-
Qui, 26 Jul 2012 21:54:00 -0300
Coordenadores dos INCTs, PIBIC e PIBITI discutem seus programas durante a SBPC
Coordenadores dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) organizaram uma reunião, em São Luís, durante a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que contou com a presença do diretor de Cooperação Institucional do CNPq, Manoel Barral Netto, e da coordenadora-geral de Programas Nacionais, Ana Paula Correa.Coordenadores dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs) organizaram uma reunião, em São Luís, durante a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que contou com a presença do diretor de Cooperação Institucional do CNPq, Manoel Barral Netto, e da coordenadora-geral de Programas Nacionais, Ana Paula Correa.
Durante a reunião foram tratados os seguintes assuntos: o andamento da avaliação do programa; recursos destinados aos INCTs para os próximos dois anos estão assegurados; manutenção das bolsas até o final do prazo, mesmo para os institutos que não garantiram a continuidade, lançamento de novo edital do programa pelo CNPq, ainda no primeiro semestre de 2013, e realização de visitas técnicas da Agência aos INCTS. Esta é a terceira vez que o encontro se realiza durante a SBPC e, partir de 2013, passa a fazer parte da programação do CNPq, que ficará responsável pela sua organização.
Iniciação científica e tecnológica - Durante a SBPC, em São Luís, o CNPq realizou, também, reunião com representantes de iniciação científica e coordenadores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI).
A reunião foi aberta pelo diretor de Cooperação Institucional do CNPq, Manoel Barral Netto, e teve a participação da coordenadora geral de Programas Nacionais, Ana Paula Correa, e da coordenadora de Programas Acadêmicos, Lucimar Almeida.
O diretor do CNPq informou aos representantes e coordenadores sobre a decisão de fazer uma comissão nacional de avaliação para os dois programa: iniciação científica e outra para iniciação tecnológica. "O PIBIC é um programa com mais história e mais peso nas instituições acadêmicas e entendemos que havia necessidade de ter uma comissão com componente tecnológico com diretrizes mais claras", destacou Manoel Barral.
No encontro, foram abordadas as estratégias de acompanhamento e avaliação do Programa PIBIC e PIBITI, os resultados das reuniões regionais, ocorridas no final de 2011 e início de 2012, quando foram discutidos os instrumentos legais e de operacionalização, entre outros assuntos.
Prêmio Jovem Cientista - O CNPq aproveitou o público presente para lançar o XXVI Prêmio Jovem Cientista, cujo tema deste ano é Inovação Tecnológica nos Esportes, escolhido com o intuito de estimular pesquisadores e estudantes a voltarem suas atenções para o setor esportivo e se alinharem com as demandas governamentais de incentivo para a área, diante da realização da Copa e das Olimpíadas no Brasil.
O diretor do CNPq solicitou aos coordenadores e representantes das universidades que estimulem os seus bolsistas a inscreverem seus trabalhos no Prêmio."É importante aumentar a participação dos bolsistas do PIBIC e PIBITI nas candidaturas ao prêmio", disse Manoel barral Neto.
O Prêmio Jovem Cientista, instituído pelo CNPq, em 1981, conta com a parceria da Fundação Roberto Marinho, da Gerdau e da General Eletric (GE). Tem como objetivos promover a reflexão e a pesquisa, revelar talentos e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios brasileiros
O prazo de inscrição do Prêmio Jovem Cientista, que distribuirá R$ 600 mil em premiações (incluindo o valor de bolsas do CNPq), se encerra em 31 de agosto de 2012.
Assessoria de Comunicação Social
Fotos: Marcelo Gondim