Notícias Destaque em CT&I
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Sex, 13 Jan 2023 16:32:00 -0300
Migração Portal
Acesse o novo Portal do CNPqDesde dezembro de 2020, o endereço do Portal do CNPq mudou para:
https://www.gov.br/cnpq
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Qui, 26 Nov 2020 17:37:00 -0300
CNPq divulga resultado preliminar da Chamada nº 25/2020
O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulga o resultado preliminar da Chamada nº 25/2020 - Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas de Mestrado e Doutorado.O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulga o resultado preliminar da Chamada nº 25/2020 - Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas de Mestrado e Doutorado.
Esta chamada promove a redistribuição das bolsas retidas ao final de sua vigência no período do 1 de julho a 30 de dezembro de 2020, iniciando a diretriz de realinhamento da concessão de bolsas de pós-graduação à missão precípua do CNPq. Esta iniciativa, em concepção desde 2019, prevê uma transição gradual do sistema antigo de quotas de bolsas ao novo sistema de concessão por meio de projetos institucionais de pesquisa. Tais projetos são apresentados pelos programas de pós-graduação e aglutinam de forma global o direcionamento da pesquisa nos respectivos cursos. A concessão baseia-se numa avaliação de mérito dos projetos, feita por comitês de especialistas.
O resultado preliminar garante a manutenção de bolsas encerradas no período citado, na proporção prevista no item 5 da Chamada, em programas de pós-graduação estabelecidos. Além disso, houve entrada de novos programas no sistema. Os projetos são avaliados por mérito e são aprovados a partir de disponibilidade orçamentária do CNPq.Ressalta-se que não houve nenhuma redução de bolsas no sistema do CNPq; a mesma concessão anual de cerca de R$ 400 milhões em bolsas de mestrado e doutorado está mantida. Uma segunda chamada dessa natureza será lançada brevemente, considerando as bolsas a vencer no próximo semestre.
O CNPq informa que o período de interposição de recurso administrativo ao resultado preliminar é de 25 de novembro a 4 de dezembro de 2020.
Demanda
Do total de 1.595 propostas recebidas de Cursos de Mestrado, 380 são cursos que já contam com bolsas do CNPq e que possuem bolsas vencendo entre 1° de julho a 31 de dezembro de 2020, enquadrando-se nos itens 5.3.1 e 5.4.1 da Chamada. Outras 628 propostas são de Cursos de Mestrado que contam com bolsas do CNPq, mas que vencem a partir de janeiro de 2021. Já outros 587 Cursos de Mestrado, por sua vez, não contam, na atualidade, com o apoio do CNPq em bolsas de mestrado.
Dos Cursos de Doutorado que submeteram propostas à Chamada, 277 já contam com bolsas do CNPq e possuem bolsas vencendo no período de 1° de julho a 31 de dezembro de 2020; 483 possuem bolsas vencendo a partir de janeiro de 2021, e 794 são Cursos de Doutorado que não contam com o apoio do CNPq em bolsas de doutorado.
Veja aqui o resultado preliminar.
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Seg, 26 Out 2020 15:09:00 -0300
Projeto Internacional busca Jovens Embaixadores Brasileiros
O Confap, no conjunto de suas Fundações, o CNPq, e MCTI, são parceiros nacionais do Projeto Cooperação de Todo o Atlântico para Pesquisa Oceânica e Inovação que está em busca de jovens embaixadores brasileiros para promover e gerir as ações de desenvolvimento sustentável do Oceano Atlântico.O Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), no conjunto de suas Fundações, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), são parceiros nacionais do Projeto Cooperação de Todo o Atlântico para Pesquisa Oceânica e Inovação (AANChOR, da sigla em inglês), que está em busca de jovens embaixadores brasileiros para promover e gerir as ações de desenvolvimento sustentável do Oceano Atlântico.
O projeto internacional, apoiado pela União Europeia, conta com a participação do Brasil, África do Sul, Portugal, Bélgica, Espanha, França, Alemanha, Argentina e Cabo Verde, e tem por objetivo, fortalecer a cooperação para a pesquisa científica, tecnológica e de inovação, especialmente das regiões do Atlântico Sul e Atlântico Norte, entendendo as relações existentes entre os oceanos, mudanças climáticas, sistemas de produção alimentar e de energia, e as dinâmicas de circulação entre oceanos, sobretudo em relação ao Ártico e Antártida.
Programa de Jovens Embaixadores
O programa para seleção de jovens embaixadores está em sua segunda edição, e em busca de pessoas criativas e dedicadas, de todas as origens, com idade entre 18 e 30 anos, e que moram nos países que compõem a cooperação do AANChOR. Os jovens selecionados terão o importante papel de promover as ações de desenvolvimento sustentável, criar campanhas estratégicas de divulgação para suas comunidades locais, envolvendo estudantes, sociedade civil e tomadores de decisão, bem como a mídia local, para promover a conservação e proteção do Oceano Atlântico para as futuras gerações. Os Embaixadores atuarão em campanhas online ou locais e participarão de eventos virtuais e presenciais integrados às ações colaborativas do Atlântico e apoiados por projetos de pesquisa e inovação do AANChOR.
Inscrições
Para se inscrever no programa, baixe a ficha de inscrição (link abaixo) para preenchimento dos dados, acesse o formulário de inscrição (link abaixo), e envie anexo a ficha de inscrição preenchida e assinada (Anexo 1); e currículo (Anexo 2) para Elisa Natola, contato nacional da Chamada. As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de novembro de 2020 (confira cronograma completo no edital abaixo).
O e-mail de contato exclusivo para dúvidas é: ocean.youth.brazil@gmail.com
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Qui, 08 Out 2020 10:11:00 -0300
Brasil tem resultado histórico na Olimpíada Internacional de Matemática
A equipe brasileira liderada por Carlos Gustavo Moreira, bolsista PQ 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) conquistou uma medalha de ouro e cinco de prata. O time fez 165 pontos e conquistou o 10º lugar entre os 105 países participantes.A equipe brasileira alcançou a melhor colocação da história do país na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO, na sigla inglês). Liderados pelo bolsista de Produtividade em Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Carlos Gustavo Moreira, e por Matheus Secco (Academia de Ciências Tcheca), o time nacional conquistou uma medalha de ouro e cinco de prata, fez 165 pontos e conquistou o 10º lugar entre os 105 países participantes.
Os resultados da competição, que foi realizada em um novo formato por causa da Covid-19, foram anunciados no domingo, 27 de setembro. A cerimônia de encerramento foi realizada por vídeo, na segunda-feira, 28 de setembro.
O ouro brasileiro foi conquistado por Pedro Gomes Cabral, de Fortaleza (CE). Bernardo Peruzzo Trevizan, de São Paulo (SP); Guilherme Zeus Dantas e Moura, de Maricá (RJ); Francisco Moreira Machado Neto, de Fortaleza (CE); Gabriel Ribeiro Paiva, de Fortaleza (CE); e Pablo Andrade Carvalho Barros, de Teresina (PI), conquistaram a prata.
