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Sex, 22 Set 2017 10:37:00 -0300
Projeto leva conhecimento científico às escolas públicas do Rio Grande do Sul
Disseminar o conhecimento científico produzido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e incentivar crianças de escolas públicas a buscarem novos conhecimentos através da prática científica são os objetivo do projeto desenvolvido pela pesquisadora Angela Wyse, Profa Titular do Departamento de Bioquímica da UFRGS e pesquisadora 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).Disseminar o conhecimento científico produzido na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e incentivar crianças de escolas públicas a buscarem novos conhecimentos através da prática científica são os objetivos do projeto desenvolvido pela pesquisadora Angela Wyse, doutora em bioquímica, Professora Titular do Departamento de Bioquímica do Instituto de Ciências Básicas da Saúde da UFRGS e pesquisadora 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Como acadêmica interessada em educação, Angela Wyse desenvolve um projeto de difusão da ciência em uma escola pública de Porto Alegre para crianças do ensino Infantil, visando à popularização e o incentivo à ciência. Recentemente, criou uma disciplina no Programa de Pós-Graduação (PPG) em Bioquímica intitulada ¿Conectando o PPG Bioquímica da UFRGS ao ensino básico público¿ com o objetivo de estimular os pós-graduandos a desenvolver atividades teórica/práticas nas Escolas Públicas.
Segundo a pesquisadora, o que se busca é estimular a capacidade crítica, criativa e a interdisciplinaridade, bem como contribuir com uma melhor qualidade de vida ao falar, por exemplo, sobre a propriedade da água e o uso adequado dessa substância que é essencial à vida. "Através dessas oficinas, estamos estimulando o gosto pela ciência e pelo estudo, bem como o contato de nossos pós-graduandos com a sociedade", afirmou.
O projeto envolve bolsistas de iniciação científica e pós-graduandos de mestrado e doutorado. O grupo realiza quatro oficinas por semestre na escola, sempre priorizando os menores. A cada novo encontro, as crianças recebem um avental branco, luvas e um par de óculos de material sintético. Wyse diz que, aos poucos, elas aprendem que o trabalho em laboratório exige uma série de cuidados que são fundamentais para a experiência, tanto para evitar acidentes quanto para preservar os experimentos. "Nosso principal objetivo é tornar o ensino de Ciências e, por conseguinte, o estudo, mais prazeroso para as crianças".
No outro lado da atividade de extensão nas escolas, os alunos de pós-graduação, com pouca experiência didática e com terminologias científicas mais sofisticadas, precisam se adaptar e adequar a linguagem para haver a comunicação com as crianças. Para a pesquisadora, eles aprendem a tornar a ciência mais popular, simplificando a linguagem e, por conseguinte, se tornam mestres e doutores com maior comprometimento social.
Como a experiência na escola estava sendo muito interessante para as crianças e para os pós-graduandos do grupo de pesquisa, Wyse decidiu estender as atividades para todos os alunos de mestrado e doutorado do Programa de Pós-Graduação em Bioquímica, onde é Coordenadora substituta. Criou uma disciplina no PPG denominada "Conectando o PPG de Bioquímica ao Ensino Básico: dos laboratórios à Escola", com o objetivo de disseminar o conhecimento científico a partir de experimentações e contato com alunos, pós-doutores e professores da pós-graduação da UFRGS (tutores). Além disso, a disciplina estimula os vínculos entre a pesquisa de instituições acadêmicas e a comunidade do Ensino Básico, envolvendo a participação dos alunos da PPG em Bioquímica, de outras PPGs da UFRGS e de outras Universidades em palestras, oficinas temáticas e/ou laboratórios itinerantes para os estudantes do Ensino Básico de Escolas Públicas. A disciplina tem caráter interdisciplinar e os grupos podem ser formados por alunos de diferentes PPGsda UFRGS ou de outras Universidades.
Angela Wyse acredita que essa disciplina desempenha um papel chave em divulgar o método científico nas escolas de ensino básico, "as quais vêm recebendo pouca atenção tanto na teoria como na prática, bem como aproxima o pós-graduando e o PPG à sociedade e à interdiciplinaridade". Salienta que todo pós-graduando de qualquer PPG pode se matricular e desenvolver as oficinas relacionando ao seu PPG, desde que um professor de sua área seja seu tutor, ou seja, ambos poderão fazer parte da disciplina, o que colabora com a interdisciplinaridade que é tão importante para todos os saberes.
Para saber mais, acesse http://ocerebroeseusmisterios.weebly.com/
Contato da Profª Angela: wyse@ufrgs.br
Coordenação de Comunicação Social do CNPq