Relatório de pesquisa

Com o objetivo de atender ao princípio da transparência do uso dos recursos públicos pelo Governo Federal, o CNPq disponibiliza os relatórios de pesquisa apoiados com recursos financeiros por meio de suas chamadas públicas.

Trata-se, por um lado, de uma prestação de contas à sociedade dos recursos envolvidos no desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação e, por outro, da divulgação dos resultados das pesquisas desenvolvidas pelos cientistas apoiados pelo CNPq.

Os resumos disponibilizados neste espaço foram redigidos pelos pesquisadores, por solicitação do CNPq, em uma linguagem cidadã, ou seja, em linguagem que possa ser entendida por aqueles que não são cientistas.

O texto contido nos resumos dos projetos é de inteira responsabilidade do pesquisador e envolve um esforço de popularizar a ciência para o público leigo.

A busca poderá ser realizada de várias formas e fica a critério do interessado utilizar palavra-chave, área do conhecimento, por título da pesquisa, por área do conhecimento, Unidade da Federação, nome do pesquisador, entre outras.

  • IMPLANTAÇÃO DE LABORATÓRIO DE CAMPO PARA ESTUDO DE CONSEQUÊNCIAS HIDROLÓGICAS, METEOROLÓGICAS, CLIMÁTICAS LOCAIS E REGIONAIS DA SUBSTITUIÇÃO DE CERRADO NATIVO POR PLANTAÇÃO DE EUCALIPTO

    Coordenador: Mario Benjamim Baptista de Siqueira
    Currículo
    Área:Controle Ambiental

    Período de 08/10/2010 a 07/10/2013

    Este projeto teve como objetivo instalar torres de fluxos para medição de trocas de energia e massa entre vegetação e a atmosfera. Duas torres foram instaladas, uma numa área de cerrado nativo e outra em uma plantação de eucalipto, em que sua implementação foi também no contexto deste projeto. As torres tem por objetivo fonrnecer dados que permitiram estudos de possíveis consequências à meterologia locas e regional devido ao deslocamento de cerrado nativo para uma cultura de eucalipto para fins comerciais.

    Fluxos turbulentos carbono meteorologia cerrado eucalipto monitoramento
  • Coordenador: Silvio César Sampaio
    Currículo
    Área:Engenharia de Água e Solo

    Período de 01/12/2016 a 28/02/2018

    A utilização de agrotóxicos se tornou um sério problema para a humanidade. Isso porque parte do que é aplicado não atinge o alvo (planta daninha, insetos prejudiciais, fungos causadores de doenças, etc). Dessa forma, resíduos destes produtos podem alcançar o solo e/ou a água e atingir diretamente a saúde humana. Este trabalho encontrou uma forma de adsorver (retirar do ambiente) este produto e assim, impedir que atinja a saúde do homem e do ambiente. Este material capaz de sequestrar o pesticida do ambiente, pode ser produzido a partir de resíduos que de outra forma não seriam aproveitados, destinando, dessa forma, para um destino correto.

    modelo cinético Guadua sp. isotermas de Freundlich isotermas de Langmuir Phyllostachys aurea.
  • XV ENCONTRO NACIONAL DE CIÊNCIAS TÉRMICAS

    Coordenador: João Nazareno Nonato Quaresma
    Currículo
    Área:Engenharia Térmica

    Período de 29/07/2014 a 25/05/2015

    A divulgação foi por meio de: 200( Duzentos) cartazes A3, 5.000( Cinco Mil) Flyes, 1.000 (Mil) Folders

    CIÊNCIAS TÉRMICAS ENCIT
  • XV Escola de Modelos de Regressão

    Coordenador: Helio dos Santos Migon
    Currículo
    Área:Probabilidade e Estatística Aplicadas

    Período de 05/10/2016 a 31/10/2017

    A Escola de Modelos de Regressão (EMR) é um evento científico na área de Estatística, de repercussão nacional, sendo organizado pela Associação Brasileira de Estatística (ABE) que, em 2017, se encontra em sua 15ª edição. Trata-se de um importante fórum para a difusão dos avanços da modelagem estatística nas diversas áreas do conhecimento. A cada biênio a EMR tem sido realizada em um Estado brasileiro. Nesta edição foi realizado na cidade de Goiânia-GO, e a organização local ficou sob a responsabilidade do Departamento de Estatística da UFG. Também o evento homenageou o Prof. Dr. Francisco Cribari Neto da Universidade Federal de Pernambuco-UFPE. A divulgação foi feita via facebook e na redeABE e os anais do congresso será disponibilizado no site da ABE.