Equipe brasileira durante cerimônia de apresentação da Olimpíada Internacional de Matemática 2020. Foto: Divulgação/IMPA
"Fiquei me sentindo bastante feliz. Foi uma ótima recompensa por todo o esforço que eu coloquei nessa minha preparação nos últimos cinco anos. A dedicação contínua, as aulas preparatórias do meu colégio e os treinamentos proporcionados pela OBM (Olimpíada Brasileira de Matemática) me ajudaram muito", comemora Pedro Cabral.
Os estudantes medalhistas da 41ª Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) passaram por três testes seletivos e um intenso treinamento. "Estamos muito contentes com o resultado brasileiro, que foi bastante homogêneo - todos os alunos foram muito bem. Isso mostra o vigor e a solidez do nosso programa de Olimpíadas, formado a partir da OBM, que tem mais de 40 anos de tradição e conta com uma equipe de voluntários de excelente nível", pontuou Carlos Gustavo.
Para Matheus, a conquista é resultado de um trabalho sério de preparação de alunos, que vem sendo executado desde a década de 90. "Já perseguíamos o top 10 há bastante tempo. Este ano, tivemos a coroação deste trabalho. Tivemos uma equipe muito competitiva, os testes de seleção foram acirrados e tínhamos boas expectativas."
A 61ª IMO aconteceria em São Petersburgo, na Rússia, mas precisou ser adaptada para um novo formato por conta da pandemia. As provas foram realizadas em 21 e 22 de setembro em centros de aplicação de cada país selecionados pelo conselho consultivo da IMO. No Brasil, os exames foram aplicados na Universidade Federal do Ceará (UFC) e no IMPA. Para proporcionar integração entre estudantes e matemáticos, prejudicada pela ausência de uma sede da competição, a edição deste ano contou uma série de atividades virtuais pelas redes sociais.
Realizada desde 1959, a IMO é destinada a estudantes do Ensino Médio com idades entre 14 e 19 anos e que não tenham ingressado na universidade. Cada time é composto por uma equipe de até seis estudantes. Com 142 medalhas, o Brasil é o país latino-americano com maior número de premiações na competição.
Com informações do IMPA
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Sex, 02 Out 2020 17:58:00 -0300
MNCTI: Ministro Marcos Pontes entrevista Presidente do CNPq
Dentro da programação do Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações (MNCTI), o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Evaldo Vilela, concedeu nesta sexta-feira (4) uma entrevista especial ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, sobre a história da entidade, atuação e perspectivas para o futuro.Dentro da programação do Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações (MNCTI), o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Evaldo Vilela, concedeu nesta sexta-feira (4) uma entrevista especial ao ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, sobre a história da entidade, atuação e perspectivas para o futuro.
Vilela falou ressaltou o trabalho da agência no financiamento da pesquisa no país e a alta produção científica brasileira em comparação com o mundo. "O CNPq vem contribuindo há muito tempo para que jovens pesquisadores tenham sucesso em suas carreiras e que o Brasil pudesse alcançar o 20º lugar em produção científica no mundo. Nós produzimos mais conhecimento científico que muitos países europeus. Temos uma ciência muito valiosa. O CNPq é aquela instituição que lida diretamente com o projeto do pesquisador, avaliando a proposta, trabalhando para que ela tenha mérito, tenha resultados", disse.
O presidente do CNPq também falou sobre a necessidade de investimentos em ciência e tecnologia no país. "Claro que a ciência precisa de mais dinheiro, mas temos que reconhecer o trabalho do MCTI em buscar esses recursos. O que se desenha hoje é um CNPq ainda forte. Só pra ter ideia, nós estamos com editais, chamadas em andamento, com mais de R$ 400 milhões alocados para financiarmos bolsas e projetos de pesquisa. O CNPq tem tido dinheiro para minimamente atender à comunidade. Precisamos de mais e vamos obter na medida em que entregamos resultados à sociedade", disse.
O ministro Marcos Pontes falou sobre a importância do MNCTI e para que os espectadores acessem e compartilhem o conteúdo produzido durante o Mês. "Nós teremos durante o mês entrevistas com todos os representantes, diretores, presidentes das organizações vinculadas ao ministério. É importante as pessoas conhecerem. Acompanhe a programação, o site do ministério, as redes sociais. Tem muita coisa bacana para acontecer", incentivou.
Mês Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovações
O MNCTI foi instituído pelo decreto nº 10.497/2020, que atribui a coordenação do evento ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. Ao longo de outubro, o canal do YouTube do MCTI traz centenas de horas de conteúdo online para mobilizar e levar a ciência, tecnologia e inovações mais perto do dia a dia da população.
A cada dia, uma organização vinculada ao MCTI leva ao ar uma série de palestras, oficinas e conteúdos que podem ser acompanhados em www.youtube.com/ascommcti.
Confira também a programação completa do Mês em www.snct.mcti.gov.br.Por: MCTI
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Qui, 01 Out 2020 11:49:00 -0300
Palestras e atividades lúdicas marcam participação do CNPq no Mês da CT&I
Outubro é, oficialmente, o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações. A celebração foi instituída por Decreto Presidencial do dia 28 de setembro e será lançada pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes, nesta sexta-feira, 2, em evento na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), em Brasília, às 9h.Outubro é, oficialmente, o Mês Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovações. A celebração foi instituída por Decreto Presidencial do dia 28 de setembro e será lançada pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Marcos Pontes, nesta sexta-feira, 2, em evento na sede do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI), em Brasília, às 9h.
O objetivo dessa iniciativa é promover ações que mobilizem a população em torno do tema, valorizando a criatividade, o desenvolvimento científico e a inovação e, ainda, que contribua para a divulgação dos importantes resultados da pesquisa científico-tecnológica para a melhoria da qualidade de vida da sociedade.
Na ocasião, será realizada, também, a entrega simbólica, pelo Presidente do CNPq, Evaldo Vilela, do Prêmio José Reis de Divulgação Cientifica e Tecnológica ao jornalista Carlos Fioravanti. O prêmio é um reconhecimento do CNPq a jornalistas, pesquisadores, escritores e instituições que contribuam significativamente para a divulgação da ciência brasileira.
O evento terá transmissão ao vivo pelo canal do MCTI no Youtube e marca o início das atividades do CNPq no âmbito dessa celebração nacional. Cada instituição vinculada ao MCTI terá um dia inteiro de palestras virtuais, debates, workshops, eventos didáticos e apresentações voltadas para os mais diversos públicos com intuito de contribuir para a popularização da ciência no país.
Pelo CNPq, além da entrega do Prêmio José Reis, serão realizadas diversas palestras com pesquisadores renomados, bolsistas da agência, entrevista com o Presidente do CNPq, Evaldo Vilela, e uma atividade voltada para o público infanto-juvenil. Todas as atividades acontecem ao longo da sexta-feira. Confira, abaixo, a programação completa.
