Apresentação

A bolsa de Iniciação Científica é uma modalidade concedida pelo CNPq desde sua fundação em 1951. O principal objetivo da bolsa era, inicialmente, despertar jovens talentos para a ciência. Ao longo do tempo, os objetivos dessa modalidade foram ampliados e diversificados. Atualmente, a Iniciação Científica é concedida por meio de programas institucionais via Chamadas Públicas de propostas lançadas periodicamente. Atualmente, existem os programas institucionais de iniciação científica, cuja concessão são feitas às instituições que  se candidatam  por meio de  Chamadas Públicas de propostas lançadas periodicamente.

Os programas institucionais dirigidos aos estudantes do Ensino Superior são: o PIBIC, o PIBIC-Af, o PICME e o PIBITI. Os programas voltados para os estudantes do Ensino Médio e Fundamental são: a PIC-OBMEP, o IC-Jr/FAPs e o PIBIC-EM.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC foi o primeiro programa institucional criado para a Iniciação Científica. O Programa atende instituições de Ensino e/ou Pesquisa públicas e privadas. As cotas de Iniciação Científica são concedidas diretamente às Instituições por meio de Chamada Pública de propostas. A seleção dos projetos é feita pelas instituições.

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI é um programa institucional voltado para a Iniciação Tecnológica e de Inovação para estudantes de graduação. O Programa concede bolsas de Iniciação Tecnológica às instituições que desenvolvem pesquisa em tecnologia e inovação por meio de Chamada Pública de propostas. A seleção dos projetos é feita pelas instituições.

PIBIC-Af é o Programa institucional de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas, resultado de uma parceria entre CNPq e SEPPIR. O Programa concede bolsas de IC diretamente para as Instituições Públicas, participantes do PIBIC e que tenham implementado ações afirmativas para o ingresso no Ensino Superior. Somente poderão ser indicados os estudantes que sejam beneficiários de ações afirmativas. A seleção dos projetos é feita pelas instituições.

PICME é o Programa de Iniciação Científica e Mestrado desenvolvido em parceria com a Capes e com o IMPA. As bolsas de Iniciação Científica são concedidas aos medalhistas da Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas (OBMEP) ou da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) que estejam cursando a graduação. A indicação dos bolsistas é feita pelo IMPA.

PIBIC-EM é o Programa institucional de Iniciação Científica voltado para estudantes do Ensino Médio. As bolsas de IC-Jr são concedidas diretamente às Instituições.  Somente poderão ser beneficiários os estudantes que estiverem cursando o Ensino Público.

PIC-OBMEP é o Programa de Iniciação Científica desenvolvido em parceria com o IMPA nos Ensinos Fundamental e Médio.  As bolsas de IC-Jr são concedidas aos premiados na Olimpíada Brasileira de Matemática nas Escolas Públicas (OBMEP). A indicação dos bolsistas é feita pelo IMPA.

IC-Jr/FAPs é o Programa de Iniciação Científica desenvolvido em parceria com as Fundações de Apoio à Pesquisa voltado para os estudantes de Ensino Médio das escolas públicas.  As cotas são concedidas às FAPs que fazem a seleção dos projetos e indicação dos bolsistas.

Conheça a publicação elaborada em parceria com o Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE) A Formação de Novos Quadros para CT&I Avaliação do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Pibic 

Veja aqui as apresentações realizadas durante a 7ª Reunião dos Representantes de Iniciação Científica e Coordenadores do PIBIC, PIBIC-Af e PIBITI e PIBIC-EM, nos dias 22 e 23 de outubro de 2018, em Brasília - DF:

PANORAMA DE IMPLEMENTAÇÃO DO CICLO 2018 - 2020

Veja abaixo o infográfico dos Programas Institucionais de Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq - Ciclo 2018-2020

(clique na imagem para visualizar melhor)