5 - Procedimentos de Embarque

Após efetivado e confirmado o pagamento, o exportador deverá, obrigatoriamente, enviar a mercadoria utilizando o serviço postal oficial do seu país. Para isso, o importador deve instruir o exportador corretamente conforme as instruções disponíveis pelos Correios (http://www.correios.com.br/impfacil/). A lista oficial de serviços postais de cada país pode ser encontrada em http://www.upu.int/en/the-upu/member-countries.html.

Avise o fornecedor quando o pagamento for efetuado e lembrá-lo para que o envio seja feito pela modalidade correta. Se o envio for feito através de Courrier (Fedex entre outras), o importador não poderá pedir a isenção dos impostos.

O exportador deverá postar como encomenda postal (Air Parcel, Parcel Post ou Economic Parcel).

Importações originadas dos EUA: O remetente deverá solicitar o serviço de postagem Express Mail Service (EMS). O serviço Global Express Garanteed não é operado pelos Correios.

Após o envio, os itens importados são recebidos pelos Correios, que informam ao pesquisador a situação do processo. Este processo também pode ser acompanhado pelo sistema dos Correios.