CNPq NO MÊS NACIONAL DE CIÊNCIA, TECNOLOGIA E INOVAÇÕES
Dia: 2 de outubro de 2020
9h às 9h50
Lançamento do Mês Nacional da Ciência e Tecnologia e entrega do Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica 2020
O vencedor desta edição do Prêmio José Reis é o jornalista Carlos Fioravanti, da Revista FAPESP
10h às 10h50
Tema: Iniciação Científica: a Eterna Fronteira da Ciência
Palestrante: Prof. Hercílio Martelli Júnior, Bolsista PQ do CNPq, é Professor Titular de Diagnóstico Bucal do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Professor Visitante do Centro Pró-Sorriso, Membro da Câmara de Ciências da Saúde da Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG). Presidiu, entre 2007-2010, o Comitê Institucional de Iniciação Científica - PIBIC-CNPq, da Unimontes e o Comitê do PIBIC-CNPq - Ações Afirmativas - de Iniciação Científica.
11h às 11h50
"Projeto Ciência e Cultura, vamos brincar?
Uma produção do WASH, do Movimento Nós Somos a Ciência e da Cia. Cultural Bola de Meia "Aprender, brincando e brincar, aprendendo". O Projeto Ciência e Cultura, vamos brincar? foi lançado em agosto, no canal do Programa WASH, no Youtube. O WASH é um Programa de letramento digital para divulgação e disseminação da Ciência nas escolas públicas, vinculado ao CNPq. A programação do Ciência e Cultura é focada em aprendizados, divulgação e popularização da ciência e da cultura da infância; e os conteúdos, também, são pensados para atender pais e responsáveis, além dos educadores; enfim, toda a comunidade. O Projeto Ciência e Cultura é uma produção de três parceiros: o Programa WASH, o Movimento Nós Somos a Ciência que, através de entrevistas com os principais cientistas e personalidades do país, promove a comunicação científica, aproximando a ciência da sociedade, com linguagem simples; e a Cia Cultural Bola de Meia, Ponto, Pontinho e Pontão de Cultura da Cultura da Infância, Tradicional e da Educação, que já conquistou o Prêmio Escola Viva pelo Ministério da Cultura. Vídeo com legendas e tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
12h às 12h50
Tema: Inteligência Artificial, fomento à ciência e tecnologia
Palestrante: Prof. Luís da Cunha Lamb, Bolsista PQ do CNPq, é Professor Titular do Departamento de Informática Teórica da UFRGS e Secretário de Estado de Inovação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul. PhD em Ciência da Computação pelo Imperial College London, tem experiência nas áreas de Ciência da Computação, Inteligência Artificial (I.A.) e Lógica, atuando principalmente em temas relacionados a Machine Learning, Computação Neuro-simbólica, Lógicas em IA, Computação Neural, Computação Social, Teoria da Computação,e Engenharia de Software.
15h às 15h50
Tema: Da universidade empreendedora à inovação tecnológica
Palestrantes:
Professor Associado II da Universidade Federal de São João del-Rei, possui graduação em Farmácia pela UNESP de Araraquara-SP e Mestrado e Doutorado em Biologia Funcional e Molecular na área de Bioquímica pela UNICAMP. Bolsista de Extensão do CNPq, é pesquisador e inventor nas áreas de produção e purificação de biomoléculas de interesse industrial; produção de probióticos com aplicação industrial e tintas inteligentes com propriedades antimicrobianas. Tem experiência em depósitos de patentes e participa dos programas de pré-aceleração de Startup BioStartup Lab, FIEMG Lab, InovAtiva Brasil, FIEMG LAB Acelera Mestrado e Doutorado, Startup Show e Hospital Startup (Hospital São Francisco - Belo Horizonte/MG).
Bolsista DT do CNPq, foi pesquisador visitante no MIT - Koch Institute for Integrative Cancer Research e é Doutor em Catálise pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Foi coordenador do Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo e da Incubadora de Empresas Incultec da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) no período de 2014-2017. Atualmente é Vice Coordenador da regional sudeste da Associação Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia - FORTEC.
16h às 16h50
Entrevista com o Presidente do CNPq, Prof. Evaldo Vilela
17h às 18h50
Tema: Inovações na Inteligência Artificial
Prof. Nivio Ziviani
Bolsista PQ do CNPq, é Professor Emérito do Departamento de Ciência da Computação (DCC) da UFMG e Membro dos Conselhos de Administração da Petrobras e Kunumi. É Ph.D. em Ciência da Computação pela Universidade de Waterloo (Canadá), Membro da Academia Brasileira de Ciências e da Ordem Nacional do Mérito Científico nas classes Comendador e Grã-Cruz. É autor do livro Projeto de Algoritmos e coautor de mais de 200 artigos científicos nas áreas de algoritmos, recuperação de informação e inteligência artificial. Como empreendedor fundou empresas a partir de conhecimento gerado dentro do DCC/UFMG, a saber: Miner, adquirida pelo Grupo Folha/UOL em 1999; Akwan, adquirida pela Google Inc. em 2005; Neemu, adquirida pela Linx em 2015, e Kunumi, fundada em 2016.
19h às 19h50
Tema: Inteligência Artificial: Estado atual, perspectivas e desafios
Prof. Wagner Meira
Bolsista PQ do CNPq, é bacharel e mestre em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1990 e 1993) e doutor em Ciência da Computação pela University of Rochester (1997). É professor da Universidade Federal de Minas Gerais desde 2002 e professor titular da mesma instituição desde 2012. Suas áreas de interesse são sistemas paralelos e distribuídos e mineração de dados, assim como a sua aplicação em redes sociais, cibersegurança, comércio eletrônico, recuperação de informação e bioinformática, entre outros.
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Qua, 30 Set 2020 14:43:00 -0300
Pesquisadora brasileira bolsista do CNPq recebe prêmio internacional
Pesquisadora do IMPA, Carolina Araújo, recebeu o Prêmio Ramanujan 2020 por seu trabalho no campo da geometrica algébrica. Carolina é bolsista PQ do CNPq. Ela é a primeira brasileira e segunda mulher a conquistar a premiação.O Centro Internacional de Física Teórica (conhecido pela sigla ICTP, em inglês) premiou a pesquisadora brasileira Carolina Bhering de Araújo com o Prêmio Ramanujan, edição 2020. A premiação é um reconhecimento pelo trabalho excepcional de Carolina no campo da geometria algébrica, no estudo e na classificação de variedades de Fano, bem como no estudo da pesquisadora das folheações algébricas. Ela é a primeira brasileira e segunda mulher a conquistar a premiação.
A pesquisadora, bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) também foi lembrada por seu papel-chave na promoção das mulheres na Matemática e na organização de relevantes atividades matemáticas.
Carolina Araújo é pesquisadora do Instituto de Matemática Aplicada (IMPA), no Rio de Janeiro. Ela é especializada em geometria algébrica e doutora em Matemática pela universidade norte-americana Princeton University (2004). A pesquisadora também é presidente do Comitê para as Mulheres na Matemática, na União Internacional de Matemática.
Carolina Bhering de Araújo vencedora do Prêmio Ramanujan. Crédito: IMPA/Divulgação
O Prêmio Ramanujan é concedido de forma anual a um pesquisador de país em desenvolvimento, que tenha desenvolvido estudo de qualidade considerada excepcional também em país em desenvolvimento. Os premiados devem ter menos de 45 anos de idade até 31 de dezembro do ano da premiação e podem ser pesquisadores de qualquer dos ramos das Ciências Matemáticas.
