Aplicativo CNPq
CNPq aprimorou sua comunicação com os pesquisadores com o lançamento do aplicativo. Por meio do Aplicativo do CNPq, é possível receber informações sobre chamadas, prazos, concessões de bolsas e auxílios e notícias, além de acessar, atualizar e compartilhar o Currículo Lattes e acessar o informe do IRPF.
O acesso pode ser feito por meio das credenciais já existentes para a Plataforma Lattes ou via GOVBR.
O aplicativo está em constante evolução para atendimento das necessidades de seus usuários, inclusive já estão em desenvolvimento novas funcionalidades, tais como: excluir ou bloquear o currículo Lattes, consultar o resumo do histórico de seus processos no CNPq, realizar a exclusão de mensagens de e-mails, organizar as mensagens da caixa de entrada de acordo com suas categorias, entre outras.
Como baixar
O aplicativo está disponível para os sistemas Android e IOS.
Baixe no Google Play
Baixe no App Store
Perguntas e Respostas
1. Como emitir meu Informe de Rendimentos (IRPF) no aplicativo?
Para consultar as informações básicas do seu IRPF ou efetuar o download do IRPF completo, é necessário acessar a opção "Informe de Rendimentos", localizado no menu do aplicativo. Posteriormente, informe o ano desejado, visualize as informações básicas do IRPF ou efetue o download por meio da opção "Baixar".
O IRPF também pode ser consultado no Sistema Efomento por meio da opção "Declaração de Rendimentos para IR".
Obs.: ao acionar "Sistema Efomento" será redirecionado para a url http://efomento.cnpq.br/efomento/ no navegador.
2. Posso editar meu currículo pelo aplicativo?
Sim, é possível realizar a edição das principais informações do seu currículo, tais como, dados pessoais, formação acadêmica, experiência profissional, área de atuação e idiomas. Para realizar esse processo, acesse a opção "Meu currículo", localizada no menu do aplicativo e, posteriormente, acione o ícone de alteração.
As alterações realizadas somente serão validadas pelo CNPq se você realizar a publicação das alterações.
3. Como posso realizar a publicação das alterações no meu currículo pelo aplicativo?
Para realizar a publicação das alterações, você pode acessar a opção "Meu currículo", localizada no menu do aplicativo. Posteriormente, acionar o ícone de envio de currículo e aceitar o termo de autorização.
A publicação também pode ser realizada por meio da Plataforma Currículo Lattes opção "Enviar".
Obs.: ao acionar "Plataforma Currículo Lattes" será redirecionado para a url http://lattes.cnpq.br/ no navegador.
4. Alterei informações do meu currículo pelo aplicativo, mas as alterações não estão disponíveis na busca textual. O que pode ter acontecido?
Para que as alterações sejam apresentadas na busca textual, você precisa realizar a publicação das alterações. Você pode realizar a publicação de duas formas:
1. Acesse a opção "Meu currículo", localizada no menu do aplicativo. Posteriormente, acione o ícone de envio de currículo e aceite o termo de autorização.
2. Acesse a plataforma Plataforma Currículo Lattes e solicite o envio por meio da opção "Enviar".
Obs.: ao acionar "Plataforma Currículo Lattes" será redirecionado para a url http://lattes.cnpq.br/ no navegador.
5. Como arquivar as mensagens que recebo pelo aplicativo?
O arquivamento de mensagens pode ser realizado de duas formas:
1. Selecionar uma ou mais mensagens na caixa de entrada e acionar a opção "Arquivar selecionada(s)" que aparecerá no topo da tela.
2. Realizar o movimento de arrastar a mensagem para a esquerda e acionar a opção "Arquivar".
6. É possível compartilhar meu Currículo Lattes pelo aplicativo? Como?
Sim, o aplicativo fornece opção para que você compartilhe o link de acesso a seu currículo com quem você desejar. Para realizar esse processo, é necessário acessar a opção "Meu currículo", localizado no menu do aplicativo. Posteriormente, acione o ícone de compartilhamento e escolha o meio em que o link de acesso ao currículo será compartilhado.
7. Não consigo compartilhar o Currículo, o que pode ser?
O compartilhamento do link de acesso ao currículo ocorrerá mediante aplicativos de redes sociais disponíveis no sistema operacional do dispositivo.
Caso haja problema no compartilhamento do currículo, por gentileza verifique se há algum bloqueio de acesso às redes sociais na rede wi-fi utilizada.
8. O aplicativo terá novas versões e funcionalidades?
Sim, o aplicativo está em constante evolução para atendimento das necessidades de seus usuários, inclusive já estão em desenvolvimento novas funcionalidades, tais como: excluir seu currículo, bloquear seu currículo, consultar o resumo do histórico de seus processo no CNPq, realizar a exclusão de mensagens de e-mails, organizar as mensagens da caixa de entrada de acordo com suas categorias, entre outras.
Outras dúvidas sobre o Aplicativo do CNPq, entre em contato com a Central de Atendimento: http://www.cnpq.br/web/guest/central-de-atendimento