Relatório de pesquisa

Com o objetivo de atender ao princípio da transparência do uso dos recursos públicos pelo Governo Federal, o CNPq disponibiliza os relatórios de pesquisa apoiados com recursos financeiros por meio de suas chamadas públicas.

Trata-se, por um lado, de uma prestação de contas à sociedade dos recursos envolvidos no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e, por outro, da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas apoiados pelo CNPq.

Os resumos disponibilizados neste espaço foram redigidos pelos pesquisadores, por solicitação do CNPq, em uma linguagem cidadã, ou seja, em linguagem que possa ser entendida por aqueles que não são cientistas.

O texto contido nos resumos dos projetos é de inteira responsabilidade do pesquisador e envolve um esforço de popularizar a ciência para o público leigo.

A busca poderá ser realizada de várias formas e fica a critério do interessado utilizar palavra-chave, área do conhecimento, por título da pesquisa, por área do conhecimento, Unidade da Federação, nome do pesquisador, entre outras.

  • LETRAMENTOS DIGITAIS: SINGULARIDADE DO ETHOS, PERFOMANCES NARRATIVAS E IDENTITÁRIAS

    Coordenador: Luiz Paulo da Moita Lopes
    Currículo
    Área:Lingüística Aplicada

    Período de 05/11/2010 a 04/11/2015

    Uma das questões que tem despertado interesse cotidiano, em todas as esferas sociais na contemporaneidade, tem sido os desafios que um mundo extremamente midiatizado coloca para nossas vidas. Como nunca antes, vivemos em sociedades que refletem, intensamente, sobre si mesmas por meio de tal midiatização. Por um lado, este é um mundo de grande reflexividade sobre quem somos; por outro, este é um mundo em que desafios contínuos sobre novas possibilidades de viver a vida social, que no passado eram colocadas em baixo do tapete, por assim dizer, são agora tematizadas no dia-a-dia. Um dos lugares de maior reflexividade é justamente aquele representado pelas redes sociais que continuamente nos questionam sobre quem somos como homens, mulheres, heterossexuais, homossexuais, brancos e negros etc. O projeto problematiza justamente tal reflexividade nas redes sociais, ressaltando como passamos a nos reinventar socialmente de formas menos cristalizadas ou fechadas,que desafiam visões de que somos pacotes bem amarrados e homogêneos na vida social. Os resultados da investigação questionam visões homogêneas de quem somos, que apontariam para essências identitárias tanto em relação ao gênero, à sexualidade e à raça. Os significados emergentes no mundo contemporâneo sinalizam novas histórias sobre quem somos ou podemos ser. São justamente tais narrativas que constroem futuros alernativos para nossas vidas sociais. Focalizar tais significados emergentes é um modo de fazer a pesquisa entre linguagem e vida social ser responsiva ao mundo em que vivemos. Um tal investimento em pesquisa requer inovação teórico-analítica e metodológica,o que só pode ser feito nos cruzamentos disciplinares ou de modo INdisciplinar.

    performances letramentos digitais sexualidade gênero
  • Coordenador: Nei Pereira Junior
    Currículo
    Área:Biotecnologia