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Seg, 28 Set 2020 11:13:00 -0300
CNPq concederá bolsas de ICJ para vencedores de olimpíadas científicas
Os vencedores das Olimpíadas Científicas a serem apoiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) por meio da Chamada CNPq/MCTI nº 15/2020 poderão ser premiados com uma bolsa de Iniciação Científica Junior (ICJ).Os vencedores das Olimpíadas Científicas a serem apoiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) por meio da Chamada CNPq/MCTI nº 15/2020 poderão ser premiados com uma bolsa de Iniciação Científica Junior (ICJ). Com essa novidade, a chamada, lançada em agosto deste ano, será retificada para possibilitar a solicitação das bolsas por parte dos pesquisadores que submeterão propostas a ela. Além disso, foi alterado prazo de submissão das propostas para 26 de outubro de 2020.
Segundo a Diretora de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do CNPq, Adriana Tonini, o objetivo das bolsas aos vencedores é dar continuidade, por mais 12 meses, à formação e capacitação em ciências dos alunos que se destacam nesse tipo de competição, seguindo o exemplo do que acontece com a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP, por meio do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC) do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), que já se encontra em sua 15ª Edição.
"A inclusão das bolsas ICJ como premiação é uma demanda antiga da comunidade de pesquisadores vinculados às chamadas de olimpíadas científicas e ira agregar elemento mais atrativo à premiação dos alunos, que atualmente é feita apenas por meio de certificados, troféus e medalhas", afirmou, Adriana Tonini.
A Diretora lembra de casos como o do pesquisador Artur Ávila, vencedor, em 2014, da Medalha Fields, considerada o Nobel da Matemática, que sempre relata a importância da Olimpíada Brasileira de Matemática como incentivo para estudos na área. Foi a partir da sua participação na primeira competição, em 1992, que conheceu o IMPA e foi o estímulo para conquistar uma bolsa de iniciação científica no Instituto. Em 1995, após ganhar uma medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática, a instituição notou seu talento e o convidou para integrar a equipe de jovens estudantes. O CNPq também acompanhou a trajetória de Ávila, com a concessão de bolsa de Mestrado e de Doutorado, além da atual bolsa de Produtividade em Pesquisa do CNPq que ele possui.
A Chamada
A Chamada de Olimpíadas Científicas tem como objetivo apoiar a realização de Olimpíadas Científicas como instrumento de popularização da ciência e melhoria dos ensinos fundamental e médio, para identificar jovens talentosos que possam ser estimulados a seguir carreiras técnico-científicas e docente.
As olimpíadas científicas são um política pública de divulgação científica que apresenta resultados muito positivos em termos de descoberta de talentos para as áreas da ciência, tecnologia e inovação. São competições de alto grau de dificuldade, que têm grande impacto na melhoria do ensino de ciências das escolas que prepararam os alunos para delas participarem.
Veja aqui a Chamada na íntegra
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Qua, 23 Set 2020 14:08:00 -0300
Bolsista do Projeto Meninas nas Ciências conquista bolsa Internacional
O projeto da bolsista foi contemplado pela Chamada Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, lançada em 2018. Concorrendo com mais de 800 candidatos de seis países, sendo eles: Brasil, China, Índia, Indonésia, Rússia e Estados Unidos, Karoline Frazão foi umas das 60 selecionadas para o programa Cargill Global Scholars.Karoline Frazão Alves, aluna da Universidade Federal do Paraná (UFPR) do curso de Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia e bolsista do projeto financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq), denominado Meninas nas Ciências, foi uma das 60 selecionadas para o programa Cargill Global Scholars. Concorrendo com mais de 800 candidatos de seis países ao redor do mundo, sendo eles: Brasil, China, Índia, Indonésia, Rússia e Estados Unidos.
O programa custeia para a contemplada bolsa de estudos, seminário nacional em São Paulo e intercâmbio a ser realizado em um dos países supracitados, cujo objetivo principal é favorecer a liderança jovem, visando melhorar o mundo e particularmente, trazer mais oportunidades acadêmicas e financeiras a jovens cientistas que apresentem grande potencial de liderança e impacto em sua comunidade. O objetivo principal é desenvolvê-los ainda mais e contribuir para que continuem impactando e ainda mais, regional e globalmente através de programas de mentoria com representantes da Cargill (nacional e internacional). Karoline está entre os dez estudantes brasileiros selecionados.
Oriunda de escola pública e de família que não teve oportunidade de ingressar na universidade, o projeto Meninas nas Ciências abriu portas para Karoline, que ministra aulas de Robótica Bilíngue no Centro de Referência a Assistência Social, com apoio da Secretaria de Assistência Social, constrói projetos de Arduino para a empresa Robocore, ministra aulas de inglês e atua no Centro Acadêmico do Curso de Graduação que pertence, seguindo os lemas do Projeto Meninas nas Ciências "Conhecimento só é conhecimento, quando é compartilhado" e "Lugar de Mulher é onde ela Quiser". "Espero me desenvolver muito pessoal e profissionalmente através das mentorias, seminários e eventos. Acredito que o programa vai me possibilitar a ter mais portas abertas e uma maior rede de networking e com isso vou chegar mais perto de realizar algumas das minhas metas e sonhos", disse Karoline.
O projeto da bolsista foi contemplado pela Chamada Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, lançada em 2018. Esta é a segunda Chamada do CNPq no âmbito do Programa Mulher e Ciência para incentivar e apoiar a presença de meninas e jovens nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação. Ao todo, 76 projetos foram apoiados, com a participação de 350 escolas de Educação Básica (Ensinos Médio e Fundamental II) e representantes de todas as regiões brasileiras. O Sul e o Sudeste ainda representam as áreas geográficas com maior participação, com 26,9% e 29,4%, respectivamente. A essas regiões, se seguem a Nordeste (21,7%); a Norte (11,5%) e a Centro-Oeste (10,2%). Participam dos projetos contemplados pela Chamada 1.500 bolsistas de Iniciação Científica (IC), Iniciação Científica Júnior (ICJ) e Apoio Técnico (ATP-A).
