação a plasma
sinterização
propriedades tribológicas
Fe-Mo
-
Mostra Científica nas escolas do campo: um elo entre o conhecimento científico e o contexto social de meninas e meninos do campo
Coordenador: Débora Schmitt Kavalek
Currículo
Área:Divulgação Científica
Período de 04/12/2018 a 31/12/2020
O projeto Mostra MOSTRA DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS DO CAMPO: um elo entre o conhecimento científico e o contexto social de meninas e meninos do campo, proporcionou a interconexão entre o conhecimento científico e o contexto social dos indivíduos que vivem e trabalham no campo. O trabalho contribuiu para a formação docente com a organização de práticas que promoveram a alfabetização científica nas escolas do campo através da construção coletiva de uma Mostra de Ciências em nível municipal. Foi realizado no município de São Mateus-ES, no ano de 2019, numa parceria da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) ? Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES) com a Secretaria Municipal de Educação. O trabalho voltou-se para 40 escolas municipais do campo; participaram cerca de 120 professores, 400 estudantes do ensino fundamental e 15 alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo do CEUNES. Seu desenvolvimento se deu em 4 etapas: 1) adequação da proposta junto à Secretaria Municipal de Educação e às Escolas do Campo; 2) encontros mensais de formação com os professores; 3) realização de Mostras de Ciências nas Escolas; 4) realização da Mostra de Ciências Municipal. O trabalho contribuiu para a formação dos professores, possibilitou à população do campo a compreensão da ciência valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação, ressaltando a importância da ciência no cotidiano de cada um e para a melhoria da vida no campo.
Letramento científico
Mostra Científica
Escola do Campo
Saberes tradicionais.
-
XXII Congresso Internacional de Genética
Coordenador: Marcia Maria Auxiliadora Naschenveng Pinheiro Margis
Currículo
Área:Genética Vegetal
Período de 10/09/2018 a 15/01/2019
Texto para não especialista:A SOCIEDADE BRASILEIRA DE GENÉTICA (SBG) é uma entidade pública que busca integrar os geneticistasbrasileiros desde sua fundação, em 1955. Entre outras atividades rotineiras a cargo da SBG, incluem-se ações deincentivo ao ensino de graduação e pós-graduação, participação de discussões sobre a política científica brasileira,apoio à organização de eventos científicos internacionais e a organização de reuniões regionais e seus congressosanuais que contam com convidados e participantes do Brasil e exterior. Dentre os eventos científicos organizadosou apoiados pela SBG e/ou suas diretorias regionais, destacamos o ?Congresso Brasileiro de Genética? que ocorreanualmente desde 1954. O congresso deste ano, o GENÉTICA 2018 foi realizado por 5 dias entre 10 e 15 desetembro de 2018, na cidade de Foz do Iguaçu, Parana. O congresso de 2018 foi muito especial porque foirealizado simultaneamente com o XXII International Congress of Genetics (ICG). Foi a primeira vez que um pais daAmerica Latina teve a oportunidade de sediar esse importante congresso. A SBG organizou O XXII ICG com umprograma científico muito denso, atual e de grande qualidade. Foram convidados profissionais altamentequalificados e reconhecidos mundialmente, cobrindo todas as áreas da Genética. O tema do congresso foi"Genética para um mundo em evolução". Além dos assuntos vinculados ao tema central, outras questõesacadêmicas e pertinentes à atividade científica foram abordadas, tais como regulamentação da pesquisa, bioética,financiamento de projetos, aplicações industriais, novos equipamentos e metodologias de pesquisa, entre outros.