    Período de 01/07/2015 a 30/06/2016

    A maioria dos ácidos orgânicos existentes no mercado é produzida via síntese química com altos níveis de poluição. Uma grande parte desses ácidos, oriundos de microrganismos, ou como intermediários naturais em caminhos metabólicos principais podem contribuir para o avanço nas produções biotecnológicas a partir de fontes renováveis.O País reúne condições para ser o principal receptor de recursos de investimento, provenientes do mercado de carbono, por ter no meio ambiente sua maior riqueza e possuir enorme capacidade de absorção e regeneração atmosférica. A produção de ácidos orgânicos de 2ª geração está inserida no contexto de Biorrefinaria, avançando para as tecnologias emergentes e portadoras de futuro. Várias companhias anunciaram a produção de ácidos orgânicos, como sendo considerado o produto comercial do futuro. O interesse na produção dos mesmos por fermentação está, claramente, associado às aplicações para a obtenção de plásticos biodegradáveis. Além disso, o uso de recursos renováveis resultam em uma redução de energia em torno de 30-40% em relação a um processo químico atual, diminuindo as emissões de CO2, já que se trata do primeiro processo onde o CO2 é usado ativamente durante a produção (WILLKE & VORLOP, 2004; ZHANG, 2008). Diante do exposto, o objetivo geral do presente projeto versa sobre o desenvolvimento de um processo microbiano para a síntese de ácido lático a partir da fermentação de xilose e glicose, ambos açucares oriundos do pré-tratamento do bagaço de cana-de-açucar. O presente documento relata os resultados obtidos com as etapas cumpridas no período de vigência da bolsa de PDJ, de 01/07/2015 a 03/05/2016, de acordo com o conteúdo a anexado.

    Bagaço de cana SSF Ácido lático Lactobacillus
  • INQUA-PAGES Conference for Early-Career Researchers: Impacts of sea-level rise from past to present

    Coordenador: Marlon Carlos França
    Currículo
    Área:Oceanografia Geológica

    Período de 31/07/2018 a 29/11/2018

    Este trabalho integrou dados sedimentológicos, geoquímicos e palinológicos com datação por carbono-14 de matéria orgânica sedimentar para fornecer um modelo milenar de dinâmica dos manguezais resultante das oscilações no nível relativo do mar na foz do rio Doce, Sudeste do Brasil. Na presente pesquisa foi encontrado um antigo depósito de manguezal a cerca de 25 km da atual linha de costa, que possivelmente foi desenvolvido durante o aumento do nível do mar ocorrido por volta de 5 mil anos atrás. Após essa fase de subida do nível do mar ocorreu um evento de diminuição desse nível, que provocou uma série de mudanças na vegetação, bem como na geomorfologia costeira. Assim, considerando a queda relativa do nível do mar, houve a construção de extensos depósitos de praia, que cobriram os depósitos lamosos. Esse processo levou à perda de área de manguezais. Durante os últimos séculos, uma vegetação de manguezal se estabeleceu no litoral, e houve uma tendência crescente de matéria orgânica derivada de estuários. Portanto, durante os últimos séculos pode estar ocorrendo um aumento relativo do nível do mar. Nesse cenário, espera-se a ocorrência de eventos erosivos e expansão de manguezais ao longo do litoral do Estado do Espírito Santo no Sudeste do Brasil.

    Adaptações Impactos Costeiros Mudança do Nível do Mar Paisagens submersas
  • Coordenador: Thais Helena Sydenstricker Flores-Sahagun
    Currículo
    Área:Química

    Período de 01/09/2016 a 31/08/2017

    As atividades para informação e divulgação dos resultados do projeto serão compartidas com a comunidade através de, conversas na universidade, congressos e publicação em revistas. Uma tese de mestrado foi finalizada e uma tese doutorado esta sendo desenvolvidas a partir do escopo de pesquisa previsto no projeto. Três capítulos de livros foram escritos e dois já serão divulgados ainda este ano. No curriculo llates, que é aberto, estaremos sempre atulizando com resultados e novos projetos e detalhamento das pesquisas e atividades de extensão realizadas. Os contatos de email e telefonicos do grupo de pesquisa que coordeno também esta em páginas de internet abertas como na página Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica (PG-Mec) (http://www.pgmec.ufpr.br/docente/thais.htm), Pós-graduação em Engenharia Mecânica (PGMec) e do Diretório de grupos de Pesquisa do CNPq.