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Sex, 18 Set 2020 10:52:00 -0300
CNPq facilita importação de insumos para ventilador pulmonar
Projeto INSPIRE, que desenvolveu respiradores de baixo custo, participa do Programa Ciência Importa Fácil do CNPq para viabilizar a compra de insumos para o desenvolvimento do projeto. Projetado e desenvolvido em menos de 100 dias por uma equipe coordenada pelos professores Raúl Gonzalez Lima e Marcelo Knörich Zuffo, ambos da USP e bolsistas do CNPq.Projeto INSPIRE, da Universidade de São Paulo (USP), que desenvolveu respiradores de baixo custo, participa do Programa Ciência Importa Fácil do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para viabilizar a compra de insumos para o incremento do projeto.O INSPIRE é um equipamento de suporte respiratório emergencial que atende os requisitos da ANVISA para oferecer uma alternativa e suprir uma possível demanda emergencial do Ventilador Pulmonar causada pela pandemia da Covid-19.Projetado e desenvolvido em menos de 100 dias por uma equipe de pesquisadores coordenada pelos professores Raúl Gonzalez Lima e Marcelo Knörich Zuffo, ambos da Escola Politécnica da USP e bolsistas de produtividade do CNPq, o equipamento é de baixo custo, de rápida produção e utiliza tecnologia fabricada no Brasil.Para atender a demanda por um equipamento emergencial, os coordenadores do projeto, credenciados ao CNPq, contaram com o apoio da instituição e dos seus mecanismos de importação, como o Importa Fácil Ciência para a compra de alguns insumos e instrumentos, que facilitou e simplificou a compra dos mesmos, possibilitando o desenvolvimento do INSPIRE em prazo recorde.O Programa Importa Fácil Ciência é destinado a cientistas, pesquisadores e instituições de pesquisa credenciados ao CNPq que necessitem importar máquinas, equipamentos, insumos, aparelhos e instrumentos, bem como suas partes e peças de reposição, acessórios, matérias-primas e produtos intermediários, destinados à pesquisa científica e tecnológica.O Programa foi criado em 2004 em conjunto com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), por meio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), com o Ministério da Fazenda, por meio da Secretaria da Receita Federal, e com o Ministério da Indústria e Comércio, por meio da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).Saiba mais sobre o serviço de importação do CNPq: http://www.cnpq.br/web/guest/apresentacao-importacao-para-pesquisaInformações completas sobre o Projeto INSPIRE estão disponíveis no endereço: https://www.poli.usp.br/inspire
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Qui, 17 Set 2020 13:06:00 -0300
CNPq lamenta falecimento do Prof. Carlini
Referência e pioneiro em estudos com psicotrópicos, Carlini atuou no CNPq como membro de Comitê Assessor (CA) e recebeu, no ano passado, o título de Pesquisador Emérito, concedido pela agência.O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lamenta profundamente o falecimento do Prof. Elisaldo Luiz de Araujo Carlini nessa quarta-feira, 16, aos 91 anos. Referência e pioneiro em estudos com psicotrópicos, Carlini atuou no CNPq como membro de Comitê Assessor (CA) e recebeu, no ano passado, o título de Pesquisador Emérito, concedido pela agência.
Graduado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em 1956, concluiu o mestrado em Psicofarmacologia pela Yale University (1962). Professor emérito da Unifesp, foi professor do Departamento de Farmacologia e fundou o Departamento de Psicobiologia da EPM, além de ter fundado e dirigido o Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (Cebrid).
Foi membro do Departamento de Medicina Preventiva da EPM e contribuiu para a formação do Instituto de Ciências Ambientais Químicas e Farmacêuticas, do Campus Diadema da Unifesp. Foi orientador de diversos programas de pós-graduação, tendo formado gerações de pesquisadores(as) e cientistas. Até seu falecimento, estava atuando como orientador de mestrado e doutorado do Departamento de Medicina Preventiva da Unifesp.
É um dos maiores especialistas em entorpecentes do Brasil, e um dos mais respeitados internacionalmente, tendo estudado os efeitos da maconha e de outras drogas em nível experimental durante toda sua vida profissional.
Ao longo dos seus 91 anos, foi condecorado duas vezes pela Presidência da República por seu trabalho como pesquisador, citado 12 mil vezes em pesquisas científicas nacionais e internacionais. Foi presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e membro do Conselho Econômico Social das Nações Unidas (ECOSOC/ONU).
Doutor honoris causa de inúmeras universidades, dentro e fora do país, e realizou estudos de pós-doutorado na Universidade de Yale. Teve mandatos como membro do Expert Advisory Panel on Drug Dependence and Alcohol Problems, da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Sua carreira e sua trajetória como intelectual, cientista e militante pela legalização da maconha medicinal mostram a grandeza do professor Carlini, tendo vivido a pesquisa e a vida acadêmica em dedicação exclusiva, até o último instante.
Por toda sua contribuição, está circulando o PL 399/2015 que traz a possibilidade de cultivo e produção de remédio à base de Cannabis em nosso país e, em abaixo-assinados é pedido que a Lei tenha o nome de Lei Elisaldo Carlini, prestando devida homenagem ao pioneiro nos estudos sobre a Cannabis para controle de epilepsia no Brasil.
Carlini deixa esposa, docente da Unifesp, Solange Nappo, filhas e netos.Neste momento de dor, CNPq exalta o legado de Carlini para a ciência brasileira e se solidariza com a família, amigos e colegas pela grande perda.
Com informações da Unifesp
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Qua, 16 Set 2020 20:02:00 -0300
Evento virtual debate a inserção de meninas e mulheres na ciência
O debate acontece durante a abertura de seminário de acompanhamento e avaliação da Chamada Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, lançada em 2018. Evento será transmitido ao vivo no canal do CNPq no Youtube.Na próxima terça-feira, dia 22 de setembro, com início às 9 horas da manhã, será transmitida ao vivo, pelo canal do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) no YouTube, a abertura do Encontro Nacional da Chamada Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação. O evento fará a avaliação dos resultados obtidos pela Chamada conjunta de mesmo nome, lançada em 2018 pelo CNPq e pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com o objetivo de apoiar projetos que estimulassem a formação de mulheres para as carreiras de ciências exatas, engenharias e computação no Brasil.
A meta do edital foi, ainda, despertar o interesse vocacional de estudantes do sexo feminino da Educação Básica e do Ensino Superior para as profissões de Exatas e também o combate à evasão de estudantes do sexo feminino dos cursos de graduação nas área de conhecimento de matérias exatas. As propostas contempladas pela Chamada foram financiadas com recursos no valor global de R$ 6 milhões, originados dos orçamentos do CNPq e do MCTI.
A abertura do evento será realizada pelo presidente do CNPq, Evaldo Vilela, e por Adriana Tonini, diretora da Diretoria de Engenharias, Ciências Exatas, Humanas e Sociais do Conselho. A Diretora fará, a seguir, conferência intitulada A importância da motivação e do incentivo às meninas em STEM. Das 10 às 12 horas, será realizada mesa redonda com o tema A História das Mulheres nas Engenharias, Exatas e Computação, com a participação de várias debatedoras ligadas a áreas das Ciências Exatas e com moderação da Profa. Dra. Nair Prata (UFOP). No período da tarde ocorrerão reuniões fechadas, em que os coordenadores dos projetos apresentarão o andamento dos trabalhos das respectivas pesquisas.
Esta é a segunda Chamada do CNPq no âmbito do Programa Mulher e Ciência para incentivar e apoiar a presença de meninas e jovens nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação. Ao todo, 76 projetos foram apoiados, com a participação de 350 escolas de Educação Básica (Ensinos Médio e Fundamental II) e representantes de todas as regiões brasileiras. O Sul e o Sudeste ainda representam as áreas geográficas com maior participação, com 26,9% e 29,4%, respectivamente. A essas regiões, se seguem a Nordeste (21,7%); a Norte (11,5%) e a Centro-Oeste (10,2%). Participam dos projetos contemplados pela Chamada 1.500 bolsistas de Iniciação Científica (IC), Iniciação Científica Júnior (ICJ) e Apoio Técnico (ATP-A).
