-
Qua, 07 Dez 2011 12:47:00 -0200
Comissão da Unesco se reúne com dirigentes do CNPq
Na última quinta-feira (02/06), representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), se reuniram na Sede do CNPq para estreitar a parceira da organização com a agência e tentar consolidar políticas científicas que reflitam maior compromisso com Desenvolvimento Sustentável na América Latina e Caribe.Na última quinta-feira (02/06), representantes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), se reuniram na Sede do CNPq para estreitar a parceira da organização com a agência e tentar consolidar políticas científicas que reflitam maior compromisso com Desenvolvimento Sustentável na América Latina e Caribe.
A comissão da Unesco foi composta pelo diretor do Escritório Regional de Ciência da Unesco para a América Latina e o Caribe, Jorge Grandi, o especialista de Programa em Ciências Básicas e Engenharia, Ernesto Fernández Polcuch, e o oficial de Ciência e Tecnologia, Ary Mergulhão Filho. A comitiva foi recebida pelo diretor de Engenharias, Ciências Exatas e Humanas e Sociais (DEHS/CNPq), Guilherme Sales Soares de Azevedo Melo, e pelo chefe de gabinete da presidência, Jovan Gadioli dos Santos.
Na reunião foram discutidas temas fundamentais para o desenvolvimento do Brasil, como o papel da CT&I para o avanço sócio-econômico, cuidado com o meio ambiente, aumento dos investimentos em CT&I, valorização e qualificação da educação superior e da educação para a ciência, a necessidade de maior estimulo nas áreas das ciências exatas e das engenharias, dentre outras, a melhoria dos indicadores de avaliação da pesquisa e também, a busca pela articulação da novas política de CT&I.
A comissão analisou também os progressos e resultados alcançados durante a última década, pontuando as ações já consolidadas no âmbito de C&T e prospectando planos para o futuro. Ficou claro durante a reunião que a geração de conhecimento deve ocorrer de forma coletiva e inter-relacionada através das redes de C&T, e estas devem dialogar e ter mais sinergia com as empresas, buscando assim, ter mais avanços no campo da inovação. Pontuou-se também a necessidade de uma cooperação intensa e abrangente no que tange a busca pelo desenvolvimento sustentável.
O CNPq comprometeu-se a continuar com os apoios vigentes em parceria com a Unesco, e também de tentar ampliar os instrumentos de financiamento para promover cada vez mais as atividades de pesquisa, desenvolvimento, inovação e formação de recursos humanos. Com toda esta articulação o país deverá ter melhores resultados tanto no campo científico-tecnológico quanto social.