    Antimicrobial Arcabouços Biomaterial Esponjas Polímeros Hidrogel
  • Caracterização morfoestrutural e sedimentológica da confluência dos rios Solimões e Negro

    Coordenador: Marco Ianniruberto
    Currículo
    Área:Geofísica Aplicada

    Período de 18/02/2019 a 28/02/2022

    O projeto de pesquisa não foi executado.

    confluências grandes rios neotectônica sedimentologia Bacia Amazônica
  • Macrometrópole Paulista: Urbanização, Migração e Desigualdade Sócio-Espacial

    Coordenador: Lucia Maria Machado Bógus
    Currículo
    Área:Aspectos Sociais do Planejamento Urbano e Regional

    Período de 18/02/2019 a 31/08/2022

    o trabalho analisa a estrutura e a dinâmica socioespacial da chamada região conhecida como Macrometrópole Paulista, que teve seus contornos geo-políticos e administrativos definidos em 2012, pela então Secretaria Metropolitana de Planejamento, e que abrange 5 regiões metropolitanas do estado de São Paulo e 3 aglomerações urbanas, reunindo 174 municípios do estado de São Paulo. A Macromtrópole Paulista concentra, neste espaço, 72% da população do Estado de São Paulo, 70% do PIB estadual e 27% do PIB do país. A região surgiu como consequência de processos contemporâneos de reestruturação e realocação da produção industrial e de outras atividades econômicas de ponta, reunidas num amplo e complexo sistema de cidades, articuladas por densa malha rodoviária e importantes aeroportos. Nesse sistema, o desenvolvimento econômico e o crescimento de atividades marcadas pela inovação, reforçam as relações entre o global e o local diluindo barreiras espaciais e temporais, com o desenvolvimento das comunicações, transportes e novas tecnologias. De forma geral, a desconcentração das atividades industriais, observada no estado de São Paulo, a partir dos anos 1970, foi também acompanhada pela dispersão de atividades terciárias, de moradia e pelo aumento dos fluxos migratórios, com forte presença de imigrantes internacionais, sobretudo de mão de obra qualificada. O estudo contempla dois eixos: o primeiro voltado à análise das transformações urbanas e das desigualdades sociais no espaço urbano e o segundo voltado à compreensão das causas e efeitos da mobilidade pendular sobre estrutura urbana regional e os impactos do aumento dos fluxos migratórios internacionais contemporâneas nos municípios da macrometrópole paulista.

    Mobilidade populacional Macrometrópole Paulista Urbanização Estrutura socioespacial
  • LEISHMANIOSE TEGUMENTAR NA COMUNIDADE INDÍGENA XAKRIABÁ:

    Coordenador: Celia Maria Ferreira Gontijo
    Currículo
    Área:Saúde Pública

    Período de 12/11/2010 a 11/11/2012

    A leishmaniose tegumentar é uma doença infecciosa, não contagiosa que ocorre em várias regiões do Brasil. No norte de Minas Gerais está localizada a Terra Indígena Xakriabá onde nos últimos anos vem ocorrendo numerosos casos de leishmaniose tegumentar. Não se conhecia a extensão do problema na região, pois não existiam estudos anteriores sobre a epidemiologia da leishmaniose na área. O desenvolvimento deste projeto permitiu estimar a prevalência e a incidência da doença na região estudada, identificar a espécie do parasito que ocorre nos casos humanos e nos animais domésticos e silvestres bem como conhecer os vetores. Nas atividades realizadas na Terra Xakriabá houve uma integração da equipe do projeto com a comunidade indígena e com os profissionais de saúde do município que participaram ativamente das diferentes etapas da pesquisa. Com o objetivo de conhecer aspectos da leishmaniose tegumentar na Terra Indígena Xakriabá visando propor medidas de prevenção e controle mais adequadas a realidade local foi desenvolvido um projeto de pesquisa. Desde a sua implantação o projeto colaborou com ações visando a melhoria do diagnóstico e tratamento da leismaniose. Esta intervenção contribuiu de forma decisiva para a detecção mais rápida e segura destes casos uma vez que os métodos utilizados forneceram a confirmação da infecção. Além da melhoria no diagnóstico, o encaminhamento dos casos para tratamento passou a acontecer de forma mais acelerada com o acompanhamento sendo feito pelo clínico incluindo os exames laboratoriais recomendados pelo Ministério da Saúde.