SERVIÇO
Encontro Nacional da Chamada CNPq/MCTIC 31/2018 - Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação
Data: 22 de setembro
Link: https://youtu.be/s1o8qFPnROgProgramação
Manhã
9h - Abertura
Prof. Dr. Evaldo Vilela, Presidente do CNPq, e Profa. Dra. Adriana Tonini, Diretora da Diretoria de Engenharias, Ciências Exatas, Ciências Humanas e Sociais.9h30 - Conferência
A importância da motivação e do incentivo às meninas em STEM - Profa. Dra. Adriana Tonini (CNPq).10h às 12h
Mesa redonda
A História das Mulheres nas Engenharias, Exatas e ComputaçãoModeradora: Profa. Dra. Nair Prata - Jornalista e Doutora em Linguística Aplicada (UFOP).
Debatedoras:
Profa. Dra. Adriana Tonini - Diretora da Diretoria de Engenharias, Ciências Exatas, Ciências Humanas e Sociais do CNPq
MSc. Alice Castilho - Engenheira civil, Mestre em Recursos Hidricos, Saneamento e Meio Ambiente (1998). Pesquisadora em Geociências, Diretora de Hidrologia e Gestão Territorial do CPRM-SGB Serviço Geológico do Brasil.
Profa. Dra. Giovanna Machado - Doutora em Ciência dos Materiais pela UFRGS (2002) e Pesquisadora e Diretora do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (CETENE).
Profa. Dra. Itala Loffredo D'Ottaviano - Doutora em Matemática pela Unicamp (1982) e Professora Titular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Dra. Marita Arêas Tavares - Engenheira, Doutora Honoris Causa pela UNIFEI, Vice-presidente do Conselho Deliberativo da SME e primeira presidente da Associação de Engenheiros Eletricistas de Minas Gerais (ABEE-MG).
Profa. Dra. Mirella Moro - Professora da UFMG e Doutora em Ciência da Computação pela University of California in Riverside (2007).
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Ter, 15 Set 2020 18:41:00 -0300
Chamadas PIBIC e PIBITI: indicação de bolsistas prorrogada
Devido a instabilidades ocorridas nos últimos dias para acesso à Plataforma Integrada Carlos Chagas (PICC), o CNPq comunica a prorrogação do prazo de indicação de bolsistas, para 18/09/2020, referente aos Programas PIBIC, PIBIC-Af, PIBITI e PIBIC-EMDevido a instabilidades ocorridas nos últimos dias para acesso à Plataforma Integrada Carlos Chagas (PICC), o CNPq comunica a prorrogação do prazo de indicação de bolsistas, para 18/09/2020, referente às seguintes chamadas:
Chamada CNPq PIBIC nº 10/2020 - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica;
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Seg, 14 Set 2020 18:27:00 -0300
Prorrogada a submissão das Chamadas Protax, PELD e Sustentabilidade Urbana e Regional
Devido à instabilidade da Plataforma Integrada Carlos Chagas, o CNPq prorrogou a submissão de propostas das Chamadas CNPq/MCTI Nº 23/2020 - Pesquisa e Desenvolvimento em Sustentabilidade Urbana e Regional; CNPq/MCTI/CONFAP-FAPs/PELD Nº 21/2020 - Programa PELD e Chamada CNPq/MCTI/CONFAP-FAPS - Programa PROTAXDevido à instabilidade da Plataforma Integrada Carlos Chagas, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) prorrogou a submissão de propostas das Chamadas:
Chamada CNPq/MCTI Nº 23/2020 - Pesquisa e Desenvolvimento em Sustentabilidade Urbana e Regional
A nova data limite para envio das propostas é dia 18 de setembro de 2020. Em casos de necessidade cadastro de grupos no Diretório de Grupo de Pesquisas (DGP), o CNPq informa que será considerada suficiente a autodeclaração, no formulário de submissão de propostas, dos grupos de pesquisa no PPG ativos, não sendo obrigatório o cadastro no DGP.
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Qui, 10 Set 2020 17:51:00 -0300
Últimos dias de submissão da Chamada de Bolsas de Mestrado e Doutorado
O prazo de submissão da Chamada CNPq nº 25/2020 - Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas de Mestrado e Doutorado termina no dia 18 de setembro. Lançada no dia 13/07/2020, a chamada é uma ação no âmbito da implementação do novo modelo de concessão de bolsas de mestrado e de doutorado no País.O prazo de submissão da Chamada CNPq nº 25/2020 - Apoio à Pesquisa Científica, Tecnológica e de Inovação: Bolsas de Mestrado e Doutorado termina no dia 25 de setembro*.
Lançada no dia 13/07/2020, a chamada é uma ação no âmbito da implementação do novo modelo de concessão de bolsas de mestrado e de doutorado no País. Esse novo modelo prevê a associação das bolsas a projetos institucionais de pesquisa científica, tecnológica e de inovação e a concessão por meio de Chamadas Públicas.
Ainda no final de julho, considerando as contribuições enviadas pela comunidade científica e por alunos de pós-graduação, o CNPq implementou mudanças em alguns pontos do texto e do cronograma da Chamada CNPq n° 25/2020, além da reconfiguração do Formulário Estruturado para Apresentação do Projeto em formato xls. Com a retificação, o CNPq estendeu em quase um mês o prazo de submissão de propostas, além de outras alterações como:
- Preservou cursos com até duas bolsas de mestrado e de doutorado, que terão suas bolsas vincendas mantidas.
- Permite que a proposta possa ser encaminhada por representante institucional, devidamente designado (não somente pelo coordenador do Programa de Pós-Graduação); e
- Estabeleceu que somente cursos com o conceito CAPES igual ou maior que 4 podem concorrer.
Confira aqui orientações sobre o cadastramento dos cursos no CNPq, conforme previsto na Chamada.
E leia a Chamada na íntegra.
*matéria atualizada em 17/09/2020 após deliberação pela prorrogação do prazo de submissão de propostas.
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Sex, 04 Set 2020 17:09:00 -0300
CNPq divulga resultado final da Chamada PIBIC
O CNPq divulga o resultado final da Chamada PIBIC. Serão concedidas 26.100 bolsas, com investimento total de R$ 125,28 milhões. O resultado contemplou 308 instituições, o que representa pouco mais de 75% das instituições proponentes.O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulga o resultado final da Chamada nº 10/2020 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Serão concedidas 26.100 bolsas, com investimento total do CNPq de R$ 125,28 milhões.
O resultado contemplou 308 instituições, o que representa pouco mais de 75% das instituições proponentes.
Conforme divulgado anteriormente pelo CNPq, a concessão das bolsas irão viger de 01/09/2020 a 31/08/2021.
Veja aqui o resultado.
Somadas às bolsas divulgadas anteriormente, dos resultados das Chamadas PIBIC-Af e PIBIC-EM, as bolsas de iniciação científica a serem concedidas pelo CNPq totalizam 32.543, cerca de 1.100 bolsas a mais que o ciclo anterior. Veja o infográfico completo do ciclo anterior.
O Programa
Criado em 1988, o PIBIC é o mais tradicional programa institucional de iniciação científica e tecnológica do CNPq e atende instituições de Ensino e/ou Pesquisa públicas e privadas.