  • Preferências dos consumidores de supermercados: um estudo em Campo Grande/MS

    Coordenador: Dario de Oliveira Lima-Filho
    Currículo
    Área:Administração de Empresas

    Período de 10/02/2014 a 31/08/2017

    Foi submetido a Revista de Administração da UFSM (Quallis B1) o artigo OS ATRIBUTOS PREFERIDOS NA ESCOLHA DOS SUPERMERCADOS EM CAMPO GRANDE-MS.

    varejo de alimentos satisfação hábitos de compra
  • Tratamento da hiperatividade vesical e incontinência mista e de urgência empregando neuromodulação via estimulação tibial e exercícios pélvicos: Estudo multicêntrico

    Coordenador: Paulo Roberto Stefani Sanches
    Currículo
    Área:Bioengenharia

    Período de 14/11/2012 a 23/08/2015

    A hiperatividade vesical (HV) é uma síndrome definida como urgência urinária com ou sem incontinência de urgência (IUU) e usualmente associada à frequência urinária e noctúria. O tratamento clínico não farmacológico da HV inclui as medidas gerais: tratamento comportamental, fisioterapêutico e o cateterismo intermitente. Dentre as medidas gerais, é importante orientar a restrição líquida (1,5 litro/dia) e evitar álcool, cafeína e nicotina. A terapia farmacológica para HV é baseada em drogas que bloqueiam os receptores muscarínicos do detrusor, porém não são específicas para a bexiga e muitas delas são associadas com indesejados efeitos colaterais sistêmicos dos anticolinérgicos.Em relação ao tratamento fisioterapêutico, utiliza-se principalmente a eletroestimulação. A terapia por neuromodulação utiliza estimulação elétrica para atingir nervos específicos que controlam a função da bexiga. O mecanismo específico de ação não é conhecido, mas é postulado que a neuromodulação pode ter um efeito direto sobre a bexiga ou um efeito central atingindo os centros de micção cerebrais. O projeto de pesquisa visou o desenvolvimento de instrumentação e execução de ensaio clínico randomizado empregando estimulação tibial e exercícios pélvicos no tratamento da HV e IUU.Neste trabalho propôs-se uma aplicação intensiva de estimulação, uma vez ao dia, em ambiente domiciliar e a utilização de eletrodos especiais tipo SSP para estimulação tibial visando mimetizar os efeitos produzidos pela estimulação com agulha.Estes eletrodos foram fixados em uma tornozeleira, que facilitou o uso domiciliar desta técnica. Um eletroestimulador específico, portátil, foi desenvolvido para aplicação domiciliar desta técnica. O software de comunicação para programação e download dos registros armazenado no logger foi desenvolvido na plataforma Visual Basic em uma estrutura de banco de dados para acompanhamento da evolução dos pacientes.

    incontinência urinária Estimulação tibial neuromodulação
  • Obtenção e caracterização de sistemas nanoestruturados para o tratamento eficaz e não-invasivo da ceratite fúngica

    Coordenador: Eliana Martins Lima
    Currículo
    Área:Farmacotécnica e tecnologia farmacêutica

    Período de 13/06/2012 a 12/06/2015

    Nosso projeto buscou o desenvolvimento de uma formulação inovadora de medicamento para o tratamento de uma infecção fúngica que atinge a córnea e pode levar à perda da visão. O uso da nanotecnologia e de sistemas na escala nanométrica para encapsular fármacos das mais diversas classes terapêuticas é uma alternativa viável para elevar a eficácia terapêutica de diversos tratamentos. O uso de lipossomas com capacidade de permanência mais prolongada na superfície do olho, resulta na liberação controlada do antifúngico o que contribui para o maior efeito terapêutico do medicamento.

  • Coordenador: Aloisio Nelmo Klein
    Currículo
    Área:Metalurgia de Pó

    Período de 01/07/2015 a 31/12/2016

    As atividades de pesquisa desenvolvidas neste trabalho visaram a investigação do desempenho da geração de multicamadas sobre amostras produzidas por metalurgia do pó (MP). As amostras foram produzidas a partir da metalurgia do pó convencional, com compactação da mistura de pós e sinterização em descarga luminescente em regime anormal, ou seja, sinterização em plasma. A mesma tecnologia de plasma foi usada para promover o enriquecimento superficial da amostra com elemento de liga metálico, nesse caso de Molibdênio. Nesse processo é obtida uma camada de alguns micrometros, enriquecida com molibdênio, o que por sua vez, gera endurecimento dessa região. Além disso, esse processo quando combinado com a cementação ou nitretação a plasma pode produzir nitretos, carbetos e outros compostos relativamente duros. Esta modificação microestrutural da superfície pode ser interessante do ponto de vista tecnológico, pois se tem a melhoria das propriedades mecânicas somente na superfície, onde os componentes sofrem, principalmente, a ação de desgaste por movimento relativo ou corrosão. Com este projeto e a partir de processos já desenvolvidos no laboratório (LabMat) investigou-se a influência da associação da sinterização com enriquecimento superficial de molibdênio em associação com a cementação a plasma em amostras produzidas por metalurgia do pó. O resultado foi que a associação dos dois processos de enriquecimento e cementação, gera uma camada protetora com maior resistência ao desgaste, comparando às amostras sinterizadas apenas enriquecidas com molibdênio, ou apenas cementadas.

