-
Seg, 27 Jul 2020 16:27:00 -0300
Nota de Pesar: Prof. Zilton de Araújo Andrade
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) manifesta profundo pesar e se solidariza com família e amigos pelo falecimento do Professor Zilton de Araújo Andrade. Importante patologista, Zilton Andrade construiu sua trajetória profissional em áreas de pesquisa em doenças negligenciadas que ainda acometem a população. Foi diretor e pesquisador da Fiocruz Bahia e bolsista PQ do CNPq.
Prof. Zilton Andrade - Foto: Cremeb/Divulgação
Zilton Andrade nasceu em Santo Antônio de Jesus (BA). Formado em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), alcançou na universidade o posto de professor titular em 1974 e o título de Professor Emérito em 1985. Ingressou na Fundação Oswaldo Cruz em 1983, se aposentou em 1994 e, em 2012, recebeu o título de Pesquisador Emérito da Fiocruz. Era professor Permanente do curso de Pós-graduação em Patologia Humana (UFBA/Fiocruz). Entre suas condecorações mais importantes estão a de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico ¿ Presidência da República do Brasil (1995) e Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico ¿ Presidente da República do Brasil (2005). É Membro da Academia Brasileira de Ciências.
O professor foi o primeiro diretor do Centro de Pesquisas Gonçalo Muniz (Fiocruz), e tem mais de 262 trabalhos publicados, que foram citados mais de 2.300 vezes. Foi também um dos fundadores da Sociedade Brasileira de Patologia e da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical.
Em 2010, o pesquisador recebeu do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), o Diploma de Mérito Ético-Profissional ao completar 50 anos de exercício ininterruptos da profissão, honrando a Medicina, sem ter sofrido sanções éticas. Já em 2019, foi um dos médicos escolhidos pela Associação Bahiana de Medicina (ABM) para receber o Diploma do Mérito Médico.
O professor Zilton Andrade faleceu no dia 22 de julho por causas naturais, aos 96 anos. Deixou filhos e a esposa, Sonia Gumes Andrade, Pesquisadora Emérita da Fiocruz, com quem era casado desde 1953.