-
Ter, 23 Jul 2019 12:08:00 -0300
CNPq entrega prêmios na SBPC
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) realizou nesta terça-feira, 23, a cerimônia de entrega da 16º edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica e do 8° edição do Prêmio Fotografia - Ciência & Arte, na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande (MS), onde acontece a 71ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Na ocasião, estiveram presentes os seis premiados como bolsistas de Iniciação Científica e Tecnológica, além do mérito institucional; e as primeiras colocadas do prêmio de fotografia, além da segunda colocada na categoria "Imagens produzidas por instrumentos especiais".
Todos os premiados do CNPq nesta terça-feira, durante a Reunião da SBPC, em Campo Grande (MS) - Foto: Roberto Hilário/CNPq
O evento contou com a presença do presidente do CNPq, João Luiz de Azevedo; do presidente da SBPC, Ildeu de Castro Moreira; do reitor da UFMS Prof. Marcelo Augusto Santos Turine; da vice-reitora, Profª Camila Celeste Brandão Ferreira Ítavo; e da Diretora do Departamento de Infraestrutura de Pesquisa e Políticas de Formação e Educação em Ciência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Profª Maria Zaira Turchi.
Uma iniciativa do CNPq, o Prêmio Fotografia - Ciência & Arte recebeu, nesta edição, 1023 trabalhos, sendo 487 da Categoria "Imagens produzidas por câmeras fotográficas" e 268 da Categoria "Imagens produzidas por instrumentos especiais". Na categoria imagens produzidas por câmeras fotográficas a vencedora foi Raquel de Oliveira Barreto, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já na categoria imagens produzidas por instrumentos especiais, a vencedora foi Karine Bianca Nascimento, da Universidade de São Paulo (USP). Também esteve presente Lienne Silveira de Moraes, da Universidade Federal do Pará (UFPA), segundo lugar nesse categoria.
As primeiras colocadas do Premio de Fotografia com o Presidente do CNPq e suas fotos premiadas - Foto: Roberto Hilário/CNPq
O Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica, que chega a sua 16° edição, recebeu ao todo, 573 inscrições de 193 instituições, sendo 145 universidades e 48 institutos de pesquisa. São premiados dois bolsistas em cada área do conhecimento, um de iniciação científica e um de iniciação tecnológica, além do mérito institucional, que, este ano, foi para a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).
Para Dionisio Neto, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), vencedor da categoria Ciências da Vida - Iniciação Científica, o prêmio representa o reconhecimento de sua trajetória até aqui e, segundo ele, uma certeza de futuro em um período de desafios para a ciência brasileira. "Eu estou muito feliz por ter o nosso trabalho valorizado, e poder representar o centro (CNPEM), e as pessoas que colaboraram de alguma forma para que o nosso projeto fosse desenvolvido", disse.
Vencedora na modalidade Iniciação Tecnológica, na área Ciências da Vida, Nathália Araújo Macêdo, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), lembra que, desde pequena, tinha o sonho de ser cientista. Mas além do sonho, desenvolver pesquisa proporcionou a construção de uma visão crítica, tanto sobre o aspecto científico como social. "Me orgulho em poder dar visibilidade à produção acadêmica da minha universidade e mostrar o valor que ela tem, principalmente no contexto sócio politico atual", afirmou.
Leonardo Leidens, da Universidade de Caxias do Sul (UCS), venceu na modalidade Iniciação Cientifica, na categoria Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. Segundo ele, a bolsa de IC foi o primeiro passo na pesquisa e ser cientista é seu objetivo desde que ingressou no curso superior: "Esse prêmio representa, acima de tudo, um reconhecimento ao esforço e dedicação no desenvolvimento de um trabalho sério e de impacto cientifico e tecnológico. Ainda serve como incentivo para mostrar que a pesquisa feita aqui é de qualidade."
Ainda nesta categoria, na modalidade Iniciação Tecnológica, Felipe Quirino, da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), levou a premiação. Para ele, o prêmio é uma demostração de como produzimos tecnologia no Brasil, principalmente em universidades públicas. "O Brasil tem capacidade de produzir tecnologias para competir com o resto do mundo", finalizou.
Também receberam a premiação na categoria Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, Higor Railan de Jesus Pereira - da Universidade Federal do Amapá (UNIFAP), na categoria Iniciação Científica e, na categoria Iniciação Tecnológica, Gabriel Closel Gomes Martins, do Centro Universitário SENAC de Santo Amaro -SP.
Saiba mais:
Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica: http://www.destaqueict.cnpq.br/web/pdict/
Sobre os vencedores desta edição: http://www.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/7260316
Prêmio de Fotografia - Ciência & Arte: http://www.premiojosereis.cnpq.br/web/pjr/
Sobre os vencedores desta edição: http://www.cnpq.br/web/guest/noticiasviews/-/journal_content/56_INSTANCE_a6MO/10157/7229244