-
Seg, 04 Mai 2020 11:06:00 -0300
Nota de pesar: Prof. Ronei Poppi
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lamenta o falecimento do Prof. Ronei Jesus Poppi. Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1B do CNPq, Ronei Poppi era professor do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e faleceu no dia 25 de Abril, aos 55 anos de idade.
Segundo o diretor do Instituto de Química, professor Marco Aurélio Zezzi Arruda, a Universidade perdeu um excelente professor e pesquisador, além de um grande ser humano.
Graduado em Química, pela Unicamp, Ronei Poppi teve sua trajetória científica acompanhada pelo CNPq desde o início, tendo sido bolsista, também, de mestrado e doutorado, realizados na mesma universidade.
O pós-doutorado foi desenvolvido na Universidade Livre de Bruxelas, em 1996. Era professor titular do Departamento de Química Analítica. Tinha experiência na área de Química Analítica, com ênfase em Quimiometria e Métodos Espectroscópicos de Análise. Atuou, principalmente, nos seguintes temas relacionados a espectroscopia: infravermelho próximo e médio, raman fluorescência molecular e espectroscopia de imagem. Na área de Quimiometria tem atuado em calibração multivariada, redes neurais, máquinas de vetor de suporte, resolução de curvas e métodos para tratamento de dados multi-modo. Além disso, o pesquisador integrou o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Bioanalítica, um dos INCTs apoiados pelo CNPq.
Com informações da Unicamp