    Leishmaniose Tegumentar tratamento prevenção controle
  • Coordenador: Marcus Granato
    Currículo
    Área:Museologia

    Período de 01/11/2017 a 31/10/2018

    Neste relatório serão apresentados os resultados obtidos através da realização de pesquisa, que inclui a elaboração de um inventário de potenciais acervos dispersos pelos laboratórios e depósitos do Instituto de Geociências (UFRJ), representados por equipamentos, modelos e recursos didáticos, entre outros. Através desse inventário, espera-se contribuir para o embrião de uma coleção relacionada à História da Ciência no IGEO (UFRJ), que poderá permanecer sob a guarda e os cuidados do museu existente na unidade, o Museu da Geodiversidade (MGEO). Essa ação também fortalecerá institucionalmente o MGEO ao ampliar o seu acervo. Por outro lado, as pesquisas desenvolvidas e relacionadas ao tema propiciam ampliar o conhecimento sobre os objetos e suas possíveis articulações, permitindo que os objetos de C&T sejam contextualizados e posteriormente apresentados ao público para conhecimento e socialização. Nesta pesquisa de pós-doutoramento, foi possível abrir uma frente de estudo relacionada ao Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia abrangendo os limites do Instituto de Geociências (UFRJ), através de um projeto de pesquisa aprovado na instituição, com disponibilidade de um bolsista de iniciação científica trabalhando diretamente no projeto. Com a continuidade da pesquisa, mais ações levando em consideração o Patrimônio Cultural da Ciência e Tecnologia serão incentivadas podendo envolver a Universidade como um todo. Através do Sistema de Museus, Acervos e Patrimônio Cultural da UFRJ (GT SIMAP), grupo de trabalho que congrega os museus, prédios históricos e espaços similares da universidade, os museus e espaços de memória podem se reunir e se auxiliar mutuamente nesse processo.Nenhum patrimônio é designado pelo acaso. Eles passam a se configurar dessa forma quando a sociedade assim os reconhece. E para que isso aconteça, as pesquisas sobre o Patrimônio Cultural de Ciência e Tecnologia que investigam, refletem, contextualizam e trazem à tona um conhecimento que estava esque

    Museologia; Patrimônio científico; Preservação
  • IX Seminário UFPE de Ciências Contábeis

    Coordenador: Luiz Carlos Miranda
    Currículo
    Área:Ciências Contábeis

    Período de 19/08/2015 a 18/08/2016

    Nos dias 22 e 23 de outubro de 2015, foi realizado no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da UFPE o IX Seminário UFPE de Ciências Contábeis. Organizado pelo Departamento de Ciências Contábeis e Atuarias e pelo Programa de Pós Graduação em Ciências Contábeis da UFPE, envolve em sua organização professores, alunos e a Secretaria do Programa de Pós-Graduação emCiências Contábeis.O seminário está em sua nona edição e se consolidando, cada vez mais, como um evento regional na área de contabilidade. Foram mais de 200 inscritos para a edição deste ano, com participantes de diversas Instituições, bem como de outras cidades do interior do estado de Pernambuco.Para a realização de um evento deste porte, contou-se com o apoio: da PROPESQ/UFPE, da Editora Atlas, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

    Pesquisa Ciências Contábeis; Educação
  • Velocimetria Holográfica por Rastreamento de Partículas - Sistema QuadStereo

    Coordenador: Marcos Rogério Széliga
    Currículo
    Área:Hidráulica

    Período de 12/11/2010 a 11/05/2013

    As informações desta linha de pesquisa estão disponíveis no site pessoal www.uepg.br/denge/lhc Estão em fase de submissão dois artigos científicos nos periódicos: - Iberoamerican Journal of Applied Computing; - Journal of the Brazilian Society of Mechanical Sciences.

    Turbulência Velocimetria por Imagens de Particulas PTV - Velocimetria por Rastreamento de Parículas Diagnótico de escoamentos Campos de velocidades Vorticidade.
  • Mostrando 1 - 10 de 62193 resultado(s).
  • Página: 
  • Primeiro 
  • Anterior 
  • Próximo 
  • Último