    cementação a plasma sinterização propriedades tribológicas Fe-Mo
  • Mostra Científica nas escolas do campo: um elo entre o conhecimento científico e o contexto social de meninas e meninos do campo

    Coordenador: Débora Schmitt Kavalek
    Currículo
    Área:Divulgação Científica

    Período de 04/12/2018 a 31/12/2020

    O projeto Mostra MOSTRA DE CIÊNCIAS NAS ESCOLAS DO CAMPO: um elo entre o conhecimento científico e o contexto social de meninas e meninos do campo, proporcionou a interconexão entre o conhecimento científico e o contexto social dos indivíduos que vivem e trabalham no campo. O trabalho contribuiu para a formação docente com a organização de práticas que promoveram a alfabetização científica nas escolas do campo através da construção coletiva de uma Mostra de Ciências em nível municipal. Foi realizado no município de São Mateus-ES, no ano de 2019, numa parceria da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) ? Centro Universitário Norte do Espírito Santo (CEUNES) com a Secretaria Municipal de Educação. O trabalho voltou-se para 40 escolas municipais do campo; participaram cerca de 120 professores, 400 estudantes do ensino fundamental e 15 alunos do curso de Licenciatura em Educação do Campo do CEUNES. Seu desenvolvimento se deu em 4 etapas: 1) adequação da proposta junto à Secretaria Municipal de Educação e às Escolas do Campo; 2) encontros mensais de formação com os professores; 3) realização de Mostras de Ciências nas Escolas; 4) realização da Mostra de Ciências Municipal. O trabalho contribuiu para a formação dos professores, possibilitou à população do campo a compreensão da ciência valorizando a criatividade, a atitude científica e a inovação, ressaltando a importância da ciência no cotidiano de cada um e para a melhoria da vida no campo.

    Letramento científico Mostra Científica Escola do Campo Saberes tradicionais.
  • XXII Congresso Internacional de Genética

    Coordenador: Marcia Maria Auxiliadora Naschenveng Pinheiro Margis
    Currículo
    Área:Genética Vegetal

    Período de 10/09/2018 a 15/01/2019

    Texto para não especialista:A SOCIEDADE BRASILEIRA DE GENÉTICA (SBG) é uma entidade pública que busca integrar os geneticistasbrasileiros desde sua fundação, em 1955. Entre outras atividades rotineiras a cargo da SBG, incluem-se ações deincentivo ao ensino de graduação e pós-graduação, participação de discussões sobre a política científica brasileira,apoio à organização de eventos científicos internacionais e a organização de reuniões regionais e seus congressosanuais que contam com convidados e participantes do Brasil e exterior. Dentre os eventos científicos organizadosou apoiados pela SBG e/ou suas diretorias regionais, destacamos o ?Congresso Brasileiro de Genética? que ocorreanualmente desde 1954. O congresso deste ano, o GENÉTICA 2018 foi realizado por 5 dias entre 10 e 15 desetembro de 2018, na cidade de Foz do Iguaçu, Parana. O congresso de 2018 foi muito especial porque foirealizado simultaneamente com o XXII International Congress of Genetics (ICG). Foi a primeira vez que um pais daAmerica Latina teve a oportunidade de sediar esse importante congresso. A SBG organizou O XXII ICG com umprograma científico muito denso, atual e de grande qualidade. Foram convidados profissionais altamentequalificados e reconhecidos mundialmente, cobrindo todas as áreas da Genética. O tema do congresso foi"Genética para um mundo em evolução". Além dos assuntos vinculados ao tema central, outras questõesacadêmicas e pertinentes à atividade científica foram abordadas, tais como regulamentação da pesquisa, bioética,financiamento de projetos, aplicações industriais, novos equipamentos e metodologias de pesquisa, entre outros.

  • Mostrando 1 - 10 de 62656 resultado(s).
  • Página: 
  • Primeiro 
  • Anterior 
  • Próximo 
  • Último