Rede PRÓ CENTRO-OESTE
A Rede Centro Oeste de Pós-Graduação, Pesquisa e Inovação - Rede PRO-CENTRO-OESTE foi instituída por meio da Portaria Interministerial nº 1.038, em 10 de dezembro de 2009. Esta rede objetiva a formação de recursos humanos e a produção de conhecimentos científicos, tecnológicos e de inovação que possam contribuir para o desenvolvimento sustentável da Região Centro-Oeste. A Rede PRO-CENTRO-OESTE é formada pelas instituições de ensino e pesquisa dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e do Distrito Federal, suas respectivas Secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia e Fundações de Amparo à Pesquisa. É dirigida por um Conselho Diretor, gerenciada por uma Secretaria Executiva, assessorada por um Comitê Científico e Comitês Locais. A Rede terá duração de 05 (cinco) anos, a partir da data de publicação da Portaria de criação, podendo ser renovada, a critério do Ministro de Estado da Ciência e Tecnologia, observados os indicadores apontados por uma comissão independente de avaliação, criada especificamente para este fim.
Em 2010, por intermédio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação - MCTI, o Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - FNDCT, as Fundações de Amparo à Pesquisa - FAP's da Região Centro-Oeste, o Ministério da Educação - MEC e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, foi lançada uma chamada de projetos (Edital 31/2010) cujo objetivo é apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica que possam contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do País e, em especial, que possa fortalecer e consolidar a formação de recursos humanos e a produção de conhecimentos científicos, tecnológicos e de inovação, favorecendo o desenvolvimento sustentável da Região Centro-Oeste, tendo em vista a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais do Cerrado e do Pantanal. O Edital 31/2010 está vigente e apóia 131 projetos de pesquisa na Região Centro-Oeste do Brasil nas seguintes linhas de pesquisa: Linha 1 - Ciência, Tecnologia e Inovação para Sustentabilidade da Região Centro-Oeste; Linha 2 - Bioeconomia e Conservação dos Recursos Naturais e Linha 3 - Desenvolvimento de Produtos, Processos e Serviços Biotecnológicos.
Como resultados são esperados a instalação, operacionalização e consolidação da Rede PRO-CENTRO-OESTE; a ampliação da integração e cooperação entre os Programas de Pós-Graduação consolidados e os Programas de Pós-Graduação não-consolidados da Região Centro-Oeste nos temas focais da Rede PRO-CENTRO-OESTE; a ampliação da formação de recursos humanos qualificados nos temas focais para a Região Centro-Oeste; o desenvolvimento de bioprodutos e bioprocessos voltados para as áreas de saúde, agropecuária, industrial e ambiental, criando condições para o estabelecimento de um pólo de biotecnologia na Região Centro-Oeste que possa agregar valor a produtos oriundos do Cerrado e do Pantanal.
A REDE PRÓ CENTRO-OESTE teve seu primeiro Edital lançado em 2010 - Edital MCT/CNPq/ /MEC/CAPES/FNDCT - Ação Transversal/FAPs Nº 31/2010