A bolsa de Iniciação Científica (IC) é uma modalidade concedida pelo CNPq desde sua fundação em 1951. O principal objetivo da bolsa era, inicialmente, despertar jovens talentos para a ciência. Ao longo do tempo, os objetivos dessa modalidade foram ampliados e diversificados. Atualmente, a Iniciação Científica é concedida por meio de programas institucionais via Chamadas Públicas de propostas lançadas periodicamente. A seleção dos projetos é feita pelas instituições.
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Qui, 03 Set 2020 14:52:00 -0300
MCTI lança plataforma para laboratórios e equipamentos científicos brasileiros
Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (PNIPE) vai mapear e reunir informações para facilitar acesso e compartilhamento entre pesquisadores e empresas.Uma plataforma lançada nesta quarta-feira (2) pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) vai mapear e reunir informações sobre os laboratórios e equipamentos nas universidades e instituições de pesquisa em todo o país. O objetivo é facilitar o acesso e compartilhamento dessa infraestrutura entre pesquisadores e empresas de forma inédita no país.
Universidades e instituições tecnológicas e de inovação sediadas no Brasil e que desenvolvam atividades de P&D poderão cadastrar suas instalações na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa (PNIPE) MCTI por meio do site https://pnipe.mctic.gov.br, que também permite a pesquisa e consulta das infraestruturas cadastradas.
Segundo o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, a emergência da Covid-19 mostrou a importância da ciência e da união de esforços para investir no setor e fazer a diferença na vida da população.
"Eu tenho certeza que a competência de todos os centros e de nossos pesquisadores vão dar o retorno dos investimentos e chegar às pessoas que estão nos mais distantes lugares do país esperando que a ciência e a tecnologia estejam presentes no seu dia a dia e possam transformar suas vidas com conhecimento, riqueza para o país, desenvolvimento e qualidade de vida", disse.
O secretário de Políticas para Formação e Ações Estratégicas do ministério, Marcelo Morales, destacou que a criação da plataforma foi uma demanda do início da gestão da pasta.
"Eu chamo a plataforma de Lattes dos equipamentos e laboratórios multiusuários nacionais. Isso vai fazer uma grande diferença. Vai otimizar o uso desses equipamentos, dando repercussão no impacto das pesquisas nacionais. Não só os pesquisadores, mas a iniciativa privada também pode usar esses equipamentos e contribuir financeiramente pelo uso, contribuindo para a manutenção deles", afirmou.
Para Nelson Simões, diretor-geral da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP/MCTI), a plataforma tem um grande potencial de crescimento com a inclusão de informações e pode inclusive dialogar com instituições internacionais no futuro. "Nós estamos falando de uma infraestrutura para serviços especializados, conhecimento. O primeiro passo já foi dado. O sistema está aí para compilar, compartilhar e contribuir".
Foto: ASCOM/MCTI
Chamada SOS equipamentos
O evento também lançou uma chamada da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep/MCTI) que vai destinar R$ 6 milhões para manutenção de equipamentos científicos multiusuários de médio e grande porte cadastrados no PNIPE. As inscrições vão até 2 de outubro e são abertas para manutenção de equipamentos entre R$ 20 mil e R$ 500 mil, disponível aqui.
Marcelo Bortolini, diretor de Desenvolvimento Científico e Tecnológico da Finep, explicou que o SOS Equipamentos, começou em 2018, com o objetivo de evitar prejuízos com a falta de reparos iniciais nos equipamentos e se soma a outros investimentos da empresa em infraestrutura. "A Finep, desde 2001, apoiou mais de R$ 3,5 bilhões em infraestrutura. Qualquer pesquisador iniciante em qualquer região do país conhece a Finep e já teve algum projeto ou equipamento apoiado por ela. São aproximadamente 1.800 projetos nesse período", contou.
Resultado da chamada NB-3
O MCTI e a Finep ainda divulgaram o resultado da chamada pública de R$ 34 milhões para adequação e implantação de laboratórios e biotérios para o Nível de Biossegurança 3 (NB-3) padrão OMS, destinados adaptar a estrutura do país para a pesquisa, desenvolvimento e inovação na área de vacinas, tratamentos e estudos ligados à Covid-19. São 18 laboratórios e 14 instituições beneficiadas nas 5 regiões do Brasil.
"Reconhecemos aqui o esforço do ministro Marcos Pontes em prol da infraestrutura das nossas universidades e institutos de pesquisa. É muito importante a infraestrutura para a pesquisa e ter laboratórios com alto nível de biossegurança, além do socorro aos equipamentos", disse o presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Evaldo Vilela.
Confira a lista das instituições escolhidas aqui.
Fonte: MCTI
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Qua, 02 Set 2020 16:38:00 -0300
Bolsistas do CNPq vencem prêmio Programa Para Mulheres na Ciência
Trabalhos reconhecidos na 15ª edição do programa estudam temas como os efeitos da pandemia da COVID-19 na saúde mental e métodos de preservação de plantações de soja. Entre as 7 vencedoras, 3 são bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).Com a rápida disseminação do coronavírus, se tornou ainda mais evidente o papel chave da ciência em solucionar os grandes desafios do mundo e, para ajudar nessa tarefa, a ciência precisa de mulheres, como as 7 ganhadoras da 15ª edição do Programa Para Mulheres na Ciência! Avaliar os efeitos da pandemia da COVID-19 sobre a saúde mental de adolescentes, pesquisar a origem dos raios cósmicos e sua possível relação com galáxias de intensa formação de estrelas e desenvolver um método para preservar plantações de soja em períodos inesperados de seca são alguns objetivos dos trabalhos das vencedoras da edição 2020.
Promovido pela L'Oréal Brasil, em parceria com a UNESCO no Brasil e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), o programa tem como objetivo transformar o cenário científico por meio do empoderamento feminino na área ,por isso, já premiou mais de 100 pesquisadoras, distribuindo mais de R$4,5 milhões em bolsas-auxílio. A partir desse ano, por sinal, o prêmio ainda traz uma novidade: A UNESCO dará um treinamento para cada uma das sete cientistas, com duração de dois dias, incluindo webinars sobre gênero, carreira, media training e outros assuntos relacionados às mulheres na ciência.
E agora, que tal conhecer as novas pesquisadoras do time? Saiba mais sobre as ganhadoras das 4 categorias na matéria. Das 7 vencedoras, 3 são bolsistas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
1) CIÊNCIAS DA VIDA:
Vivian Costa:
Com a pandemia do coronavírus, trabalhos como o da bolsista do CNPq Vivian Costa, microbiologista da UFMG, se tornaram ainda mais relevantes. No dia a dia, ela pesquisa soluções para identificar e tratar formas graves da dengue e outras doenças virais, como zika, chikungunya e até Covid-19. "Em casos como esse, não adianta enfrentar só o vírus ou só a inflamação. É preciso desenvolver procedimentos que atuem nas duas frentes, reduzindo a carga viral e a inflamação excessiva causada pelo coronavírus. Estamos muito comprometidos em fazer a nossa parte, inclusive tenho alunos trabalhando voluntariamente nos diagnósticos de Covid-19", afirma a pesquisadora.
