-
Seg, 22 Jun 2020 15:13:00 -0300
Nota de Pesar: Profª. Guaracira Gouvêa
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) manifesta profundo pesar e se solidariza com família e amigos pelo falecimento da Professora Guaracira Gouvêa, pioneira na área de Educação em Museus no Brasil. Bolsista de Produtividade do CNPq, Guaracira era Professora Titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) na qual foi idealizadora, fundadora e primeira coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEDU).
Profª. Guaracira (esquerda). Foto: Geenf-USP/Divulgação
A pesquisadora era bacharel e licenciada em Física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em Filosofia da Educação pela Fundação Getúlio Vargas, doutora em Educação Gestão e Difusão em Biociências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e pós-doutora em Educação na Universidade Autônoma de Barcelona.
Foi professora de física e de ciências em escolas públicas e privadas e, dentre suas várias atividades profissionais e de pesquisa, esteve à frente da criação da Revista Ciência Hoje das Crianças, tendo sido editora desta publicação de 1986 a 1994. Foi também diretora do Centro de Ciências do Rio de Janeiro (CECIERJ), entre os anos de 1980 e 1990 trabalhando na formação de professores. Mais tarde, passou a trabalhar no Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST), no qual foi diretora do Departamento de Educação até 2002.
Atualmente, Guaracira trabalhava como professora titular da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação desta instituição, pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro e líder do grupo de pesquisa Educação, Discurso e Mídia.
A professora Guaracira faleceu no dia 16 de junho por complicações cardíacas, aos 72 anos.