O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) realizará, nos próximos dias 11, 12 e 13 de agosto, o I Seminário de Integração do Centro de Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos - SinBiose. No evento, que acontecerá virtualmente, os pesquisadores que compõem as equipes dos projetos contratados por meio da Chamada CNPq/MCTIC no 17/2019 terão a oportunidade de apresentar e debater com o Comitê Científico do SinBiose os projetos em desenvolvimento.
A abertura do evento, dia 11 de agosto, às 15h, terá transmissão ao vivo para o público em geral pelo canal do CNPq no Youtube. Com o tema "Inovação na produção de conhecimento científico em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos: síntese, co-produção e redes de colaboração", a sessão aberta contará com a presença do presidente do CNPq, Evaldo Vilela, do Secretário do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcelo Morales, além de palestrantes e debatedores. Confira, abaixo, a programação da live de abertura do Seminário.
I Seminário de Integração de projetos do SinBiose - Inovação na produção de conhecimento científico em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos: síntese, co-produção e redes de colaboração
PROGRAMAÇÃO
15h às 17h
Abertura
Evaldo Vilela (Presidente CNPq) e Marcelo Morales (Secretário do MCTI)
Palestrantes
Maria Carmen Lemos (Universidade de Michigan) e Rafael Loyola (UFG e FBDS)
Moderador
Valério Pillar (UFRGS e Comitê Científico SinBiose)
Debatedores
Maria Beatriz Bonacelli (UNICAMP)
Mercedes Bustamante (UnB e Comitê Científico SinBiose)
Jean Paul Metzger (USP e Comitê Científico SinBiose)
O Seminário
Serão abordados os desafios e oportunidades para integração dos projetos, a partir da perspectiva de trabalho do SinBiose, de uma abordagem interdisciplinar e colaborativa para a produção de conhecimento e adequada comunicação de resultados para a sociedade. As sessões, após a abertura, serão fechadas para os participantes dos projetos.
Trata-se da primeira geração de projetos SinBiose, que representa um marco de inovação na gestão de fomento na área de Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos no Brasil. A parceria do CNPq e do MCTI na estruturação do Centro de Síntese busca fornecer as ferramentas necessárias para um modelo de pesquisa científica que leve a resultados socialmente relevantes. Assim, o SinBiose inclui em sua visão de gestão do fomento aspectos fundamentais como modelos conceituais para pesquisa colaborativa, estrutura de governança adequada, e estratégia de comunicação científica para diversos públicos-alvo.
O SinBiose
O Centro de Síntese em Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos é uma estrutura de pesquisa inovadora no cenário nacional. Foi criado a partir da necessidade de integrar informações de diferentes disciplinas para gerar conhecimento novo e relevante, dos pontos de vista cientifico e social. Em sintonia com o modelo de ciência de síntese internacional, propõe uma abordagem interdisciplinar e colaborativa na discussão de questões atuais sobre a biodiversidade e os serviços ecossistêmicos. É aberto à colaboração internacional, com outros centros de síntese e grupos de pesquisa que queiram contribuir para a sua missão.