Luciana Tovo:
Também ganhadora da categoria Ciências da Vida, a bióloga Luciana Tovo, da UFPEL - RS e bolsista do CNPq, foi reconhecida por sua pesquisa sobre os efeitos da pandemia de Covid-19 no estresse crônico de adolescentes. "Sabemos que a infância e a adolescência são períodos da vida críticos para início de transtornos psiquiátricos, como depressão e ansiedade", argumenta Luciana. Para medir o estresse antes e após a pandemia, e estabelecer uma medida acurada, a solução dada por Luciana foi a medição de estresse a partir do cortisol capilar. "O cabelo cresce, em média, um centímetro por mês. Avaliamos os três centímetros mais próximos da raiz, de modo a mensurar o estresse vivenciado nos três meses anteriores à coleta", explica a cientista.
Andreia Melo:
Já a oncologista mineira Andreia Melo, pesquisadora do INCA - RJ, foi escolhida pelo seu estudo para aperfeiçoar a imunoterapia contra o melanoma de mucosa, um tipo de câncer raro e grave, para o qual a sobrevida mediana é menor que 12 meses. A proposta de Andreia é um estudo translacional, que envolve desde análises em laboratório até uma proposta clínica. Dependendo das características moleculares dos tumores, um paciente pode enfrentar a enfermidade de forma mais ou menos favorável. "Muito do que se faz hoje, na oncologia, é buscar essas diferentes características para entender qual vai ser o desfecho da doença", explica a pesquisadora.
Fernanda Farnese:
Ainda na categoria Ciências da Vida, a bióloga Fernanda Farnese, do Instituto Federal Goiano foi premiada por desenvolver um método para preservar plantações de soja em períodos inesperados de seca. "Previsões apontam para uma redução de até 30% das chuvas no Brasil até o fim do século", destaca Fernanda. Ao perceber os impactos dos veranicos sobre a soja, teve a ideia de aspergir um líquido com substâncias produtoras do gás sobre as folhas da planta. "O óxido nítrico altera o metabolismo da planta, intensificando mecanismos de defesa e, dessa forma, aumentando a tolerância à seca. Constatamos um crescimento de 60% na produtividade da soja", conta.
2) CIÊNCIAS FÍSICAS
Rita de Cássia:
Dentro da categoria de Ciências Físicas, a contemplada da região Sul do país é a física e bolsista do CNPq, Rita de Cássia dos Anjos, da UFPR. Uma das perguntas que motivam Rita é se galáxias em que há intensa formação de estrelas, conhecidas como galáxias starburst - que estão entre as mais luminosas do universo e apresentam fortes ventos - podem ser fontes de aceleração e propagação de raios cósmicos. Como pesquisadora negra, Rita já vivenciou diversas situações de racismo dentro e fora da academia, e acredita na importância de aumentar as oportunidades de acesso e representatividade da população negra nas carreiras de maior prestígio e remuneração.
A cientista colabora com o projeto "Rocket Girls: Meninas na Astronomia e na Astronáutica", que realiza atividades em robótica, arduino e astronomia com meninas de escolas públicas de Palotina, Paraná. A ideia é motivar as jovens a se interessarem pelas ciências exatas, área historicamente excludente e masculina. "Quando você mostra que passou por dificuldades, quando você fala da sua realidade e mostra para as meninas que é possível, elas se animam", reflete Rita.
3) CIÊNCIAS QUÍMICAS
Daniela Truzzi:
A cada ano, os quatorze membros do júri do programa selecionam trabalhos com potencial de encontrar soluções para importantes questões ambientais, econômicas e de saúde, como é o caso do trabalho da química Daniela Truzzi, da Universidade de São Paulo (USP), que busca compreender o funcionamento do óxido nítrico, gás relacionado a diversos processos, como a contração dos vasos sanguíneos, a defesa imunológica e a cicatrização de tecidos. "Sabemos pouco sobre o que o óxido nítrico produz. Aprofundar esse conhecimento é fundamental para entender melhor os processos nos quais ele está envolvido", explica a química.
4) CIÊNCIAS MATEMÁTICAS
María Amelia Salazar:
Laureada na categoria Matemática, María Amelia Salazar, da Universidade Federal Fluminense, no Rio de Janeiro, estuda estruturas geométricas abstratas e complexas, contribuindo para uma nova área da matemática. Seu objeto de estudo remonta de uma teoria da simetria contínua e sua aplicação ao estudo da geometria e das equações diferenciais, do século 19. "É uma história bonita, porque faz a ponte entre duas áreas da matemática que, em princípio, não tinham a ver uma com a outra", admira a pesquisadora.
Por: Mulheres na Ciência
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Seg, 31 Ago 2020 18:16:00 -0300
CNPq divulga resultado final da Chamada PIBIC-Af
CNPq divulga o resultado final da Chamada nº 14/2020 do Programa Institucional de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas. Serão concedidas 843 bolsas, com investimento total do CNPq de R$ 4,05 milhões. O resultado contemplou 130 instituições, o que representa cerca de 93% das instituições proponentes, de todo o território nacionalO Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulga o resultado final da Chamada nº 14/2020 do Programa Institucional de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas. Serão concedidas 843 bolsas, com investimento total do CNPq de R$ 4,05 milhões.
O resultado contemplou 130 instituições, o que representa cerca de 93% das instituições proponentes, de todo o território nacional.
Conforme divulgado anteriormente pelo CNPq, a concessão das bolsas irão viger de 01/09/2020 a 31/08/2021.
Na última sexta-feira, 28, foi divulgado o resultado da Chamada PIBIC-EM e a Chamada PIBIC terá o resultado divulgado ainda esta semana.
Veja aqui o resultado.
O Programa
O PIBIC-Af é um programa institucional de Iniciação Científica voltado para instituições públicas, participantes do PIBIC e que tenham implementado ações afirmativas para o ingresso no Ensino Superior. Criado em 2009, compõe o rol de programas institucionais de iniciação científica e tecnológica.
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Sex, 28 Ago 2020 16:43:00 -0300
CNPq divulga resultado final da Chamada PIBIC-EM
CNPq divulga o resultado final da Chamada nº 13/2020 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio. Serão concedidas 5.600 bolsas, com investimento total do CNPq de R$ 6,72 milhões. O resultado contemplou 173 instituições de todo o território nacional, o que representa mais de 98% das instituições proponentes.O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) divulga o resultado final da Chamada nº 13/2020 do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio. Serão concedidas 5.600 bolsas, com investimento total do CNPq de R$ 6,72 milhões.
O resultado contemplou 173 instituições de todo o território nacional, o que representa mais de 98% das instituições proponentes. Conforme divulgado anteriormente pelo CNPq, a concessão das bolsas irão viger de 01/09/2020 a 31/08/2021.
O resultado das demais chamadas de Iniciação Científica (PIBIC e PIBIC-Af) será divulgado na próxima semana.
Veja aqui o resultado da Chamada 13/2020.
O Programa
O PIBIC-EM é um programa institucional de Iniciação Científica Júnior voltado para estudantes do Ensino Médio, cursando o ensino público. Criado em 2010, compõe o rol de programas institucionais de iniciação científica e tecnológica.